Análise Energética e Exergética para o Ciclo Dual em Motores de Alta Rotação
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1037 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito fazer uma análise do Ciclo Dual, adequado a motores de alta rotação, com o objetivo de obter suas eficiências Energética e Exergética, bem como quantificar a destruição de exergia nos processos. Os resultados são obtidos através de estudos paramétricos que permitem a avaliação do comportamento dos parâmetros de interesse. Todos os cálculos são desenvolvidos em um código aberto escrito em Python® com o suporte das bibliotecas numpy e scipy.Palavras chave: Ciclo Dual, Modelagem Computacional, Eficiência Exergética. |
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Análise Energética e Exergética para o Ciclo Dual em Motores de Alta RotaçãoEste trabalho tem como propósito fazer uma análise do Ciclo Dual, adequado a motores de alta rotação, com o objetivo de obter suas eficiências Energética e Exergética, bem como quantificar a destruição de exergia nos processos. Os resultados são obtidos através de estudos paramétricos que permitem a avaliação do comportamento dos parâmetros de interesse. Todos os cálculos são desenvolvidos em um código aberto escrito em Python® com o suporte das bibliotecas numpy e scipy.Palavras chave: Ciclo Dual, Modelagem Computacional, Eficiência Exergética.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGLisboa, Antônio Chicharo PrataDias, Claudia Mazzade Almeida, Julio Henrique Lopes2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/103710.29215/pecen.v2i2.1037Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 2 (2018): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza2526-823610.29215/pecen.v2i2reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1037/431/*ref*/Bahlouli K., Saray R.K. & Sarabchi N. (2015) Parametric investigation and thermo-economic multi-objective optimization of an ammonia - water power/cooling cycle coupled with an HCCI (homogeneous charge compression ignition) engine. Energy, 86: 672–684. Doi: 10.1016/j.energy.2015.04.022 Brunetti F. (2012) Motores de Combustão Interna. Volume 2. 3° edição. São Paulo: Blucher. 486 p. Çengel Y.A. & Boles M.A. (2006) Termodinâmica. 5° edição. São Paulo: Mc-GrawHill. 740 p. Ebrahimi R. (2010) Performance Analysis of a Dual Cycle Engine with Considerations of Pressure Ratio and Cut-Off Ratio. Acta Physica Polonica A, 118(4): 534–539. Heywood J.B. (2011) Internal combustion engine fundamentals. Delhi: Mc-GrawHill. 930 p. McBride B.J., Zehe M.J. & Gordon S. (2002) NASA Glenn Coefficients for Calculating Thermodynamic Properties of Individual Species. NASA/TP—2002-211556. Shapiro H.N., Moran M.J., Boettner D.D. & Bailey M.B. (2014) Principles of Engineering Thermodynamics. 7° edition. Delhi: Wiley. 855 p.Direitos autorais 2018 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T14:44:58Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1037Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-08-31T14:44:58Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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