O entre mundos de sonhos e opressão no romance Marginais, de Evel Rocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Pinheiro Carvalho, Aldenora Márcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Silva Nóbrega, Maria Marta, Herculano Barbosa, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/762
Resumo: O presente estudo é uma leitura decolonial do romance Marginais, de Evel Rocha (2010), obra representativa da LiteraturaCabo-Verdiana contemporânea. Objetivamente, a partir dos pressupostos teóricos de autores como Santos (2003),Maldonado-Torres (2020), Rui (1985), Mignolo (2020) e das reflexões oriundas das pesquisas de Nóbrega e Pinheiro-Carvalho (2022), entre outros, buscamos investigar acerca das relações que emergem entre a dominação articulada e aresistência fragmentada no referido romance a partir das memórias da personagem principal, Sergio do Rosário. Partindoda leitura do romance, buscamos evidenciar o imbricado contexto histórico-social resultante do pós-colonialismo em CaboVerde e as consequentes relações sociais e institucionais que se estabelecem quando da reorganização e consolidaçãodas novas estruturas sociais cabo-verdianas. Nesse sentido, analisamos o conjunto das personagens e seus espaçostendo como principal cenário a Ilha do Sal, lugar e espaço onde são narradas as memórias vivenciadas por Sérgio doRosário e seus amigos de infância e juventude conhecidos como os Pitboys da Ribeira Funda. Metodologicamente, estetrabalho, para além de uma revisão de literatura do referencial sobre a teoria decolonial, é uma leitura que busca discutira temática do sonho e da opressão à luz dos estudos decoloniais. É também caracterizado por um recorte de naturezabibliográfica, cujos objetivos descritivos e explicativos buscam situar, descrever e exemplificar as diversas nuances queemergem da relação entre os sonhos de Sérgio do Rosário e a realidade de abandono dos invisibilizados da Ilha do Sal,perpetrados pelo poder público e suas esferas institucionais, das quais damos especial enfoque à escola.
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