Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores. |
id |
UFCG-2_7b0c5afacc2e24fd5712a9b192cf0df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1433 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superiorEcologia de saberesZonas de contatoFormação de professoresNovas tecnologiasLíngua desterritorializada DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-1972317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1338https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1339© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMizan, Souzana Alcantara, Yan Borgens 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1433Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
title |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
spellingShingle |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior Mizan, Souzana Ecologia de saberes Zonas de contato Formação de professores Novas tecnologias Língua desterritorializada |
title_short |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
title_full |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
title_fullStr |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
title_full_unstemmed |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
title_sort |
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior |
author |
Mizan, Souzana |
author_facet |
Mizan, Souzana Alcantara, Yan Borgens |
author_role |
author |
author2 |
Alcantara, Yan Borgens |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mizan, Souzana Alcantara, Yan Borgens |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia de saberes Zonas de contato Formação de professores Novas tecnologias Língua desterritorializada |
topic |
Ecologia de saberes Zonas de contato Formação de professores Novas tecnologias Língua desterritorializada |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1460 Não é de hoje que a educação brasileira sofre ataques, mas ultimamente as críticas contra o ensino básico e superior público e a sua depreciação tornaram a educação alvo fácil da crítica social. O conhecimento produzido no ensino básico público, por um lado, é considerado ineficiente ou deficiente. Do outro lado, a universidade está perdendo sua legitimidade por causa da falta de circulação dos conhecimentos produzidos por ela (SANTOS, 2011). Essa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico busca desenvolver novas pedagogias, novos processos de construção e de difusão de conhecimentos científicos e leigos, e novos compromissos sociais, locais, nacionais e globais a partir de criação de zonas de contato (PRATT, 1992) entre a educação básica e superior. A troca de saberes sobre o ensino de língua inglesa, essa língua desnacionalizada e desterritorializada (RAJAGOPALAN, 2004, p. 2004), torna o espaço de encontro de saberes em lugar dinâmico e rico. Assim, vemos a necessidade de fazer uma crítica ao ensino tradicional que não incorpora as novas tecnologias que fazem parte do mundo do nosso alunado sem relação à classe social que cada um pertence. A inclusão digital no sistema educacional deve levar a novas formas de aprendizagem e de ensino de línguas e tornar os educadores e os educandos não só consumidores das formas digitais de criar sentidos, mas também produtores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1338 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1433/1339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197 Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197 Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197 Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 170-199 / Eng. 168-197 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783506706432 |