CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração. |
id |
UFCG-4_44d4c9623592c849fc8f4b1a0086784e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/719 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDETecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.Universidade Federal de Campina Grande2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/71910.18696/reunir.v8i3.719REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 47-572237-366710.18696/reunir.v8i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719/489Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löblerinfo:eu-repo/semantics/openAccessZwicker, Ana Amélia MouraLöbler, Mauri Leodir2020-09-03T18:24:08Zoai:ojs.150.165.111.246:article/719Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:24:08REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
title |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE Zwicker, Ana Amélia Moura Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento. |
title_short |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
title_full |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE |
author |
Zwicker, Ana Amélia Moura |
author_facet |
Zwicker, Ana Amélia Moura Löbler, Mauri Leodir |
author_role |
author |
author2 |
Löbler, Mauri Leodir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwicker, Ana Amélia Moura Löbler, Mauri Leodir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento. |
topic |
Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento. |
description |
O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719 10.18696/reunir.v8i3.719 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v8i3.719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719/489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löbler info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löbler |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 47-57 2237-3667 10.18696/reunir.v8i3 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319823969157120 |