A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Talita Bezerra de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
Resumo: Este trabalho busca apresentar um projeto sustentável que foi desenvolvido pelos Bolsistas do subprojeto "Ciências da Natureza e Matemática", do PIBID Diversidade da UFCG. A atividade buscou atender a uma ideia de educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento de maneira contextualizada. A atividade teve como objetivo maior o desenvolvimento da crença no potencial criativo e inovador, onde estimulamos a produção de algo que também seja sustentável, ambiental, ligado com a reciclagem de garrafas pets e papelão. O semiárido é uma região de característica quente, que tem escassez de água, onde muitas pessoas tentam arranjar uma forma prática para se refrescar. Pensando nisso, resolvemos trazer uma maneira de criar seu próprio ar-condicionado caseiro, usando materiais simples como as garrafas pet. Assim, buscamos analisar o conhecimento dos alunos que já vinha sendo aplicado em sala, sobre os climas da região, e de forma contextualizada, envolvemos a teria da sala com nossa pratica e desenvolvendo a criatividade dos alunos e tornando-o mais participativo e espontâneo conhecendo os objetivos de uma reciclagem, adquirindo conhecimentos sobre como fazer um ar-condicionado natural. Juntamente com alunos, o supervisor e o os bolsistas, foi construído o ar-condicionado natural, sem o uso de eletricidade, feito de garrafas pet e papelão. Dessa forma o projeto buscou contextualizar o conteúdo que vinha sendo aplicado em sala com a prática do PIBID, e reaproveitamento das garrafas pet, descartadas no meio ambiente, resfriando um determinado local quente que convivemos, fosse alcançado com uma redução de temperatura de até 10º c.
id UFCG_048cb96462cc060c40945d17c286dddc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4407
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.The construction of the natural air cooler with methodological proposal and awareness with the students of the field school.Refrigerador de ar naturalEscola do campoEducação do CampoEducação contextualizadaAr condicionado naturaSustentabilidade e educaçãoPIBID DiversidadeReciclagem de garrafas petGarrafas petNatural Air CoolerSchool of the fieldField educationSustainability and educationRecycling of pet bottlesEducação.Este trabalho busca apresentar um projeto sustentável que foi desenvolvido pelos Bolsistas do subprojeto "Ciências da Natureza e Matemática", do PIBID Diversidade da UFCG. A atividade buscou atender a uma ideia de educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento de maneira contextualizada. A atividade teve como objetivo maior o desenvolvimento da crença no potencial criativo e inovador, onde estimulamos a produção de algo que também seja sustentável, ambiental, ligado com a reciclagem de garrafas pets e papelão. O semiárido é uma região de característica quente, que tem escassez de água, onde muitas pessoas tentam arranjar uma forma prática para se refrescar. Pensando nisso, resolvemos trazer uma maneira de criar seu próprio ar-condicionado caseiro, usando materiais simples como as garrafas pet. Assim, buscamos analisar o conhecimento dos alunos que já vinha sendo aplicado em sala, sobre os climas da região, e de forma contextualizada, envolvemos a teria da sala com nossa pratica e desenvolvendo a criatividade dos alunos e tornando-o mais participativo e espontâneo conhecendo os objetivos de uma reciclagem, adquirindo conhecimentos sobre como fazer um ar-condicionado natural. Juntamente com alunos, o supervisor e o os bolsistas, foi construído o ar-condicionado natural, sem o uso de eletricidade, feito de garrafas pet e papelão. Dessa forma o projeto buscou contextualizar o conteúdo que vinha sendo aplicado em sala com a prática do PIBID, e reaproveitamento das garrafas pet, descartadas no meio ambiente, resfriando um determinado local quente que convivemos, fosse alcançado com uma redução de temperatura de até 10º c.This work aims to present a sustainable project that was developed by the scholars of the subproject "Sciences of Nature and Mathematics", PIBID Diversidade UFCG. The activity sought to attend to an idea of education where the student participates in the construction of his knowledge in a contextualized way. The main objective of the activity was to develop a belief in creative and innovative potential, where we stimulate the production of something that isalso sustainable, environmental, connected with the recycling of pet bottles and cardboard. The semi-arid region is a hot, water-scarce region where many people try to find a practical way to cool off. With that in mind, we've come up with a way to create your own homemade airconditioner using simple materials like pet bottles. Thus, we sought to analyze the students 'knowledge that had already been applied in the classroom, about the climates of the region, and in a contextualized way, we involved the classroom with our practice and developing the students' creativity and making it more participatory and spontaneous knowing the objectives of a recycling, acquiring knowledge on how to make a natural air-conditioning. Together with students, the supervisor and the scholars, the natural air conditioning was built, without the use of electricity, made of pet bottles and cardboard. In this way the project sought to contextualize the content that was being applied in a room with the practice of PIBID, and reuse of the pet bottles, discarded in the environment, cooling a certain warm place that we live, was reached with a reduction of temperature of up to 10º c.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de Araújo.ATAÍDE, José Irelânio Leite de.FARIAS, Talita Bezerra de.2018-03-212019-06-18T13:43:37Z2019-06-182019-06-18T13:43:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.fariashttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407FARIAS, Talita Bezerra de. A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T15:40:10Zoai:localhost:riufcg/4407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T15:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
The construction of the natural air cooler with methodological proposal and awareness with the students of the field school.
