EVIDENCIAÇÃO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO NA DIVULGAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Felipe Augusto Pessoa de Belmont
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nobrega de Almeida, Karla Katiuscia, França, Robério Dantas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/63
Resumo: O aumento da consciência ambiental pelos consumidores tem exigido das entidades mudanças na divulgação de informações a cerca do relacionamento entre a entidade e o meio ambiente. Nesta perspectiva, o Conselho Federal de Contabilidade contribui ao editar a Norma Brasileira de Contabilidade técnica NBC T – 15, que versa sobre informações de natureza social e ambiental. Este artigo objetivou analisar a aderência das informações ambientais divulgadas nos Balanços Sociais das empresas do setor de utilidade pública listadas na BM&FBOVESPA às exigências da NBC T 15, nos exercícios de 2008 a 2010. Tal intento adveio da leitura de estudos anteriores sobre o tema, destacando-se o de Cavalcanti et al (2009), o qual concluiu que houve uma adesão parcial das empresas do segmento de utilidade pública listada na BM&FBOVESPA em 2007, quanto a divulgação de informações ambientais nos moldes da NBC T 15. Utilizou-se a pesquisa documental e de levantamento, descritiva, e com predominância do aspecto quantitativo quanto à abordagem do problema. Foram analisados os Balanços Sociais de 37, 39 e 37 empresas respectivamente nos anos 2008, 2009 e 2010, de um universo de 62. Observou-se que a maioria das organizações estudadas preferiu divulgar seus Balanços Sociais através do relatório da administração. Quanto à aderência à NBC T 15, constatou-se que o grau médio foi de 25%. Tal resultado se mostra inferior ao identificado no estudo de Cavalcanti et al (2009) no qual foi observado um percentual de 32%. Constata-se, portanto, decréscimo no nível de divulgação de informações ambientais em conformidade com a NBC T 15, entre 2007 e 2010, no contexto das empresas de utilidade pública, o que pode contribuir para a não promoção de divulgação de informação financeira justa, adequada e completa.
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