ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Neto, Antonio Firmino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes da Silva, José Dionísio, da Silva, Maurício Côrrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/561
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar quais informações econômico-financeiras proveniente da contabilidade aplicada ao setor público, e as informações não contábeis possuem valor preditivo na determinação da variação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. Este trabalho tem caráter de pesquisa explicativa com análise quantitativa. Os procedimentos metodológicos se traduzem quantos aos objetivos como descritiva; quanto aos resultados foi utilizada análise multivariada - regressão linear múltipla, com auxílio do método Stepwise. Foram coletados dados do IDH-M como variável dependente; e como variáveis independentes a variação das variáveis contábeis e não contábeis para os períodos de 1991 e 2010, sendo os valores absolutos transformados em dados per capita. Os resultados demonstram que as capitais mais eficientes, a partir da evolução positiva do IDH-M, são Florianópolis e Vitória, que se mantiveram com os melhores IDH-M, acima da média. Todas as capitais da região sul e sudestes estão entre as nove com o IDH-M mais elevado, tendo como parâmetro o IDH-M em cada período analisado 1991, 2000 e 2010 e principalmente a sua variação.
id UFCG-4_dcf89fac2011e57a3fae9f7c72ea5a08
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/561
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRASGestão Pública. Eficiência. IDH-MO objetivo deste artigo é analisar quais informações econômico-financeiras proveniente da contabilidade aplicada ao setor público, e as informações não contábeis possuem valor preditivo na determinação da variação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. Este trabalho tem caráter de pesquisa explicativa com análise quantitativa. Os procedimentos metodológicos se traduzem quantos aos objetivos como descritiva; quanto aos resultados foi utilizada análise multivariada - regressão linear múltipla, com auxílio do método Stepwise. Foram coletados dados do IDH-M como variável dependente; e como variáveis independentes a variação das variáveis contábeis e não contábeis para os períodos de 1991 e 2010, sendo os valores absolutos transformados em dados per capita. Os resultados demonstram que as capitais mais eficientes, a partir da evolução positiva do IDH-M, são Florianópolis e Vitória, que se mantiveram com os melhores IDH-M, acima da média. Todas as capitais da região sul e sudestes estão entre as nove com o IDH-M mais elevado, tendo como parâmetro o IDH-M em cada período analisado 1991, 2000 e 2010 e principalmente a sua variação.Universidade Federal de Campina Grande2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/56110.18696/reunir.v7i2.561REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 7 n. 2 (2017): REUNIR; 85-1002237-366710.18696/reunir.v7i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/561/pdfCopyright (c) 2017 Antonio Firmino da Silva Neto, JOSÉ DIONÍSIO GOMES DA SILVA, MAURÍCIO CORRÊA DA SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Neto, Antonio FirminoGomes da Silva, José Dionísioda Silva, Maurício Côrrea2020-08-24T18:17:22Zoai:ojs.150.165.111.246:article/561Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-08-24T18:17:22REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
title ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
spellingShingle ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
da Silva Neto, Antonio Firmino
Gestão Pública. Eficiência. IDH-M
title_short ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
title_full ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
title_fullStr ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
title_sort ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS
author da Silva Neto, Antonio Firmino
author_facet da Silva Neto, Antonio Firmino
Gomes da Silva, José Dionísio
da Silva, Maurício Côrrea
author_role author
author2 Gomes da Silva, José Dionísio
da Silva, Maurício Côrrea
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Neto, Antonio Firmino
Gomes da Silva, José Dionísio
da Silva, Maurício Côrrea
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Pública. Eficiência. IDH-M
topic Gestão Pública. Eficiência. IDH-M
description O objetivo deste artigo é analisar quais informações econômico-financeiras proveniente da contabilidade aplicada ao setor público, e as informações não contábeis possuem valor preditivo na determinação da variação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. Este trabalho tem caráter de pesquisa explicativa com análise quantitativa. Os procedimentos metodológicos se traduzem quantos aos objetivos como descritiva; quanto aos resultados foi utilizada análise multivariada - regressão linear múltipla, com auxílio do método Stepwise. Foram coletados dados do IDH-M como variável dependente; e como variáveis independentes a variação das variáveis contábeis e não contábeis para os períodos de 1991 e 2010, sendo os valores absolutos transformados em dados per capita. Os resultados demonstram que as capitais mais eficientes, a partir da evolução positiva do IDH-M, são Florianópolis e Vitória, que se mantiveram com os melhores IDH-M, acima da média. Todas as capitais da região sul e sudestes estão entre as nove com o IDH-M mais elevado, tendo como parâmetro o IDH-M em cada período analisado 1991, 2000 e 2010 e principalmente a sua variação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/561
10.18696/reunir.v7i2.561
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/561
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v7i2.561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/561/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 7 n. 2 (2017): REUNIR; 85-100
2237-3667
10.18696/reunir.v7i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823929311232