FORMULATION EFFECT: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DE DEMONSTRATIVOS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/195 |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo verificar se a forma como os demonstrativos e relatórios contábeis são apresentados pode (ou não) influenciar as decisões dos usuários de informações financeiras, tendo como base as respostas de 1.850 discentes dos cursos de Administração e Contábeis de instituições públicas e particulares. Foram realizados cinco experimentos, apresentados sob forma de questionário, estruturados em dois estudos. No Estudo I, composto pelos experimentos 1, 2 e 5, o objetivo foi verificar se os diferentes tratamentos contábeis para avaliação e evidenciação de alguns elementos contábeis afetam, de forma significante, as decisões dos alunos. O Estudo II, composto dos experimentos 3, 4, buscou verificar se a utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação de informações financeiras pode alterar a percepção e, consequente, decisão dos indivíduos. Os resultados evidenciam que os participantes da pesquisa tiveram suas escolhas influenciadas pelo critério de avaliação de estoques e evidenciação de P&D utilizados e pelo reconhecimento dos efeitos da inflação na elaboração das demonstrações contábeis, bem como pela utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação dos relatórios financeiros, comprovando o efeito formulação nas situações apresentadas. |
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FORMULATION EFFECT: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DE DEMONSTRATIVOS E RELATÓRIOS CONTÁBEIS SOBRE O PROCESSO DECISÓRIOEfeito FormulaçãoInformações ContábeisProcesso DecisórioEste trabalho tem como principal objetivo verificar se a forma como os demonstrativos e relatórios contábeis são apresentados pode (ou não) influenciar as decisões dos usuários de informações financeiras, tendo como base as respostas de 1.850 discentes dos cursos de Administração e Contábeis de instituições públicas e particulares. Foram realizados cinco experimentos, apresentados sob forma de questionário, estruturados em dois estudos. No Estudo I, composto pelos experimentos 1, 2 e 5, o objetivo foi verificar se os diferentes tratamentos contábeis para avaliação e evidenciação de alguns elementos contábeis afetam, de forma significante, as decisões dos alunos. O Estudo II, composto dos experimentos 3, 4, buscou verificar se a utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação de informações financeiras pode alterar a percepção e, consequente, decisão dos indivíduos. Os resultados evidenciam que os participantes da pesquisa tiveram suas escolhas influenciadas pelo critério de avaliação de estoques e evidenciação de P&D utilizados e pelo reconhecimento dos efeitos da inflação na elaboração das demonstrações contábeis, bem como pela utilização de recursos textuais e/ou gráficos na apresentação dos relatórios financeiros, comprovando o efeito formulação nas situações apresentadas.Universidade Federal de Campina Grande2013-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/19510.18696/reunir.v3i4.195REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 3 n. 4 (2013): REUNIR; 148-1662237-366710.18696/reunir.v3i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/195/pdfCopyright (c) 2017 Diogo Henrique Silva de Lima, César Augusto Tibúrcio Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Diogo Henrique Silva deSilva, César Augusto Tibúrcio2017-07-01T18:41:07Zoai:ojs.150.165.111.246:article/195Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:41:07REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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