Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar os processos de reparo e sua ligação com o preconceito linguístico em um vídeo humorístico publicado na rede social Tik Tok. Nesse sentido, para descrever o fenômeno de reparo (GARCEZ, 2008,LODER, 2008) é importante destacar que os participantes em interação demonstram articulações de análises comunicacionais. O fenômeno do reparo é importante para a interpretação em relação à correção na fala-eminteração, na medida em que o reparo se refere às práticas que os participantes usam para sanar problemas ouobstáculos na fala ou compreensão da fala. No entanto, ao recorrer à correção da fala do outro, o ouvinte acaba criando um problema de comunicação maior do que aquele ao qual tentava resolver, demonstrando seu julgamento de rejeição no que diz respeito à produção de fala do outro.Enfatiza-se, no presente trabalho, que os estudos sobrereparo na fala-em-interação se deram no campo dos estudos da Análise da Conversa, entre estudiosos que se interessam nas ações cotidianas na vida das pessoas. Dessa forma, a base empírica deste trabalho focalizará osconceitos da Análise da Conversa e dos fenômenos de reparo em um vídeo, em forma de musical, de uma conversaespontânea publicado em uma página da rede social Tik Tok. Conclui-se que as mídias digitais podem agir comoferramenta de disseminação da noção de “erro”, por vezes de forma humorística, práticas que fortalecem opreconceito, como o linguístico. |
id |
UFCG-2_51e82b8d42bf340e8fea6faf7dd68f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/899 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik TokReparoAnálise da conversaPreconceito linguísticoO presente trabalho visa analisar os processos de reparo e sua ligação com o preconceito linguístico em um vídeo humorístico publicado na rede social Tik Tok. Nesse sentido, para descrever o fenômeno de reparo (GARCEZ, 2008,LODER, 2008) é importante destacar que os participantes em interação demonstram articulações de análises comunicacionais. O fenômeno do reparo é importante para a interpretação em relação à correção na fala-eminteração, na medida em que o reparo se refere às práticas que os participantes usam para sanar problemas ouobstáculos na fala ou compreensão da fala. No entanto, ao recorrer à correção da fala do outro, o ouvinte acaba criando um problema de comunicação maior do que aquele ao qual tentava resolver, demonstrando seu julgamento de rejeição no que diz respeito à produção de fala do outro.Enfatiza-se, no presente trabalho, que os estudos sobrereparo na fala-em-interação se deram no campo dos estudos da Análise da Conversa, entre estudiosos que se interessam nas ações cotidianas na vida das pessoas. Dessa forma, a base empírica deste trabalho focalizará osconceitos da Análise da Conversa e dos fenômenos de reparo em um vídeo, em forma de musical, de uma conversaespontânea publicado em uma página da rede social Tik Tok. Conclui-se que as mídias digitais podem agir comoferramenta de disseminação da noção de “erro”, por vezes de forma humorística, práticas que fortalecem opreconceito, como o linguístico.Editora Universitaria da UFCG2022-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/89910.5281/zenodo.8173491Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376Revista Letras Raras; Vol. 11 No 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376Revista Letras Raras; v. 11 n. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-3762317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899/786© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPelayes, Geicilayne TavaresCavalcante, Rosyelly de Araújo2023-07-29T23:30:10Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/899Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-07-29T23:30:10Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
title |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
spellingShingle |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok Pelayes, Geicilayne Tavares Reparo Análise da conversa Preconceito linguístico |
title_short |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
title_full |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
title_fullStr |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
title_full_unstemmed |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
title_sort |
Processos de reparo: uma análise de atitudes linguísticas em vídeo humorístico do Tik Tok |
author |
Pelayes, Geicilayne Tavares |
author_facet |
Pelayes, Geicilayne Tavares Cavalcante, Rosyelly de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Rosyelly de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelayes, Geicilayne Tavares Cavalcante, Rosyelly de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reparo Análise da conversa Preconceito linguístico |
topic |
Reparo Análise da conversa Preconceito linguístico |
description |
O presente trabalho visa analisar os processos de reparo e sua ligação com o preconceito linguístico em um vídeo humorístico publicado na rede social Tik Tok. Nesse sentido, para descrever o fenômeno de reparo (GARCEZ, 2008,LODER, 2008) é importante destacar que os participantes em interação demonstram articulações de análises comunicacionais. O fenômeno do reparo é importante para a interpretação em relação à correção na fala-eminteração, na medida em que o reparo se refere às práticas que os participantes usam para sanar problemas ouobstáculos na fala ou compreensão da fala. No entanto, ao recorrer à correção da fala do outro, o ouvinte acaba criando um problema de comunicação maior do que aquele ao qual tentava resolver, demonstrando seu julgamento de rejeição no que diz respeito à produção de fala do outro.Enfatiza-se, no presente trabalho, que os estudos sobrereparo na fala-em-interação se deram no campo dos estudos da Análise da Conversa, entre estudiosos que se interessam nas ações cotidianas na vida das pessoas. Dessa forma, a base empírica deste trabalho focalizará osconceitos da Análise da Conversa e dos fenômenos de reparo em um vídeo, em forma de musical, de uma conversaespontânea publicado em uma página da rede social Tik Tok. Conclui-se que as mídias digitais podem agir comoferramenta de disseminação da noção de “erro”, por vezes de forma humorística, práticas que fortalecem opreconceito, como o linguístico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899 10.5281/zenodo.8173491 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8173491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/899/786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376 Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376 Revista Letras Raras; Vol. 11 No 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376 Revista Letras Raras; v. 11 n. 3 (2022): Estudos linguísticos a partir de perspectivas sociointeracionais; 364-376 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319781604589568 |