Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Paulo Ricardo Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193 A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, nãodeixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita.
id UFCG-2_a2549080e371cf813964035d81b33ef7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1867
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazerResenhaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193 A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, nãodeixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 1692317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867/1785© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, Paulo Ricardo Soares 2024-01-04T23:48:12Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1867Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:12Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
title Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
spellingShingle Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
PEREIRA, Paulo Ricardo Soares
Resenha
title_short Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
title_full Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
title_fullStr Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
title_full_unstemmed Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
title_sort Do esquema ao artigo de pesquisa: o como fazer e o que não fazer
author PEREIRA, Paulo Ricardo Soares
author_facet PEREIRA, Paulo Ricardo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Paulo Ricardo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Resenha
topic Resenha
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.193 A produção de textos acadêmicos configura-se como uma prática necessária e imprescindível na vida acadêmica dos alunos no ensino superior. Perante as várias demandas dos professores e exigências curriculares, os estudantes se deparam com diferentes gêneros, estruturas e objetivos, tendo frequentemente no processo de produção – escrita – dos textos acadêmicos uma verdadeira odisseia, nãodeixando assim, de fazer a célebre pergunta: Professor, como é que se faz? Independente dos motivos que justifiquem o não reconhecimento e/ou a falta de proficiência diante à exigência de produção de um determinado gênero em nível acadêmico, é indiscutível que esses alunos precisam discutir, analisar e compreender os procedimentos específicos que circundam cada tipo de trabalho/produção de um texto (gênero) acadêmico. Neste sentido, ao longo de cinco capítulos da obra, Professora, como é que se faz?, organizada pela professora Elizabeth Maria da Silva, são propostos e discutidos mecanismos de elaboração,de retextualização e didatização de gêneros representativos desse tipo de escrita – a acadêmica – como o esquema, o resumo, a resenha e o artigo de pesquisa. A leitura deste livro nos permite prontamente compreendê-lo como uma alternativa de auxílio para que estudantes desenvolvam sua competência comunicativa, essencialmente, da escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1867/1785
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169
Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169
Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169
Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 162 - 169
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785311305728