Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizan, Souzana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alcantara, Yan Borgens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores.
id UFCG-2_7b0c5afacc2e24fd5712a9b192cf0df6
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1433
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superiorEcologia de saberesZonas de contatoFormação de professoresNovas tecnologiasLíngua desterritorializada DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-1972317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1338https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1339© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMizan, Souzana Alcantara, Yan Borgens 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1433Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
title Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
spellingShingle Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
Mizan, Souzana
Ecologia de saberes
Zonas de contato
Formação de professores
Novas tecnologias
Língua desterritorializada
title_short Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
title_full Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
title_fullStr Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
title_full_unstemmed Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
title_sort Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
author Mizan, Souzana
author_facet Mizan, Souzana
Alcantara, Yan Borgens
author_role author
author2 Alcantara, Yan Borgens
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mizan, Souzana
Alcantara, Yan Borgens
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia de saberes
Zonas de contato
Formação de professores
Novas tecnologias
Língua desterritorializada
topic Ecologia de saberes
Zonas de contato
Formação de professores
Novas tecnologias
Língua desterritorializada
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1338
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1339
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197
Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783506706432