As tecnologias de convivência com o semiárido: o feito e o aprendido pelos agricultores no município de Livramento-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gessika Campos da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva8
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4720
Resumo: O presente texto é resultado da pesquisa originalmente realizada no Curso de Especialização em Ciências da Natureza e da Matemática do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, com o objetivo de analisar e observar quais as tecnologias sociais utilizadas pelos agricultores/as, como aprenderam a usar e como fazem para conviver com os longos períodos de estiagem enfrentados nesta região. Realizei uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se caracterizou pela compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos as práticas tecnológicas desenvolvidas na perspectiva da convivência com o Semiárido. Ao mesmo tempo buscou ser explicativa, conforme coloca Lakatos e Marconi (2011), na busca de observar e registrar os fatos, para analisá-los e interpretá-los, identificando as percepções dos sujeitos sobre como usam, onde aprenderam tais tecnologias, e qual a contribuição para a convivência com a seca. Este trabalho foi realizado no município de Livramento, localizado na mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. O referencial conceitual da pesquisa buscou suporte nos conceitos de convivência com o Semiárido e tecnologias sociais onde ocorreu um dialogo com Malvezzi (2007),Silva (2006) e Araújo (2016). Para realizar a investigação foram selecionadas quatro comunidades do município: Areais de Verão, Bom Nome, Paus Branco e Girau de Capim. Como resultado identificou-se que: os/as agricultores/as fazem o uso de diferentes tipos de tecnologia, mas que esse uso ainda é pouco se correlacionado com a diversidade de tecnologias existentes, além de apresentarem uma necessidade formação e assessoria técnica para uma ampliação e diversificação da prática com as tecnologias sociais da convivência com o Semiárido. Considerando que, as finalidades da especialização de formar professores/as,a introdução de conteúdos relacionados ao Semiárido, as tecnologias sociais e a agricultura familiar precisam fazer parte do processo de ensino aprendizagem, bem como uma maior articulação com as famílias dos estudantes e com a comunidade numa perspectiva de contextualização do conhecimento e de cumprimento da função social da escola.
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Realizei uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se caracterizou pela compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos as práticas tecnológicas desenvolvidas na perspectiva da convivência com o Semiárido. Ao mesmo tempo buscou ser explicativa, conforme coloca Lakatos e Marconi (2011), na busca de observar e registrar os fatos, para analisá-los e interpretá-los, identificando as percepções dos sujeitos sobre como usam, onde aprenderam tais tecnologias, e qual a contribuição para a convivência com a seca. Este trabalho foi realizado no município de Livramento, localizado na mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri Ocidental Paraibano. O referencial conceitual da pesquisa buscou suporte nos conceitos de convivência com o Semiárido e tecnologias sociais onde ocorreu um dialogo com Malvezzi (2007),Silva (2006) e Araújo (2016). Para realizar a investigação foram selecionadas quatro comunidades do município: Areais de Verão, Bom Nome, Paus Branco e Girau de Capim. Como resultado identificou-se que: os/as agricultores/as fazem o uso de diferentes tipos de tecnologia, mas que esse uso ainda é pouco se correlacionado com a diversidade de tecnologias existentes, além de apresentarem uma necessidade formação e assessoria técnica para uma ampliação e diversificação da prática com as tecnologias sociais da convivência com o Semiárido. Considerando que, as finalidades da especialização de formar professores/as,a introdução de conteúdos relacionados ao Semiárido, as tecnologias sociais e a agricultura familiar precisam fazer parte do processo de ensino aprendizagem, bem como uma maior articulação com as famílias dos estudantes e com a comunidade numa perspectiva de contextualização do conhecimento e de cumprimento da função social da escola.The present text is a result of the research originally carried out in the Specialization Course in Natural Sciences and Mathematics of the Center for Sustainable Development of the Semi-Arid of the UFCG, with the objective of analyzing and observing the social technologies used by the farmers, as they learned to use and how they cope with the long periods of drought faced in this region. A research with a qualitative approach was conducted which was characterized by the understanding of the meanings attributed by the subjects to the technological practices developed in the perspective of the coexistence with the Semiarid. At the same time, it sought to be explanatory, as Lakatos and Marconi (2011) put it, in order to observe and record the facts, to analyze and interpret them, identifying the subjects' perceptions about how they use them, where they learned those technologies, and the contribution to the coexistence with the drought. This study was carried out in the municipality of Livramento, located in the mesorregion of Borborema and microregion of Cariri Ocidental Paraibano. The conceptual reference of the research sought support in the concepts of coexistence with the Semiarid and social technologies where a dialogue with Malvezzi (2007), Silva (2006) and Araújo (2016) occurred. To carry out the investigation, four communities of the municipality were selected: Areais de Verão, Bom Nome, Paus Branco and Girau de Capim. As a result, it was identified that: farmers use different types of technology, but that this use is still poorly correlated with the diversity of existing technologies, in addition to presenting a need for training and technical advice for an expansion and diversification of the practice with the social technologies of coexistence with the Semiarid. Considering that the specialization of teacher education, the introduction of contents related to the semi-arid region, social technologies and family agriculture need to be part of the teaching-learning process, as well as greater articulation with the families of the students and with the community in a perspective of contextualizing knowledge and fulfilling the social function of the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.COELHO, Glauciane Danusa.SILVA, Gessika Campos da.2018-06-062019-07-04T19:58:52Z2019-07-042019-07-04T19:58:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.silva8http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4720SILVA, Gessika Campos da. 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