title A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
spellingShingle A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
FARIAS, Talita Bezerra de.
Refrigerador de ar natural
Escola do campo
Educação do Campo
Educação contextualizada
Ar condicionado natura
Sustentabilidade e educação
PIBID Diversidade
Reciclagem de garrafas pet
Garrafas pet
Natural Air Cooler
School of the field
Field education
Sustainability and education
Recycling of pet bottles
Educação.
title_short A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
title_full A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
title_fullStr A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
title_full_unstemmed A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
title_sort A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.
author FARIAS, Talita Bezerra de.
author_facet FARIAS, Talita Bezerra de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEZES, Marcus Bessa de.
MENEZES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de Araújo.
ATAÍDE, José Irelânio Leite de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Talita Bezerra de.
dc.subject.por.fl_str_mv Refrigerador de ar natural
Escola do campo
Educação do Campo
Educação contextualizada
Ar condicionado natura
Sustentabilidade e educação
PIBID Diversidade
Reciclagem de garrafas pet
Garrafas pet
Natural Air Cooler
School of the field
Field education
Sustainability and education
Recycling of pet bottles
Educação.
topic Refrigerador de ar natural
Escola do campo
Educação do Campo
Educação contextualizada
Ar condicionado natura
Sustentabilidade e educação
PIBID Diversidade
Reciclagem de garrafas pet
Garrafas pet
Natural Air Cooler
School of the field
Field education
Sustainability and education
Recycling of pet bottles
Educação.
description Este trabalho busca apresentar um projeto sustentável que foi desenvolvido pelos Bolsistas do subprojeto "Ciências da Natureza e Matemática", do PIBID Diversidade da UFCG. A atividade buscou atender a uma ideia de educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento de maneira contextualizada. A atividade teve como objetivo maior o desenvolvimento da crença no potencial criativo e inovador, onde estimulamos a produção de algo que também seja sustentável, ambiental, ligado com a reciclagem de garrafas pets e papelão. O semiárido é uma região de característica quente, que tem escassez de água, onde muitas pessoas tentam arranjar uma forma prática para se refrescar. Pensando nisso, resolvemos trazer uma maneira de criar seu próprio ar-condicionado caseiro, usando materiais simples como as garrafas pet. Assim, buscamos analisar o conhecimento dos alunos que já vinha sendo aplicado em sala, sobre os climas da região, e de forma contextualizada, envolvemos a teria da sala com nossa pratica e desenvolvendo a criatividade dos alunos e tornando-o mais participativo e espontâneo conhecendo os objetivos de uma reciclagem, adquirindo conhecimentos sobre como fazer um ar-condicionado natural. Juntamente com alunos, o supervisor e o os bolsistas, foi construído o ar-condicionado natural, sem o uso de eletricidade, feito de garrafas pet e papelão. Dessa forma o projeto buscou contextualizar o conteúdo que vinha sendo aplicado em sala com a prática do PIBID, e reaproveitamento das garrafas pet, descartadas no meio ambiente, resfriando um determinado local quente que convivemos, fosse alcançado com uma redução de temperatura de até 10º c.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21
2019-06-18T13:43:37Z
2019-06-18
2019-06-18T13:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
FARIAS, Talita Bezerra de. A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.farias
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
identifier_str_mv FARIAS, Talita Bezerra de. A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377393709056