A história da ciência no ensino de física e a vigilância epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Elio Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1506
Resumo: Há várias maneiras de considerar a relação entre a história da ciência e a didática da ciência. Além disso, a teoria da Transposição Didática proposta por Yves Chevallard mostrou as transformações que o conhecimento científico sofre para se tornar um saber ensinado na sala de aula. Porém, ambos ainda são difíceis de serem aplicados pelo professor. Este artigo sugere a vigilância epistemológica como uma ferramenta didática para produzir conteúdos mais significativos no contexto escolar. Nesse caso, a história da ciência é uma importante referência. Para ilustrar esses argumentos, é apresentado um exemplo da mecânica.  Palavras chave: História da ciência, ensino de Física, transposição didática, vigilância epistemológica.
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Para ilustrar esses argumentos, é apresentado um exemplo da mecânica.  Palavras chave: História da ciência, ensino de Física, transposição didática, vigilância epistemológica.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGRicardo, Elio Carlos2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/150610.29215/pecen.v4i0.1506Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-092526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1506/pdf/*ref*/Astolfi J. (1988) El Aprendizaje de Conceptos Científicos: aspectos epistemológicos, cognitivos y linguísticos. Enseñanza de las Ciencias, 6(2): 147–155./*ref*/Bachelard G. 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