GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DOS ACCRUALS DISCRICIONÁRIOS NO MODELO DE OHLSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Oliveira, Kallyse Priscila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/826
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar o reflexo da figura do gerenciamento de resultados (accruals discricionários) sobre a avaliação de empresas brasileiras de capital aberto no período de 2012 a 2017. Foram analisadas 1.170 observações, com uma média de 200 empresas por ano. Realizou-se a estimação do gerenciamento de resultados (GR) pelo modelo de Dechow et al. (2012). Em seguida, analisou-se o value relevance do gerenciamento de resultados pelo modelo de Ohlson (1995). Os principais achados confirmaram que há heterocedasticidade entre os dados da amostra, justificando o uso de regressões quantílicas. Em achados adicionais a outras pesquisas, com relação ao aumento do value relevance do modelo de Ohlson (1995), o GR apresentou relevância entre as empresas de médios e maiores valor de mercado, indicando que gerenciamento de resultados, afeta a precificação dessas firmas.
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