A ABRANGÊNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL SEGUNDO OS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/139 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar a área de abrangência da contabilidade gerencial segundo a percepção dos docentes de contabilidade vinculados às Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Para o alcance do objetivo foram aplicados questionários com perguntas fechadas. A população compreende docentes do curso de ciências contábeis das 11 universidades/faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação a ofertar o curso de ciências contábeis do tipo presencial e a amostra compreende 48 docentes dessas instituições. Os itens técnicas de contabilidade gerencial estratégica, informações contábeis para tomada de decisões e custos para controle, avaliação e tomada de decisão, são os únicos itens dentre os 31 analisados que são considerados muito importantes dentro da abrangência da contabilidade gerencial. Comparando com estudos idênticos realizados nos estados do Paraná e Santa Catarina, verificou-se que 7 itens se apresentam convergentes, são eles: informações contábeis para tomada de decisões e custos para controle, avaliação e tomada de decisão são considerados muito importantes, custeio-padrão e análise das variações = custos para controle, formação do preço de venda, planejamento (estratégico, tático e operacional), orçamento operacional, são considerados importantes e implicações comportamentais é considerado sem nenhuma importância nos três estados comparados. As maiores divergências encontradas são os itens avaliação de patrimônio e planejamento e controle tributário, com classificações distintas nos três estados comparados. |
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