Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas. |
id |
UFCG-2_de4d9c27abd04dcc5a03cb6aa09572ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1857 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a línguaDiscursoSubjetividadeProfessorLíngua estrangeiraErroDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 182317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857/1775© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFORTES, Laura GRIGOLETTO, Marisa 2024-01-04T23:48:12Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1857Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:12Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
title |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
spellingShingle |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua FORTES, Laura Discurso Subjetividade Professor Língua estrangeira Erro |
title_short |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
title_full |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
title_fullStr |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
title_full_unstemmed |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
title_sort |
Concepções de "erro" no discurso do professor de LE: reflexões sobe o sujeito e saberes sobre a língua |
author |
FORTES, Laura |
author_facet |
FORTES, Laura GRIGOLETTO, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
GRIGOLETTO, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FORTES, Laura GRIGOLETTO, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Subjetividade Professor Língua estrangeira Erro |
topic |
Discurso Subjetividade Professor Língua estrangeira Erro |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.184 A Análise de Discurso procura compreender os efeitos de sentido (re)produzidos no espaço da memória discursiva, concebendo o funcionamento da linguagem enquanto processo de significação constituído pelos/nos sujeitos inseridos em determinadas condições histórico-sociais. Nesta perspectiva, este artigo propõe compreender espaços do interdiscurso mobilizados pelo dizer do sujeito-professor sobre o “erro” nas aulas de inglês/língua estrangeira. A partir da análise de algumas formulações, delineamos asformações discursivas predominantes neste discurso, em que se constituem e se legitimam saberes sobre a língua estrangeira e sobre sujeitos-aprendizes: a formação discursiva da língua como sistema e a formaçãodiscursiva da língua como instrumento de comunicação. No decorrer da análise do funcionamento desse (inter)discurso, buscamos problematizar algumas das implicações ideológico-políticas trazidas por tais saberes e refletir sobre a complexidade da constituição identitária dos sujeitos em sua relação com a língua estrangeira. Desse modo, o dispositivo analítico elaborado neste artigo buscou viabilizar uma aproximação a este lugar de contradição que constitui os sujeitos-professores e, ao mesmo tempo, suas práticas pedagógicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1857/1775 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18 Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18 Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18 Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 6 - 18 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785294528512 |