COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política. |
id |
UFCG-4_14facacd84767bc4490dd11ebecccf61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/518 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAprendizagem TransformadoraPós-GraduaçãoAmbiente de aprendizagem.Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.Universidade Federal de Campina Grande2018-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/51810.18696/reunir.v8i1.518REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 1 (2018): REUNIR; 36-552237-366710.18696/reunir.v8i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518/pdfCopyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thales Batista deSilva, Anielson Barbosa da2020-08-24T18:17:17Zoai:ojs.150.165.111.246:article/518Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-08-24T18:17:17REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Lima, Thales Batista de Aprendizagem Transformadora Pós-Graduação Ambiente de aprendizagem. |
title_short |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
author |
Lima, Thales Batista de |
author_facet |
Lima, Thales Batista de Silva, Anielson Barbosa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Anielson Barbosa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Thales Batista de Silva, Anielson Barbosa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Transformadora Pós-Graduação Ambiente de aprendizagem. |
topic |
Aprendizagem Transformadora Pós-Graduação Ambiente de aprendizagem. |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518 10.18696/reunir.v8i1.518 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v8i1.518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/518/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Thales Batista de Lima, Anielson Barbosa da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 1 (2018): REUNIR; 36-55 2237-3667 10.18696/reunir.v8i1 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1789798965192949760 |