Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fuzer, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato.
id UFCG-2_4f85b89ce8f31ed3e5fb8f5d9ce1a042
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1597
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncionalLinguística Sistêmico-FuncionalGênerosEstóriastransitividadeavaliatividadeDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato.Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-2092317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597/1529© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBader Khun, Mhdi IbrahimFuzer, Cristiane 2024-02-16T18:21:04Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1597Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-02-16T18:21:04Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
title Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
spellingShingle Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Linguística Sistêmico-Funcional
Gêneros
Estórias
transitividade
avaliatividade
title_short Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
title_full Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
title_fullStr Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
title_full_unstemmed Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
title_sort Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
author Bader Khun, Mhdi Ibrahim
author_facet Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Fuzer, Cristiane
author_role author
author2 Fuzer, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bader Khun, Mhdi Ibrahim
Fuzer, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Sistêmico-Funcional
Gêneros
Estórias
transitividade
avaliatividade
topic Linguística Sistêmico-Funcional
Gêneros
Estórias
transitividade
avaliatividade
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597/1529
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209
Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781027872768