A alteridade como fundamento de uma educação para a cidadania.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORES, Alberto Vivar.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34307
Resumo: Desde a descoberta, invasão, conquista e colonização do Continente Americano, uma parte de seus habitantes naturais foram negados na sua dignidade humana. Posteriormente, a chegada de contingentes de origem Africana deu origem a outro tipo de negação da dignidade humana: O sistema de escravatura. Assim, ao longo da Historia da America se construiu um processo de negação da dignidade humana, mesmo quando as sociedades Americanas foram formando-se mediante uma mestiçagem racial e cultural. Atravessada a época da Colonização, os movimentos de independência que tornam possíveis o surgimento de um punhado de nações livres e independentes não alteraram a situação da maioria populacional desses países, embora se fale de cidadãos e não mais de súditos. Nesse contexto a construção da cidadania representa a própria construção e conquista da dignidade humana dessas maiorias propositalmente excluídas. A questão crucial que se apresenta para um processo de desenvolvimento econômico, político e cultural que pretenda verdadeiramente incluir a esta multidão de excluídos implica necessariamente em resolver a disjuntiva seguinte: integrá-los aos benefícios desse modo de produção que os negou como seres humanos historicamente ou criar uma alternativa conceitual de cidadania a esse modo de produção. Na presente comunicação pensamos que a historia da educação na America – Latina acompanha, consciente ou inconscientemente, essa cumplicidade secular de exclusão e de negação da dignidade humana desses excluídos. Nesse sentido a historia da educação deve ser conjuntamente superada com os outros condicionamentos socioeconômicos políticos mediante um movimento social que surgido dessas maiorias assuma uma consciência de mudança social radical do modo de produção que já dura quinhentos anos. Para esse processo, pensamos que deve ser útil o ensino – aprendizagem de uma pedagogia que assuma responsavelmente não apenas uma proposta de educação para a cidadania dentro dos moldes do modo de produção capitalista, mas de uma educação que transcenda semelhante cidadania e avance para a constituição de um modo de ser cidadão que implique o reconhecimento e a defesa irrenunciável da dignidade humana.
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