A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18693 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa é problematizar como a cultura afro-brasileira aparece nos no currículo do ensino de história, apresentando a proposta da incorporação deste tema entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. Para isso foram elaboradas entrevistas com o objetivo de compreender as experiências dentro do Ensino de História vivenciadas nas escolas escolhidas. Além disso, foram analisados o documento da LDB, PCNs e o Projeto Político Pedagógico das escolas Pe. José De Anchieta e Prof. José Bento. Esta pesquisa parte da ótica da História Cultural, uma vez que a história Cultural percebe o ensino de História enquanto possibilidade para uma percepção larga e diversa da condição humana, considerando a perspectiva de estudiosos como POLLAK ( 1992)e DA SILVA (2000). |
id |
UFCG_047e365d0c34620a15d942d98ac66e0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18693 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB.Afro-Brazilian culture in the history curriculum: between practices and legislation in schools in the city of Santa Helena-PB.EnsinoHistóriaCultura afro-brasileiraSanta Helena-PBTeachingHistoryAfro-Brazilian cultureHistória.O objetivo da presente pesquisa é problematizar como a cultura afro-brasileira aparece nos no currículo do ensino de história, apresentando a proposta da incorporação deste tema entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. Para isso foram elaboradas entrevistas com o objetivo de compreender as experiências dentro do Ensino de História vivenciadas nas escolas escolhidas. Além disso, foram analisados o documento da LDB, PCNs e o Projeto Político Pedagógico das escolas Pe. José De Anchieta e Prof. José Bento. Esta pesquisa parte da ótica da História Cultural, uma vez que a história Cultural percebe o ensino de História enquanto possibilidade para uma percepção larga e diversa da condição humana, considerando a perspectiva de estudiosos como POLLAK ( 1992)e DA SILVA (2000).The objective of the present research is to problematize how the AfroBrazilian culture appears in the curriculum of history teaching, presenting the proposal of incorporating this theme between practices and legislation in the schools of the city of Santa HelenaPB. For this purpose, interviews were designed with the purpose of understanding the experiences within the Teaching of History lived in the chosen schools. In addition, the LDB document, PCNs and the Political Pedagogical Project of the schools by Father José De Anchieta and Prof. José Bento. This research starts from the viewpoint of Cultural History, since Cultural history perceives the teaching of History as a possibility for a wide and diverse perception of the human condition, considering the perspective of scholars such as POLLAK (1992) and DA SILVA (2000).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.SÁ, Almair Morais de.CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.SOUZA, Francisca Pereira de.20182021-05-11T17:54:46Z2021-05-112021-05-11T17:54:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18693SOUZA, Francisca Pereira de. A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislação nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-24T12:26:23Zoai:localhost:riufcg/18693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-24T12:26:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. Afro-Brazilian culture in the history curriculum: between practices and legislation in schools in the city of Santa Helena-PB. |
title |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
spellingShingle |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. SOUZA, Francisca Pereira de. Ensino História Cultura afro-brasileira Santa Helena-PB Teaching History Afro-Brazilian culture História. |
title_short |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
title_full |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
title_fullStr |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
title_full_unstemmed |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
title_sort |
A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. |
author |
SOUZA, Francisca Pereira de. |
author_facet |
SOUZA, Francisca Pereira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Israel Soares de. SÁ, Almair Morais de. CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Francisca Pereira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino História Cultura afro-brasileira Santa Helena-PB Teaching History Afro-Brazilian culture História. |
topic |
Ensino História Cultura afro-brasileira Santa Helena-PB Teaching History Afro-Brazilian culture História. |
description |
O objetivo da presente pesquisa é problematizar como a cultura afro-brasileira aparece nos no currículo do ensino de história, apresentando a proposta da incorporação deste tema entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. Para isso foram elaboradas entrevistas com o objetivo de compreender as experiências dentro do Ensino de História vivenciadas nas escolas escolhidas. Além disso, foram analisados o documento da LDB, PCNs e o Projeto Político Pedagógico das escolas Pe. José De Anchieta e Prof. José Bento. Esta pesquisa parte da ótica da História Cultural, uma vez que a história Cultural percebe o ensino de História enquanto possibilidade para uma percepção larga e diversa da condição humana, considerando a perspectiva de estudiosos como POLLAK ( 1992)e DA SILVA (2000). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-05-11T17:54:46Z 2021-05-11 2021-05-11T17:54:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18693 SOUZA, Francisca Pereira de. A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislação nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18693 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisca Pereira de. A cultura afro-brasileira no currículo de história: entre práticas e legislação nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744490112483328 |