Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Sarah Oliveira Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira, Ribeiro Menezes Macedo , Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197
Resumo: Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa.
id UFCG-4_16324dc01d83f0117be89dbba4223509
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1197
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversaGreen marketing, sustentabilidade, logística reversa.Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa.Universidade Federal de Campina Grande2024-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/119710.18696/reunir.v13i3.1197REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 3 (2023): REUNIR: 13, 3, 2023; 1-112237-366710.18696/reunir.v13i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/739https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/740Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Sarah Oliveira SilvaJoaquim dos Santos , Rene de OliveiraRibeiro Menezes Macedo , Thiago 2024-03-30T13:53:02Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1197Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-03-30T13:53:02REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
title Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
spellingShingle Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
dos Santos, Sarah Oliveira Silva
Green marketing, sustentabilidade, logística reversa.
title_short Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
title_full Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
title_fullStr Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
title_sort Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
author dos Santos, Sarah Oliveira Silva
author_facet dos Santos, Sarah Oliveira Silva
Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira
Ribeiro Menezes Macedo , Thiago
author_role author
author2 Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira
Ribeiro Menezes Macedo , Thiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Sarah Oliveira Silva
Joaquim dos Santos , Rene de Oliveira
Ribeiro Menezes Macedo , Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Green marketing, sustentabilidade, logística reversa.
topic Green marketing, sustentabilidade, logística reversa.
description Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197
10.18696/reunir.v13i3.1197
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i3.1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/739
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1197/740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 3 (2023): REUNIR: 13, 3, 2023; 1-11
2237-3667
10.18696/reunir.v13i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319822952038400