A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leonel Gois Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nogueira, José Marcelo Maia, Pontes, Diana Santos, Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/208
Resumo: A atuação da gestão ambiental nos órgãos judiciais também é uma das preocupações do Conselho Nacional de Justiça, conforme a Recomendação nº. 11/2007. O presente estudo de caráter exploratório tem por objetivo analisar os projetos e ações relacionadas à gestão ambiental implantados ou a serem implantados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) que estão de acordo com a recomendação. Discutem-se também os resultados alcançados no cumprimento da Meta nº 6 do Judiciário brasileiro para o ano de 2010. Os meios de investigação utilizados para o levantamento de dados envolveram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise foi de natureza qualitativa e interpretativa, baseada na avaliação do conteúdo das respostas das entrevistas realizadas. Verificou-se que anteriormente a elaboração da referida norma, alguns projetos com princípios ambientais já eram realizados no TJCE. Quanto às atividades desenvolvidas ou projetos posteriores o TJCE busca atender os itens recomendados, exceto a aquisição de bens e materiais de consumo que levem em consideração os princípios da sustentabilidade. O projeto de maior destaque consiste na digitalização dos processos judiciais e administrativos permitindo assim uma redução significativa na utilização de papel.
id UFCG-4_6eb8e67f52071c2fc5e67163c86b7805
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/208
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇAGestão AmbientalPoder JudiciárioTribunal de Justiça.A atuação da gestão ambiental nos órgãos judiciais também é uma das preocupações do Conselho Nacional de Justiça, conforme a Recomendação nº. 11/2007. O presente estudo de caráter exploratório tem por objetivo analisar os projetos e ações relacionadas à gestão ambiental implantados ou a serem implantados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) que estão de acordo com a recomendação. Discutem-se também os resultados alcançados no cumprimento da Meta nº 6 do Judiciário brasileiro para o ano de 2010. Os meios de investigação utilizados para o levantamento de dados envolveram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise foi de natureza qualitativa e interpretativa, baseada na avaliação do conteúdo das respostas das entrevistas realizadas. Verificou-se que anteriormente a elaboração da referida norma, alguns projetos com princípios ambientais já eram realizados no TJCE. Quanto às atividades desenvolvidas ou projetos posteriores o TJCE busca atender os itens recomendados, exceto a aquisição de bens e materiais de consumo que levem em consideração os princípios da sustentabilidade. O projeto de maior destaque consiste na digitalização dos processos judiciais e administrativos permitindo assim uma redução significativa na utilização de papel.Universidade Federal de Campina Grande2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/20810.18696/reunir.v4i2.208REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 2 (2014): REUNIR; 113-1332237-366710.18696/reunir.v4i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/208/pdfCopyright (c) 2017 Leonel Gois Lima Oliveira, José Marcelo Maia Nogueira, Diana Santos Pontes, José Carlos Lázaro da Silva Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leonel Gois LimaNogueira, José Marcelo MaiaPontes, Diana SantosSilva Filho, José Carlos Lázaro da2017-07-01T18:46:57Zoai:ojs.150.165.111.246:article/208Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:46:57REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
title A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
spellingShingle A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Oliveira, Leonel Gois Lima
Gestão Ambiental
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça.
title_short A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
title_full A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
title_fullStr A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
title_full_unstemmed A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
title_sort A GESTÃO AMBIENTAL NO PODER JUDICIÁRIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA
author Oliveira, Leonel Gois Lima
author_facet Oliveira, Leonel Gois Lima
Nogueira, José Marcelo Maia
Pontes, Diana Santos
Silva Filho, José Carlos Lázaro da
author_role author
author2 Nogueira, José Marcelo Maia
Pontes, Diana Santos
Silva Filho, José Carlos Lázaro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leonel Gois Lima
Nogueira, José Marcelo Maia
Pontes, Diana Santos
Silva Filho, José Carlos Lázaro da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Ambiental
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça.
topic Gestão Ambiental
Poder Judiciário
Tribunal de Justiça.
description A atuação da gestão ambiental nos órgãos judiciais também é uma das preocupações do Conselho Nacional de Justiça, conforme a Recomendação nº. 11/2007. O presente estudo de caráter exploratório tem por objetivo analisar os projetos e ações relacionadas à gestão ambiental implantados ou a serem implantados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) que estão de acordo com a recomendação. Discutem-se também os resultados alcançados no cumprimento da Meta nº 6 do Judiciário brasileiro para o ano de 2010. Os meios de investigação utilizados para o levantamento de dados envolveram a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise foi de natureza qualitativa e interpretativa, baseada na avaliação do conteúdo das respostas das entrevistas realizadas. Verificou-se que anteriormente a elaboração da referida norma, alguns projetos com princípios ambientais já eram realizados no TJCE. Quanto às atividades desenvolvidas ou projetos posteriores o TJCE busca atender os itens recomendados, exceto a aquisição de bens e materiais de consumo que levem em consideração os princípios da sustentabilidade. O projeto de maior destaque consiste na digitalização dos processos judiciais e administrativos permitindo assim uma redução significativa na utilização de papel.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/208
10.18696/reunir.v4i2.208
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/208
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v4i2.208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/208/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 2 (2014): REUNIR; 113-133
2237-3667
10.18696/reunir.v4i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823455354880