A literatura juvenil de autoria feminina e seus reflexos: uma análise da obra A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1512 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1210 Este texto tem por objetivo problematizar questões concernentes às especificidades do subsistema literário juvenil. Para respaldar essa problematização, almeja-se apresentar uma análise da obra pós-moderna A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho (2015). A escolha desse livro justifica-se, pois considera-se que sua leitura exerce função social, na acepção de Hans Robert Jauss (1994), pois permite ao leitor, muitas vezes habituado a uma produção cultural em massa, ampliar seus horizontes de expectativa. Para a consecução do objetivo, busca-se, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), refletir sobre quais elementos presentes na estrutura de apelo da obra de Carvalho (2015) podem torná-la atraente para o leitor em formação. A opção por esse aporte teórico deve-se ao fato de a obra juvenil, em sua estrutura de apelo, procurar claramente interação. Pela análise da obra, pretende-se também refletir sobre a produção de autoria feminina no campo de estudos literários no contexto da pós-modernidade e identificar quais elementos na narrativa de A conta-gotas (2015) determinam o papel do leitor implícito e as disposições do narrador. |
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