ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hamylla Haianny Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Ádria Tayllo Alves, Melo, Lúcia Silva Albuquerque de, Luz, Janayna Rodrigues de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/607
Resumo: A Teoria da Agência analisa os conflitos resultantes da dissolução da propriedade, em que a propriedade e o controle são delegados a pessoas distintas, ocasionando os custos de agência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os custos de agência em instituições financeiras brasileiras com e sem participação estatal no período de 2011 a 2016. A amostra é composta por instituições financeiras com e sem participação estatal listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa nas demonstrações financeiras disponibilizadas na BM&FBOVESPA. Para analisar os custos de agência utilizou-se duas variáveis que são baseadas em medidas de desempenho como a variável TRA, que investiga os custos de agência através do giro dos ativos e a variável RDV, que analisa as despesas discricionárias. O estudo dividiu-se em duas etapas, na qual a primeira verificou-se por meio de estatística descritiva e a segunda aplicou-se os testes de médias por meio do teste T-Student. Quando analisado a variável TRA os resultados encontrados evidenciaram igualdade de médias, assim, não se pode inferir quais instituições financeiras possuem maiores ou menores custos de agência. No entanto, quando verificado a variável RDV os resultados demonstram que as instituições financeiras com participação estatal possuem maiores custos de agência.
id UFCG-4_75d3e513267c1568e48c47cdd0bc0f68
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/607
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRASTeoria da agênciaCustos de agênciaInstituições financeiras.A Teoria da Agência analisa os conflitos resultantes da dissolução da propriedade, em que a propriedade e o controle são delegados a pessoas distintas, ocasionando os custos de agência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os custos de agência em instituições financeiras brasileiras com e sem participação estatal no período de 2011 a 2016. A amostra é composta por instituições financeiras com e sem participação estatal listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa nas demonstrações financeiras disponibilizadas na BM&FBOVESPA. Para analisar os custos de agência utilizou-se duas variáveis que são baseadas em medidas de desempenho como a variável TRA, que investiga os custos de agência através do giro dos ativos e a variável RDV, que analisa as despesas discricionárias. O estudo dividiu-se em duas etapas, na qual a primeira verificou-se por meio de estatística descritiva e a segunda aplicou-se os testes de médias por meio do teste T-Student. Quando analisado a variável TRA os resultados encontrados evidenciaram igualdade de médias, assim, não se pode inferir quais instituições financeiras possuem maiores ou menores custos de agência. No entanto, quando verificado a variável RDV os resultados demonstram que as instituições financeiras com participação estatal possuem maiores custos de agência.Universidade Federal de Campina Grande2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/60710.18696/reunir.v8i3.607REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 22-302237-366710.18696/reunir.v8i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/607/496Copyright (c) 2019 Hamylla Haianny Araújo Silva, Ádria Tayllo Alves Oliveira, Lúcia Silva Albuquerque de Melo, Janayna Rodrigues de Morais Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Hamylla Haianny AraújoOliveira, Ádria Tayllo AlvesMelo, Lúcia Silva Albuquerque deLuz, Janayna Rodrigues de Morais2020-09-03T18:24:09Zoai:ojs.150.165.111.246:article/607Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:24:09REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
title ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
spellingShingle ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
Silva, Hamylla Haianny Araújo
Teoria da agência
Custos de agência
Instituições financeiras.
title_short ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
title_full ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
title_fullStr ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
title_sort ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
author Silva, Hamylla Haianny Araújo
author_facet Silva, Hamylla Haianny Araújo
Oliveira, Ádria Tayllo Alves
Melo, Lúcia Silva Albuquerque de
Luz, Janayna Rodrigues de Morais
author_role author
author2 Oliveira, Ádria Tayllo Alves
Melo, Lúcia Silva Albuquerque de
Luz, Janayna Rodrigues de Morais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hamylla Haianny Araújo
Oliveira, Ádria Tayllo Alves
Melo, Lúcia Silva Albuquerque de
Luz, Janayna Rodrigues de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da agência
Custos de agência
Instituições financeiras.
topic Teoria da agência
Custos de agência
Instituições financeiras.
description A Teoria da Agência analisa os conflitos resultantes da dissolução da propriedade, em que a propriedade e o controle são delegados a pessoas distintas, ocasionando os custos de agência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os custos de agência em instituições financeiras brasileiras com e sem participação estatal no período de 2011 a 2016. A amostra é composta por instituições financeiras com e sem participação estatal listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa nas demonstrações financeiras disponibilizadas na BM&FBOVESPA. Para analisar os custos de agência utilizou-se duas variáveis que são baseadas em medidas de desempenho como a variável TRA, que investiga os custos de agência através do giro dos ativos e a variável RDV, que analisa as despesas discricionárias. O estudo dividiu-se em duas etapas, na qual a primeira verificou-se por meio de estatística descritiva e a segunda aplicou-se os testes de médias por meio do teste T-Student. Quando analisado a variável TRA os resultados encontrados evidenciaram igualdade de médias, assim, não se pode inferir quais instituições financeiras possuem maiores ou menores custos de agência. No entanto, quando verificado a variável RDV os resultados demonstram que as instituições financeiras com participação estatal possuem maiores custos de agência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/607
10.18696/reunir.v8i3.607
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/607
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v8i3.607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/607/496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 22-30
2237-3667
10.18696/reunir.v8i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823938748416