EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Letícia da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santiago, Josicarla Soares, Santos, Fábio José Lira dos, Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294
Resumo: O estudo objetivou identificar os impactos do efeito framing nas decisões de investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, além de verificar possíveis diferenças na tomada de decisão destes estudantes quando expostos a situações com perspectiva de ganhos e com perspectiva de perdas. O estudo classifica-se como descritivo, exploratório, quali-quantitativo, com predominância qualitativa. A população do estudo é composta por aproximadamente 400 alunos, sendo a amostra composta por 210 discentes, que tiveram que escolher opções de investimentos em distintas situações. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois tipos de questionários, a fim de verificar se mudanças na estruturação das situações afetariam a tomada de decisão. Os resultados demonstraram que os estudantes do curso de Ciências Contábeis são conservadores, pois não se arriscaram mesmo estando em perspectivas negativas (perdas), contrariando assim a teoria dos prospectos, já os alunos de Secretariado Executivo Bilíngue mostraram-se avessos ao risco em situações com probabilidade de ganhos e propensos ao risco quando diante de situações com probabilidade de perdas. Além disso, tem-se também que as mudanças na formulação das situações não afetaram os estudantes de Ciências Contábeis e afetou em parte (2 das 5 situações) os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Pôde-se inferir que o nível de conhecimento específico e o nível de conservadorismo influenciam positivamente para o não impacto da formulação diferenciada no momento da tomada de decisão.
id UFCG-4_dae8ad36ecd43d371b9ff24330774b20
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/294
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBAInformaçãoFinanças ComportamentaisEfeito Framing.O estudo objetivou identificar os impactos do efeito framing nas decisões de investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, além de verificar possíveis diferenças na tomada de decisão destes estudantes quando expostos a situações com perspectiva de ganhos e com perspectiva de perdas. O estudo classifica-se como descritivo, exploratório, quali-quantitativo, com predominância qualitativa. A população do estudo é composta por aproximadamente 400 alunos, sendo a amostra composta por 210 discentes, que tiveram que escolher opções de investimentos em distintas situações. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois tipos de questionários, a fim de verificar se mudanças na estruturação das situações afetariam a tomada de decisão. Os resultados demonstraram que os estudantes do curso de Ciências Contábeis são conservadores, pois não se arriscaram mesmo estando em perspectivas negativas (perdas), contrariando assim a teoria dos prospectos, já os alunos de Secretariado Executivo Bilíngue mostraram-se avessos ao risco em situações com probabilidade de ganhos e propensos ao risco quando diante de situações com probabilidade de perdas. Além disso, tem-se também que as mudanças na formulação das situações não afetaram os estudantes de Ciências Contábeis e afetou em parte (2 das 5 situações) os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Pôde-se inferir que o nível de conhecimento específico e o nível de conservadorismo influenciam positivamente para o não impacto da formulação diferenciada no momento da tomada de decisão.Universidade Federal de Campina Grande2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/29410.18696/reunir.v4i3.294REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 3 (2014): REUNIR; 113-1292237-366710.18696/reunir.v4i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294/44410.18696/reunir.v4i3.294.s39Copyright (c) 2017 Letícia da Silva Pontes, Josicarla Soares Santiago, Fábio José Lira dos Santos, Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Letícia da SilvaSantiago, Josicarla SoaresSantos, Fábio José Lira dosPessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão2017-07-01T18:47:20Zoai:ojs.150.165.111.246:article/294Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:47:20REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
title EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
spellingShingle EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
Pontes, Letícia da Silva
Informação
Finanças Comportamentais
Efeito Framing.
title_short EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
title_full EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
title_fullStr EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
title_full_unstemmed EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
title_sort EFEITO FRAMING: UM ESTUDO ACERCA DA VARIAÇÃO NAS POSSÍVEIS DECISÕES DE INVESTIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA IES PÚBLICA NA PARAÍBA
author Pontes, Letícia da Silva
author_facet Pontes, Letícia da Silva
Santiago, Josicarla Soares
Santos, Fábio José Lira dos
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
author_role author
author2 Santiago, Josicarla Soares
Santos, Fábio José Lira dos
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Letícia da Silva
Santiago, Josicarla Soares
Santos, Fábio José Lira dos
Pessoa, Luiz Gustavo de Sena Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Finanças Comportamentais
Efeito Framing.
topic Informação
Finanças Comportamentais
Efeito Framing.
description O estudo objetivou identificar os impactos do efeito framing nas decisões de investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, além de verificar possíveis diferenças na tomada de decisão destes estudantes quando expostos a situações com perspectiva de ganhos e com perspectiva de perdas. O estudo classifica-se como descritivo, exploratório, quali-quantitativo, com predominância qualitativa. A população do estudo é composta por aproximadamente 400 alunos, sendo a amostra composta por 210 discentes, que tiveram que escolher opções de investimentos em distintas situações. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois tipos de questionários, a fim de verificar se mudanças na estruturação das situações afetariam a tomada de decisão. Os resultados demonstraram que os estudantes do curso de Ciências Contábeis são conservadores, pois não se arriscaram mesmo estando em perspectivas negativas (perdas), contrariando assim a teoria dos prospectos, já os alunos de Secretariado Executivo Bilíngue mostraram-se avessos ao risco em situações com probabilidade de ganhos e propensos ao risco quando diante de situações com probabilidade de perdas. Além disso, tem-se também que as mudanças na formulação das situações não afetaram os estudantes de Ciências Contábeis e afetou em parte (2 das 5 situações) os discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Pôde-se inferir que o nível de conhecimento específico e o nível de conservadorismo influenciam positivamente para o não impacto da formulação diferenciada no momento da tomada de decisão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294
10.18696/reunir.v4i3.294
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v4i3.294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294/pdf
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/294/444
10.18696/reunir.v4i3.294.s39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 3 (2014): REUNIR; 113-129
2237-3667
10.18696/reunir.v4i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823493103616