A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Thiago Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Feba, Berta Lúcia Tagliari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1199 Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores.
id UFCG-2_7f51be1ef492f2069284101b30e045bb
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1508
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!LiteraturaJuvenilGuerra DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1199 Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-1052317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508/1446© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Thiago Alves Feba, Berta Lúcia Tagliari 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1508Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
title A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
spellingShingle A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
Valente, Thiago Alves
Literatura
Juvenil
Guerra
title_short A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
title_full A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
title_fullStr A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
title_full_unstemmed A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
title_sort A batalha pelo literário: análise crítica de Guerras!
author Valente, Thiago Alves
author_facet Valente, Thiago Alves
Feba, Berta Lúcia Tagliari
author_role author
author2 Feba, Berta Lúcia Tagliari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Thiago Alves
Feba, Berta Lúcia Tagliari
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Juvenil
Guerra
topic Literatura
Juvenil
Guerra
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1199 Este artigo apresenta uma análise crítica sobre a obra Guerras! (2014), autoria de Laerthe Moraes Abreu Júnior, publicada pela editora ÔZé. A partir da abordagem dos recursos formais e da construção discursiva do texto, propomos uma reflexão sobre o amadurecimento do gênero juvenil sob a perspectiva de um tema pouco explorado na produção brasileira, a guerra como elemento central da narrativa. Partimos da premissa de que a opção temática implica a superação de dicotomias apontadas no contexto da constituição do campo teórico dos estudos sobre obras literárias para crianças e jovens, qual seja, do utilitarismo versus estético, do pedagogizante vesus literário. Embora as atuais pesquisas acadêmicas avancem para além dos limites dessas dicotomias, trazendo novos conceitos mais pertinentes para abarcar a complexidade formal e temática dos livros infantis e juvenis, as obras marcadas pelo tema da guerra demonstram a busca ainda incipiente dos escritores por um viés temático-formal que possa melhor dialogar com o horizonte peculiar de crianças e jovens; desafio que pode ser notado pelo tom atenuante de uma narração como a que nos deparamos em Guerras! explicitando uma etapa a ser superada quanto à elaboração estética de um tema tão impactante para formação de nossos leitores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1508/1446
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105
Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 91-105
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783868465152