GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, Allan Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/326
Resumo: A pesquisa busca identificar se existe associação entre propensão ao gerenciamento de resultados e os atributos de estrutura de propriedade nas sociedades de capital aberto no Brasil. O gerenciamento de resultados foi estimado pelas medidas propostas por Leuz, Nanda e Wysocki (2003) e Zimmerman e Gontcharov (2003). As características de estrutura de propriedade dizem respeito ao controle da firma, à composição acionária, à participação em listagens em bolsas e em níveis de governança, além de aspectos de negociação de ações. Considerou-se o período de 1998 a 2010. Os dados para mensuração das variáveis foram obtidos na base de dados Economática®, nos Formulários de Referência de Informações Anuais e nas Demonstrações Financeiras Padronizadas disponíveis nos portais institucionais da BM&FBovespa e da CVM. As inferências empíricas tiveram como bases estatísticas descritivas, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Os achados forneceram subsídios para não se rejeitar integralmente a hipótese de que o nível de gerenciamento de resultados contábeis nas sociedades de capital aberto do Brasil pode ser significantemente afetado por características de sua estrutura de propriedade.
id UFCG-4_3360df2b0a016ab2626170fd4709e228
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/326
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASILGerenciamento de ResultadosEstrutura de PropriedadeFirmas Brasileiras.A pesquisa busca identificar se existe associação entre propensão ao gerenciamento de resultados e os atributos de estrutura de propriedade nas sociedades de capital aberto no Brasil. O gerenciamento de resultados foi estimado pelas medidas propostas por Leuz, Nanda e Wysocki (2003) e Zimmerman e Gontcharov (2003). As características de estrutura de propriedade dizem respeito ao controle da firma, à composição acionária, à participação em listagens em bolsas e em níveis de governança, além de aspectos de negociação de ações. Considerou-se o período de 1998 a 2010. Os dados para mensuração das variáveis foram obtidos na base de dados Economática®, nos Formulários de Referência de Informações Anuais e nas Demonstrações Financeiras Padronizadas disponíveis nos portais institucionais da BM&FBovespa e da CVM. As inferências empíricas tiveram como bases estatísticas descritivas, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Os achados forneceram subsídios para não se rejeitar integralmente a hipótese de que o nível de gerenciamento de resultados contábeis nas sociedades de capital aberto do Brasil pode ser significantemente afetado por características de sua estrutura de propriedade.Universidade Federal de Campina Grande2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/32610.18696/reunir.v6i2.326REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 2 (2016): REUNIR; 17-352237-366710.18696/reunir.v6i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/326/pdfCopyright (c) 2017 Allan Pinheiro Holanda, Antonio Carlos Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda, Allan PinheiroCoelho, Antonio Carlos2020-01-17T10:39:28Zoai:ojs.150.165.111.246:article/326Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-01-17T10:39:28REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
title GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
spellingShingle GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
Holanda, Allan Pinheiro
Gerenciamento de Resultados
Estrutura de Propriedade
Firmas Brasileiras.
title_short GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
title_full GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
title_fullStr GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
title_full_unstemmed GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
title_sort GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: EVIDÊNCIAS NO BRASIL
author Holanda, Allan Pinheiro
author_facet Holanda, Allan Pinheiro
Coelho, Antonio Carlos
author_role author
author2 Coelho, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda, Allan Pinheiro
Coelho, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento de Resultados
Estrutura de Propriedade
Firmas Brasileiras.
topic Gerenciamento de Resultados
Estrutura de Propriedade
Firmas Brasileiras.
description A pesquisa busca identificar se existe associação entre propensão ao gerenciamento de resultados e os atributos de estrutura de propriedade nas sociedades de capital aberto no Brasil. O gerenciamento de resultados foi estimado pelas medidas propostas por Leuz, Nanda e Wysocki (2003) e Zimmerman e Gontcharov (2003). As características de estrutura de propriedade dizem respeito ao controle da firma, à composição acionária, à participação em listagens em bolsas e em níveis de governança, além de aspectos de negociação de ações. Considerou-se o período de 1998 a 2010. Os dados para mensuração das variáveis foram obtidos na base de dados Economática®, nos Formulários de Referência de Informações Anuais e nas Demonstrações Financeiras Padronizadas disponíveis nos portais institucionais da BM&FBovespa e da CVM. As inferências empíricas tiveram como bases estatísticas descritivas, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Os achados forneceram subsídios para não se rejeitar integralmente a hipótese de que o nível de gerenciamento de resultados contábeis nas sociedades de capital aberto do Brasil pode ser significantemente afetado por características de sua estrutura de propriedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/326
10.18696/reunir.v6i2.326
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/326
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v6i2.326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/326/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Allan Pinheiro Holanda, Antonio Carlos Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Allan Pinheiro Holanda, Antonio Carlos Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 6 n. 2 (2016): REUNIR; 17-35
2237-3667
10.18696/reunir.v6i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823513026560