COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thales Batista de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Anielson Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.
id UFCG-4_14facacd84767bc4490dd11ebecccf61
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/518
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAprendizagem TransformadoraPós-GraduaçãoAmbiente de aprendizagem.Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.Universidade Federal de Campina Grande2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/51810.18696/reunir.v8i1.518REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 1 (2018): REUNIR; 36-552237-366710.18696/reunir.v8i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518/pdfCopyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thales Batista deSilva, Anielson Barbosa da2020-08-24T18:17:17Zoai:ojs.150.165.111.246:article/518Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-08-24T18:17:17REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Lima, Thales Batista de
Aprendizagem Transformadora
Pós-Graduação
Ambiente de aprendizagem.
title_short COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author Lima, Thales Batista de
author_facet Lima, Thales Batista de
Silva, Anielson Barbosa da
author_role author
author2 Silva, Anielson Barbosa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thales Batista de
Silva, Anielson Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Transformadora
Pós-Graduação
Ambiente de aprendizagem.
topic Aprendizagem Transformadora
Pós-Graduação
Ambiente de aprendizagem.
description Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518
10.18696/reunir.v8i1.518
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v8i1.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 1 (2018): REUNIR; 36-55
2237-3667
10.18696/reunir.v8i1
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1789798965192949760