Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Agda de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Helen Betane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1047 Este é um estudo bibliográfico que objetiva apresentar conceitos de cultura, língua e sala de aula intercultural. Apesar de alguns estudos apontarem visões diferentes sobre língua e cultura e, principalmente, sobre as fronteiras que as unem e as separam, nossa postura foi apenas de fazer um levantamento com base em alguns autores da teoria cultural. Para amparar a nossa investigação, apoiamo-nos em autores como Corbett (2003), Risager (2005, 2006, 2010), Spencer-Oatey e Franklin (2009), Hall (2012), dentre outros. São tratados, neste estudo, alguns conceitos de cultura, língua e fluxos linguísticos e fluxos culturais, como também algumas teorias sobre separabilidade e inseparabilidade entre língua e cultura, competência intercultural e a sala de aula intercultural. Ao final da exposição teórica, vislumbramos a importância de o professor assumir uma postura intercultural, possibilitando uma experiência mais ampla de aprendizagem ao seu alunado, pautado no respeito às diferenças. Assumir, portanto, uma abordagem intercultural de ensino de línguas envolve a capacidade de observar, interpretar e ter uma consciência cultural mais crítica.
id UFCG-2_96b4947b6ce1cd782ed0ba0f12cc5b68
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1521
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográficoLínguaCulturaInterculturalidade DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1047 Este é um estudo bibliográfico que objetiva apresentar conceitos de cultura, língua e sala de aula intercultural. Apesar de alguns estudos apontarem visões diferentes sobre língua e cultura e, principalmente, sobre as fronteiras que as unem e as separam, nossa postura foi apenas de fazer um levantamento com base em alguns autores da teoria cultural. Para amparar a nossa investigação, apoiamo-nos em autores como Corbett (2003), Risager (2005, 2006, 2010), Spencer-Oatey e Franklin (2009), Hall (2012), dentre outros. São tratados, neste estudo, alguns conceitos de cultura, língua e fluxos linguísticos e fluxos culturais, como também algumas teorias sobre separabilidade e inseparabilidade entre língua e cultura, competência intercultural e a sala de aula intercultural. Ao final da exposição teórica, vislumbramos a importância de o professor assumir uma postura intercultural, possibilitando uma experiência mais ampla de aprendizagem ao seu alunado, pautado no respeito às diferenças. Assumir, portanto, uma abordagem intercultural de ensino de línguas envolve a capacidade de observar, interpretar e ter uma consciência cultural mais crítica. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-3272317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521/1459© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Agda de Oliveira Ferreira, Helen Betane 2024-01-04T23:54:16Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1521Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:16Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
title Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
spellingShingle Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
Santos, Ana Agda de Oliveira
Língua
Cultura
Interculturalidade
title_short Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
title_full Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
title_fullStr Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
title_sort Estudos interculturais e suas múltiplas perspectivas: um estudo bibliográfico
author Santos, Ana Agda de Oliveira
author_facet Santos, Ana Agda de Oliveira
Ferreira, Helen Betane
author_role author
author2 Ferreira, Helen Betane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Agda de Oliveira
Ferreira, Helen Betane
dc.subject.por.fl_str_mv Língua
Cultura
Interculturalidade
topic Língua
Cultura
Interculturalidade
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1047 Este é um estudo bibliográfico que objetiva apresentar conceitos de cultura, língua e sala de aula intercultural. Apesar de alguns estudos apontarem visões diferentes sobre língua e cultura e, principalmente, sobre as fronteiras que as unem e as separam, nossa postura foi apenas de fazer um levantamento com base em alguns autores da teoria cultural. Para amparar a nossa investigação, apoiamo-nos em autores como Corbett (2003), Risager (2005, 2006, 2010), Spencer-Oatey e Franklin (2009), Hall (2012), dentre outros. São tratados, neste estudo, alguns conceitos de cultura, língua e fluxos linguísticos e fluxos culturais, como também algumas teorias sobre separabilidade e inseparabilidade entre língua e cultura, competência intercultural e a sala de aula intercultural. Ao final da exposição teórica, vislumbramos a importância de o professor assumir uma postura intercultural, possibilitando uma experiência mais ampla de aprendizagem ao seu alunado, pautado no respeito às diferenças. Assumir, portanto, uma abordagem intercultural de ensino de línguas envolve a capacidade de observar, interpretar e ter uma consciência cultural mais crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1521/1459
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 7 No. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327
Revista Letras Raras; Vol. 7 Núm. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327
Revista Letras Raras; Vol. 7 No 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327
Revista Letras Raras; v. 7 n. 3 (2018): Literatura juvenil e jovens leitores; 308-327
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783891533824