Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FORTES, Laura
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: GRIGOLETTO, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas.
id UFCG-2_de4d9c27abd04dcc5a03cb6aa09572ac
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1857
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a línguaDiscursoSubjetividadeProfessorLíngua estrangeiraErroDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 182317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857/1775© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFORTES, Laura GRIGOLETTO, Marisa 2024-01-04T23:48:12Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1857Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:12Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
title Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
spellingShingle Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
FORTES, Laura
Discurso
Subjetividade
Professor
Língua estrangeira
Erro
title_short Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
title_full Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
title_fullStr Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
title_full_unstemmed Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
title_sort Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
author FORTES, Laura
author_facet FORTES, Laura
GRIGOLETTO, Marisa
author_role author
author2 GRIGOLETTO, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FORTES, Laura
GRIGOLETTO, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Subjetividade
Professor
Língua estrangeira
Erro
topic Discurso
Subjetividade
Professor
Língua estrangeira
Erro
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857/1775
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18
Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18
Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18
Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785294528512