CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwicker, Ana Amélia Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Löbler, Mauri Leodir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719
Resumo: O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.
id UFCG-4_44d4c9623592c849fc8f4b1a0086784e
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/719
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDETecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.Universidade Federal de Campina Grande2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/71910.18696/reunir.v8i3.719REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 47-572237-366710.18696/reunir.v8i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719/489Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löblerinfo:eu-repo/semantics/openAccessZwicker, Ana Amélia MouraLöbler, Mauri Leodir2020-09-03T18:24:08Zoai:ojs.150.165.111.246:article/719Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:24:08REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
title CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
Zwicker, Ana Amélia Moura
Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.
title_short CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
title_full CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
title_sort CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE PREDIÇÃO PARA O CONSUMO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE
author Zwicker, Ana Amélia Moura
author_facet Zwicker, Ana Amélia Moura
Löbler, Mauri Leodir
author_role author
author2 Löbler, Mauri Leodir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwicker, Ana Amélia Moura
Löbler, Mauri Leodir
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.
topic Tecnologia da Informação Verde (TI Verde). Sustentabilidade. Consumo Sustentável. Paradigma das Pistas. Heurística da Ancoragem e Ajustamento.
description O objetivo deste artigo é verificar a influência das atitudes, do consumo sustentável, da ancoragem e da variação do ambiente da pesquisa na intenção de compra do consumidor de tecnologia da informação. Realizou-se um estudo quase-experimental relacionado à temática do consumo de Tecnologia da Informação Verde, abrangendo os temas Sustentabilidade, Tecnologia da Informação (TI), Marketing Verde e Processo Decisório. O objeto utilizado no experimento foi um notebook, sendo que foram construídos dois tipos de anúncio (A – com argumento ecológico e B – sem argumento ecológico). A pesquisa foi aplicada em dois tipos de ambiente, tendo como sujeitos clientes de uma loja de comercialização de TI do e alunos de graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental, Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria. Em alguns grupos experimentais foi exibido um vídeo sobre lixo eletrônico, a fim de verificar a influência da âncora na intenção de compra. A análise de regressão evidenciou que a variável do construto consumo sustentável que afetou a intenção de compra em relação ao anúncio com AE a “busco maneiras de reutilizar os objetos”. O vídeo, como variável isolada, não influenciou na equação do anúncio A, atuando positivamente juntamente com o curso de Administração.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719
10.18696/reunir.v8i3.719
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v8i3.719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/719/489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löbler
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Amélia Moura Zwicker, Mauri Leodir Löbler
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 47-57
2237-3667
10.18696/reunir.v8i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823969157120