Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Emerson Patrício de Morais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro-Mariz, Josilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos e noções basilares para a análise de autobiografias de leitores enquanto objeto de pesquisa, na perspectiva da didática da literatura. Dessa forma, apresentamos tais conceitos e noções desenvolvidas e teorizadas por especialistas ao longo de algumas décadas, dentre os quais, ressaltamos Rouxel (2013), no que diz respeito à noção de “identidade do leitor”; Riffaterre (1978), Picard (1984), Gervais (1992),  Jouve (1993) e Canvat (2007), dentre outros, quanto às discussões acerca dos “modos de leitura”. Acrescentamos  ainda a noção de “biblioteca interior”, a partir do prisma de Louichon (2010), bem como ponderações acerca do papel dos mediadores da leitura, na formação do sujeito-leitor (PETIT, 2009). Nos resultados, identificamos que diversas pesquisas, a exemplo da apresentada por Blondeau, Allouache e Salvadori (2012) demonstram que a produção desse gênero na formação de leitor tem se revelado como um instrumento essencial enquanto objeto de pesquisa, mas também muito eficaz no que concerne à formação de leitores, sobretudo quando se trata da obra literária, uma vez que ela pode ser entendida como uma poderosa forma de abertura para o mundo (BLONDEAU, 2019).
id UFCG-2_c457ec750bc31ca290a03c3336c6a941
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1673
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploraçãoAutobiografia de leitorFormação de leitorLiteraturaPesquisa em LiteraturaEste artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos e noções basilares para a análise de autobiografias de leitores enquanto objeto de pesquisa, na perspectiva da didática da literatura. Dessa forma, apresentamos tais conceitos e noções desenvolvidas e teorizadas por especialistas ao longo de algumas décadas, dentre os quais, ressaltamos Rouxel (2013), no que diz respeito à noção de “identidade do leitor”; Riffaterre (1978), Picard (1984), Gervais (1992),  Jouve (1993) e Canvat (2007), dentre outros, quanto às discussões acerca dos “modos de leitura”. Acrescentamos  ainda a noção de “biblioteca interior”, a partir do prisma de Louichon (2010), bem como ponderações acerca do papel dos mediadores da leitura, na formação do sujeito-leitor (PETIT, 2009). Nos resultados, identificamos que diversas pesquisas, a exemplo da apresentada por Blondeau, Allouache e Salvadori (2012) demonstram que a produção desse gênero na formação de leitor tem se revelado como um instrumento essencial enquanto objeto de pesquisa, mas também muito eficaz no que concerne à formação de leitores, sobretudo quando se trata da obra literária, uma vez que ela pode ser entendida como uma poderosa forma de abertura para o mundo (BLONDEAU, 2019).Editora Universitaria da UFCG2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/167310.5281/zenodo.10019556Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-912317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673/1602© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Emerson Patrício de MoraisPinheiro-Mariz, Josilene2023-10-21T00:22:02Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1673Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:22:02Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
title Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
spellingShingle Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
Filho, Emerson Patrício de Morais
Autobiografia de leitor
Formação de leitor
Literatura
Pesquisa em Literatura
title_short Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
title_full Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
title_fullStr Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
title_full_unstemmed Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
title_sort Autobiografias de leitor como instrumento de pesquisa: alguns caminhos e possibilidades de exploração
author Filho, Emerson Patrício de Morais
author_facet Filho, Emerson Patrício de Morais
Pinheiro-Mariz, Josilene
author_role author
author2 Pinheiro-Mariz, Josilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Emerson Patrício de Morais
Pinheiro-Mariz, Josilene
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia de leitor
Formação de leitor
Literatura
Pesquisa em Literatura
topic Autobiografia de leitor
Formação de leitor
Literatura
Pesquisa em Literatura
description Este artigo tem por objetivo apresentar alguns conceitos e noções basilares para a análise de autobiografias de leitores enquanto objeto de pesquisa, na perspectiva da didática da literatura. Dessa forma, apresentamos tais conceitos e noções desenvolvidas e teorizadas por especialistas ao longo de algumas décadas, dentre os quais, ressaltamos Rouxel (2013), no que diz respeito à noção de “identidade do leitor”; Riffaterre (1978), Picard (1984), Gervais (1992),  Jouve (1993) e Canvat (2007), dentre outros, quanto às discussões acerca dos “modos de leitura”. Acrescentamos  ainda a noção de “biblioteca interior”, a partir do prisma de Louichon (2010), bem como ponderações acerca do papel dos mediadores da leitura, na formação do sujeito-leitor (PETIT, 2009). Nos resultados, identificamos que diversas pesquisas, a exemplo da apresentada por Blondeau, Allouache e Salvadori (2012) demonstram que a produção desse gênero na formação de leitor tem se revelado como um instrumento essencial enquanto objeto de pesquisa, mas também muito eficaz no que concerne à formação de leitores, sobretudo quando se trata da obra literária, uma vez que ela pode ser entendida como uma poderosa forma de abertura para o mundo (BLONDEAU, 2019).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673
10.5281/zenodo.10019556
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10019556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1673/1602
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91
Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91
Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 75-91
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784541650944