Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortale, Fernanda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corrias, Vinicio, Fornasier, Rosangela M. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.879 Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de implantação do ensino de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, uma ex-colônia italiana, e tem como foco os desafios encontrados durante as fases de planejamento do curso e de elaboração do material didático. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoia-se na Pedagogia Pós-Método e nos estudos sobre políticas linguísticas e línguas de herança. Os resultados preliminares apontam para a importância de criar espaços formais de aprendizagem da língua de herança e também da existência de políticas linguísticas familiares para a sua manutenção em contextos informais. O trabalho corrobora ainda, a ideia de que o ensino de língua de herança distingue-se do ensino de uma língua estrangeira, aponta as especificidades da revitalização linguística e cultural de comunidades após o processo de reterritorialização.
id UFCG-2_c9132c834d518351441e85935cc8dafd
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1623
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas PaulistaLíngua de herançaImigraçãoPolíticas linguísticasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.879 Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de implantação do ensino de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, uma ex-colônia italiana, e tem como foco os desafios encontrados durante as fases de planejamento do curso e de elaboração do material didático. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoia-se na Pedagogia Pós-Método e nos estudos sobre políticas linguísticas e línguas de herança. Os resultados preliminares apontam para a importância de criar espaços formais de aprendizagem da língua de herança e também da existência de políticas linguísticas familiares para a sua manutenção em contextos informais. O trabalho corrobora ainda, a ideia de que o ensino de língua de herança distingue-se do ensino de uma língua estrangeira, aponta as especificidades da revitalização linguística e cultural de comunidades após o processo de reterritorialização. Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86Revista Letras Raras; Vol. 6 No 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86Revista Letras Raras; v. 6 n. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-862317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623/1546© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtale, Fernanda Corrias, Vinicio Fornasier, Rosangela M. L. 2024-01-04T23:52:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1623Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
title Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
spellingShingle Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
Ortale, Fernanda
Língua de herança
Imigração
Políticas linguísticas
title_short Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
title_full Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
title_fullStr Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
title_full_unstemmed Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
title_sort Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista
author Ortale, Fernanda
author_facet Ortale, Fernanda
Corrias, Vinicio
Fornasier, Rosangela M. L.
author_role author
author2 Corrias, Vinicio
Fornasier, Rosangela M. L.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortale, Fernanda
Corrias, Vinicio
Fornasier, Rosangela M. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua de herança
Imigração
Políticas linguísticas
topic Língua de herança
Imigração
Políticas linguísticas
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i2.879 Este artigo apresenta um estudo sobre o processo de implantação do ensino de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, uma ex-colônia italiana, e tem como foco os desafios encontrados durante as fases de planejamento do curso e de elaboração do material didático. Do ponto de vista teórico, a pesquisa apoia-se na Pedagogia Pós-Método e nos estudos sobre políticas linguísticas e línguas de herança. Os resultados preliminares apontam para a importância de criar espaços formais de aprendizagem da língua de herança e também da existência de políticas linguísticas familiares para a sua manutenção em contextos informais. O trabalho corrobora ainda, a ideia de que o ensino de língua de herança distingue-se do ensino de uma língua estrangeira, aponta as especificidades da revitalização linguística e cultural de comunidades após o processo de reterritorialização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1623/1546
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86
Revista Letras Raras; v. 6 n. 2 (2017): Reflexões sobre a manutenção e a revitalização de línguas minoritárias no Brasil; 72-86
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784479784960