Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197 |
Resumo: | Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa. |
id |
UFCG-4_16324dc01d83f0117be89dbba4223509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/1197 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversaGreen marketing, sustentabilidade, logística reversa.Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa.Universidade Federal de Campina Grande2024-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/119710.18696/reunir.v13i3.1197REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 3 (2023): REUNIR: 13, 3, 2023; 1-112237-366710.18696/reunir.v13i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/739https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/740Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Sarah Oliveira SilvaJoaquim dos Santos , Rene de OliveiraRibeiro Menezes Macedo , Thiago 2024-03-30T13:53:02Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1197Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-03-30T13:53:02REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
title |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa dos Santos, Sarah Oliveira Silva Green marketing, sustentabilidade, logística reversa. |
title_short |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
title_full |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
title_sort |
Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa |
author |
dos Santos, Sarah Oliveira Silva |
author_facet |
dos Santos, Sarah Oliveira Silva Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira Ribeiro Menezes Macedo , Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira Ribeiro Menezes Macedo , Thiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Sarah Oliveira Silva Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira Ribeiro Menezes Macedo , Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Green marketing, sustentabilidade, logística reversa. |
topic |
Green marketing, sustentabilidade, logística reversa. |
description |
Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197 10.18696/reunir.v13i3.1197 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v13i3.1197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/739 https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 3 (2023): REUNIR: 13, 3, 2023; 1-11 2237-3667 10.18696/reunir.v13i3 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319822952038400 |