Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato. |
id |
UFCG-2_4f85b89ce8f31ed3e5fb8f5d9ce1a042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1597 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncionalLinguística Sistêmico-FuncionalGênerosEstóriastransitividadeavaliatividadeDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato.Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-2092317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597/1529© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBader Khun, Mhdi IbrahimFuzer, Cristiane 2024-02-16T18:21:04Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1597Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-02-16T18:21:04Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
title |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
spellingShingle |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional Bader Khun, Mhdi Ibrahim Linguística Sistêmico-Funcional Gêneros Estórias transitividade avaliatividade |
title_short |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
title_full |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
title_fullStr |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
title_full_unstemmed |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
title_sort |
Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional |
author |
Bader Khun, Mhdi Ibrahim |
author_facet |
Bader Khun, Mhdi Ibrahim Fuzer, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Fuzer, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bader Khun, Mhdi Ibrahim Fuzer, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Sistêmico-Funcional Gêneros Estórias transitividade avaliatividade |
topic |
Linguística Sistêmico-Funcional Gêneros Estórias transitividade avaliatividade |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862 Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597/1529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209 Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209 Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209 Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 186-209 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319781027872768 |