Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Igor da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite Filho, Paulo Amilton Maia, Santos, Maria Luiza da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/939
Resumo: Os estudos sobre absenteísmo se tornam importante devido à necessidade de compreender como os cultos ocultos afetam os resultados das organizações e os mecanismos que podem ser implementados para obter melhores respostas. O presente trabalho tem a finalidade de analisar o absenteísmo, enquanto um tipo de custo oculto, a partir das categorias (patologia, setor de trabalho, cargo); do índice anual; e, do custo do absenteísmo, em uma Instituição de ensino público, no período de 2015 a 2017. Tais informações foram obtidas por meio dos relatórios gerais, relativos aos períodos de 2015 a 2017. Ainda, foram utilizados os Relatórios Anuais de Gestão do IFPB, acessados na página oficial da instituição. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas e foram analisadas as categorias de absenteísmo para verificar os índices e custo oculto gerado para a instituição. Com base nos resultados, ficou evidenciado que o acumulado de servidores afastados é ocasionado por fatores decorrentes do estado de saúde dos próprios servidores ou para acompanhamento de pessoa da família, como doenças ocasionadas por infecções virais, transtornos mentais e comportamentais. Quanto ao Índice de Absenteísmo Anual foi constatado que ultrapassa o valor previsto pela Associação Internacional de Medicina do Trabalho e, portanto, é considerado inaceitável. Em relação aos custos ocultos com absenteísmo, constatou-se que os custos ocultos com docentes sobressaíram em relação aos custos ocultos com técnicos-administrativos.
id UFCG-4_9710ed0ea8c177ddc4022008bb887c94
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/939
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino PúblicaAbsenteísmoCustos ocultosInstituições de EnsinoOs estudos sobre absenteísmo se tornam importante devido à necessidade de compreender como os cultos ocultos afetam os resultados das organizações e os mecanismos que podem ser implementados para obter melhores respostas. O presente trabalho tem a finalidade de analisar o absenteísmo, enquanto um tipo de custo oculto, a partir das categorias (patologia, setor de trabalho, cargo); do índice anual; e, do custo do absenteísmo, em uma Instituição de ensino público, no período de 2015 a 2017. Tais informações foram obtidas por meio dos relatórios gerais, relativos aos períodos de 2015 a 2017. Ainda, foram utilizados os Relatórios Anuais de Gestão do IFPB, acessados na página oficial da instituição. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas e foram analisadas as categorias de absenteísmo para verificar os índices e custo oculto gerado para a instituição. Com base nos resultados, ficou evidenciado que o acumulado de servidores afastados é ocasionado por fatores decorrentes do estado de saúde dos próprios servidores ou para acompanhamento de pessoa da família, como doenças ocasionadas por infecções virais, transtornos mentais e comportamentais. Quanto ao Índice de Absenteísmo Anual foi constatado que ultrapassa o valor previsto pela Associação Internacional de Medicina do Trabalho e, portanto, é considerado inaceitável. Em relação aos custos ocultos com absenteísmo, constatou-se que os custos ocultos com docentes sobressaíram em relação aos custos ocultos com técnicos-administrativos.Universidade Federal de Campina Grande2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/93910.18696/reunir.v10i2.939REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 2 (2020): REUNIR; 57-652237-366710.18696/reunir.v10i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/939/554Santos, Marcos Igor da CostaLeite Filho, Paulo Amilton MaiaSantos, Maria Luiza da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-03T18:23:41Zoai:ojs.150.165.111.246:article/939Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:23:41REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
title Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
spellingShingle Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
Santos, Marcos Igor da Costa
Absenteísmo
Custos ocultos
Instituições de Ensino
title_short Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
title_full Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
title_fullStr Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
title_full_unstemmed Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
title_sort Análise do Absenteísmo enquanto um tipo de Custo Oculto em uma Instituição de Ensino Pública
author Santos, Marcos Igor da Costa
author_facet Santos, Marcos Igor da Costa
Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Santos, Maria Luiza da Costa
author_role author
author2 Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Santos, Maria Luiza da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Igor da Costa
Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Santos, Maria Luiza da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Absenteísmo
Custos ocultos
Instituições de Ensino
topic Absenteísmo
Custos ocultos
Instituições de Ensino
description Os estudos sobre absenteísmo se tornam importante devido à necessidade de compreender como os cultos ocultos afetam os resultados das organizações e os mecanismos que podem ser implementados para obter melhores respostas. O presente trabalho tem a finalidade de analisar o absenteísmo, enquanto um tipo de custo oculto, a partir das categorias (patologia, setor de trabalho, cargo); do índice anual; e, do custo do absenteísmo, em uma Instituição de ensino público, no período de 2015 a 2017. Tais informações foram obtidas por meio dos relatórios gerais, relativos aos períodos de 2015 a 2017. Ainda, foram utilizados os Relatórios Anuais de Gestão do IFPB, acessados na página oficial da instituição. Os dados foram tratados com estatísticas descritivas e foram analisadas as categorias de absenteísmo para verificar os índices e custo oculto gerado para a instituição. Com base nos resultados, ficou evidenciado que o acumulado de servidores afastados é ocasionado por fatores decorrentes do estado de saúde dos próprios servidores ou para acompanhamento de pessoa da família, como doenças ocasionadas por infecções virais, transtornos mentais e comportamentais. Quanto ao Índice de Absenteísmo Anual foi constatado que ultrapassa o valor previsto pela Associação Internacional de Medicina do Trabalho e, portanto, é considerado inaceitável. Em relação aos custos ocultos com absenteísmo, constatou-se que os custos ocultos com docentes sobressaíram em relação aos custos ocultos com técnicos-administrativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/939
10.18696/reunir.v10i2.939
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/939
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v10i2.939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/939/554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 2 (2020): REUNIR; 57-65
2237-3667
10.18696/reunir.v10i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824050946048