Relação entre experiência musical e habilidade de Ausculta Cardíaca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTO, Elvis Aaron.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NKUMU, Herve Luna., SANTOS JÚNIOR, Jones Pessoa dos., ARAGÃO, Marcos Vinícius de Lima.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29736
Resumo: INTRODUÇÃO: O estudo da ausculta cardíaca exige, por parte dos médicos e acadêmicos, um entendimento sobre timbres, tonalidades e ritmo, elementos que constituem a base da acústica e, porque não, da música em si. É sabido que a experiência musical altera vias cerebrais específicas, tornando o indivíduo capaz de diferenciar sons com mais clareza. Tal conhecimento denota uma possível relação entre o saber musical e a habilidade auscultatória cardíaca, sendo esse o campo de pesquisa do presente trabalho. OBJETIVOS: Geral ✁ Avaliar a relação entre experiência musical e habilidade na ausculta cardíaca em acadêmicos de medicina; Específicos ✁ Avaliar a habilidade de ausculta entre acadêmicos de medicina músicos, não músicos com experiência musical e aqueles sem experiência musical. METODOLOGIA: Estudo de caráter observacional, sem intervenção, aleatório, baseado na comparação de três grupos independentes que foi realizado por meio da análise de formulários aplicados por livre demanda e sem nenhum tipo de seleção a 50 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante o período de agosto a setembro de 2014. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os acadêmicos de medicina músicos apresentaram desempenho melhor no teste de ausculta cardíaca quando comparados aos não músicos com experiência musical e também àqueles sem qualquer experiência musical.
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spelling Relação entre experiência musical e habilidade de Ausculta Cardíaca.Relationship between musical experience and cardiac auscultation skill.Relación entre la experiencia musical y la habilidad de auscultación cardíaca.Auscultação cardíacaEducação médicaMúsicaCardiac auscultationMedical educationMusicAuscultación cardíacaEducación médicaCardiologiaINTRODUÇÃO: O estudo da ausculta cardíaca exige, por parte dos médicos e acadêmicos, um entendimento sobre timbres, tonalidades e ritmo, elementos que constituem a base da acústica e, porque não, da música em si. É sabido que a experiência musical altera vias cerebrais específicas, tornando o indivíduo capaz de diferenciar sons com mais clareza. Tal conhecimento denota uma possível relação entre o saber musical e a habilidade auscultatória cardíaca, sendo esse o campo de pesquisa do presente trabalho. OBJETIVOS: Geral ✁ Avaliar a relação entre experiência musical e habilidade na ausculta cardíaca em acadêmicos de medicina; Específicos ✁ Avaliar a habilidade de ausculta entre acadêmicos de medicina músicos, não músicos com experiência musical e aqueles sem experiência musical. METODOLOGIA: Estudo de caráter observacional, sem intervenção, aleatório, baseado na comparação de três grupos independentes que foi realizado por meio da análise de formulários aplicados por livre demanda e sem nenhum tipo de seleção a 50 acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante o período de agosto a setembro de 2014. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os acadêmicos de medicina músicos apresentaram desempenho melhor no teste de ausculta cardíaca quando comparados aos não músicos com experiência musical e também àqueles sem qualquer experiência musical.INTRODUCTION: The study of cardiac auscultation requires doctors and academics knowledge of timbre, tone and rhythm because those are elements that form, not only, the basis of acoustic, but also the music itself as well. It has been known that the musical experience alters the specific pathways of the brain, so that a person will be capable to differentiate sounds more clearly. This kind of knowledge shows that there are a possible relationship between the musical experience and the ability in cardiac auscultation. In short, this will be the field of research of this study. OBJECTIVES: General - To investigate the relationship between musical experience and medical ability in cardiac auscultation; Specific - To evaluate if exists difference, in the ability of cardiac auscultation, between medical students musicians, medical students non-musicians but, with musical experience and medical students without musical experience. METHODS: An observational and random study, base on a comparison of three independent groups without any been done by analyzing the information, of fifty medical students, collected during one on one medical student ́s interview randomly chosen, between August to September 2014 at University Hospital Alcides Carneiro (HUAC) in Campina Grande. RESULTS E CONCLUSION: Medical students musicians had better performance on auscultation test compared to medical students non-musicians but, with musical experience and medical students without musical experience.INTRODUCCIÓN: El estudio de la auscultación cardíaca requiere, por parte de médicos y académicos, una comprensión de timbres, tonalidades y ritmo, elementos que forman la base de la acústica y, por qué no, de la propia música. Y conocido que la experiencia musical altera vías cerebrales específicas, haciendo que el individuo capaz de diferenciar los sonidos más claramente. Tal conocimiento denota una posible relación entre el conocimiento musical y la capacidad de auscultación cardíaca, siendo este el campo de investigación del presente trabajo. OBJETIVOS: Generales ✁ Evaluar la relación entre la experiencia musical y la destreza en la auscultación cardíaca en estudiantes de medicina; Específicos ✁ Evaluar la capacidad de auscultar entre estudiantes de medicina que son músicos, no músicos con experiencia musical y aquellos sin experiencia musical. METODOLOGÍA: Estudio observacional, sin intervención, aleatorizada, basada en la comparación de tres grupos independientes que se llevó a cabo a través del análisis de formularios aplicados bajo demanda y sin ningún tipo de selección a 50 estudiantes de medicina de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), durante el período de agosto a septiembre 2014. RESULTADOS Y CONCLUSIÓN: Estudiantes de medicina músicos se desempeñó mejor en la prueba de auscultación cardíaca cuando en comparación con los no músicos con experiencia musical y también con aquellos sin cualquier experiencia musical.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGSOUZA, Valdir Cesarino de.SOUZA, V. C.http://lattes.cnpq.br/1011839263514763NÓBREGA, Cícero Emanuel Barros da.NÓBREGA, C. E. B.http://lattes.cnpq.br/1489481955210704PORTO, Elvis Aaron.NKUMU, Herve Luna.SANTOS JÚNIOR, Jones Pessoa dos.ARAGÃO, Marcos Vinícius de Lima.2014-102023-05-15T17:33:01Z2023-05-152023-05-15T17:33:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29736PORTO, Elvis Aaron. NKUMU, Hervé Luna. SANTOS JÚNIOR, Jones Pessoa dos. ARAGÃO, Marcos Vinícius de Lima. Relação entre experiência musical e habilidade de Ausculta Cardíaca. 2014. 71 fl. 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