A atuação profissional das assistentes sociais no Centro de Referência de Assistência Social do município de Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Laiane Elias.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17081
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso –TCC tem como fulcro de análise a prática do Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Sousa/PB. A discussão teórica que norteou o desenvolvimento deste trabalho estruturou-se a partir da análise da Política Nacional de Assistência Social, desde sua gênese, enfatizando a sua integração na Seguridade Social com a Constituição Federal de 1988, perpassando pela aprovação e efetivação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a constituição do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Discutimos sobre o Serviço Social e sua vinculação com a Política de Assistência Social. Posteriormente analisamos as atribuições e competências dos assistentes sociais no CRAS e, por fim apresentamos os dados da pesquisa, os quais foram reveladores que os sujeitos a pesquisa, em decorrência das condições objetivas delineadas pela política neoliberal, somadas as questões políticas existentes, dificultam o desenvolvimento de uma prática mais eficiente, aspecto que é acentuado pela fragilidade das condições subjetivas que peculiarizam a formação e a prática das assistentes sociais. Para compreendermos o referido objeto de estudo, realizamos pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo sujeitos corresponderam a duas assistentes sociais. A coleta de dados se processou através de entrevista semiestruturada. Para a análise e sistematização dos dados utilizamos a técnica da análise de conteúdo das falas, sob a luz de referências teóricas respaldadas na teoria social crítica, a qual norteia hegemonicamente a formação e o exercício profissional.
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