Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948 Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados. |
id |
UFCG-2_7d6da49d96ec7548c797debc341a08df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1571 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-InglêsMobilidade Acadêmica InternacionalBakhtin e o CírculoAnálise Dialógica do DiscursoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948 Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados.Editora Universitaria da UFCG2023-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263Revista Letras Raras; Vol. 7 No 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263Revista Letras Raras; v. 7 n. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-2632317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571/1506© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Naiara Medeiros de Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo 2024-01-04T23:53:31Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1571Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:53:31Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
title |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
spellingShingle |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês Oliveira, Naiara Medeiros de Mobilidade Acadêmica Internacional Bakhtin e o Círculo Análise Dialógica do Discurso |
title_short |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
title_full |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
title_fullStr |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
title_full_unstemmed |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
title_sort |
Langston Hughes e a representação do negro numa perspectiva dialógica de ensino/compreensão: uma pesquisa com alunos iniciantes do curso de Letras-Inglês |
author |
Oliveira, Naiara Medeiros de |
author_facet |
Oliveira, Naiara Medeiros de Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Naiara Medeiros de Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade Acadêmica Internacional Bakhtin e o Círculo Análise Dialógica do Discurso |
topic |
Mobilidade Acadêmica Internacional Bakhtin e o Círculo Análise Dialógica do Discurso |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.948 Esta pesquisa busca contribuir com os estudos relacionados ao ensino de literatura estrangeira no Brasil. Fundamentados nos pressupostos teóricos do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), em especial em noções como compreensão ativo-dialógica, objetivamos analisar os dados gerados durante o minicurso “A representação do negro em contos da literatura afro-americana: uma perspectiva dialógica”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE 65936917.8.0000.5537, por meio de uma atividade de análise do conto “The Childhood of Jimmy” (HUGHES, 1996) no primeiro encontro (pré-teste) e no último encontro (pós-teste). Por meio da análise do pós-teste em comparação com o pré-teste, percebemos que os alunos, após o estudo do ensaio “O discurso no romance” (BAKHTIN, 2015) e da prática de análise de outros contos de Hughes, demonstraram uma compreensão (i) da relação entre texto e contexto histórico concreto, (ii) da materialidade do texto em sua natureza linguística e socioideológica e (iii) da teoria pela internalização dos conceitos estudados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1571/1506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263 Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263 Revista Letras Raras; Vol. 7 No 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263 Revista Letras Raras; v. 7 n. 1 (2018): A Literatura contemporânea e suas interfaces; 241-263 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783960739840 |