“Forbes destaca pastores mais ricos do brasil”: réplicas a enunciados concretos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Manassés Morais
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FRANCELINO, Pedro Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1837
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.227 O presente trabalho se orienta pelas contribuições da Análise Dialógica do Discurso e objetiva analisar, dialogicamente, as réplicas enunciadas por locutores e interlocutores em um contexto específico de comunicação e interação, a saber: a publicação, em janeiro de 2013, pela Revista Forbes de uma matéria sobre as fortunas dos cinco pastores evangélicos mais ricos do Brasil. Partimos da concepção de que cada enunciado é pleno de ecos e ressonâncias de outros enunciados com os quais está ligado pela identidade da esfera de comunicação discursiva. Cada enunciado deve ser visto, antes de tudo, como uma resposta aos enunciados precedentes de um determinado campo da criatividade ideológica. Neste sentido, os dados analisados evidenciam que as réplicas imprimem campos de criatividade ideológica diferentes que vão ao encontro da orientação social que locutores e interlocutores se filiam. Tal consideração aparentemente funciona como óbvia, mas abandona este estado quando compreendida como resultado de redes dialógicas que tecem, ao longo da história, a orientação do auditório social dos enunciados concretos que se estabelecem nos mais variados eventos discursivos.
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