Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073 |
Resumo: | 0 presente trabalho tem como objetivo pontuar as principais implicações decorrentes das praticas avaliativas adotadas nas escolas. especial mente nas series iniciais o ensino fundamental, Nesta perspectiva pretende-se mostrar nesta proposta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem apontando-a sob dois enfoques distintos e divergentes entre si. De um lado a concepção tradicional que prima pela avaliação normativa cujo foco e o produto. Do outro, a concepção construtivista que apregoa a avaliação numa perspectiva formativa e tem como foco o processo e a aprendizagem. Para conhecermos melhor o objeto em estudo, desenvolvemos este trabalho, tomando como amostragem uma turma de 4° ano e cinco professores das series iniciais. Sendo estes, os principais participes das praticas avaliativas nos proporcionaram uma significativa contribuição por meio de depoimentos que posteriormente fora analisados sob a luz do referencial teórico, norteador desta pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa e de natureza bibliográfica e de certo, pretende tentar mais do que explicar sugerir uma mudança de paradigma avaliativo. |
id |
UFCG_04e336d47fe98f4581f3550236b95882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13073 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem.Assessment: Conceptions and implications in the teaching-learning process.Avaliação da aprendizagemFracasso escolarPrática pedagógicaLearning assessmentSchool failurePedagogical practice0 presente trabalho tem como objetivo pontuar as principais implicações decorrentes das praticas avaliativas adotadas nas escolas. especial mente nas series iniciais o ensino fundamental, Nesta perspectiva pretende-se mostrar nesta proposta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem apontando-a sob dois enfoques distintos e divergentes entre si. De um lado a concepção tradicional que prima pela avaliação normativa cujo foco e o produto. Do outro, a concepção construtivista que apregoa a avaliação numa perspectiva formativa e tem como foco o processo e a aprendizagem. Para conhecermos melhor o objeto em estudo, desenvolvemos este trabalho, tomando como amostragem uma turma de 4° ano e cinco professores das series iniciais. Sendo estes, os principais participes das praticas avaliativas nos proporcionaram uma significativa contribuição por meio de depoimentos que posteriormente fora analisados sob a luz do referencial teórico, norteador desta pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa e de natureza bibliográfica e de certo, pretende tentar mais do que explicar sugerir uma mudança de paradigma avaliativo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SANTOS, Geany Inácia dos.20092020-06-30T14:41:03Z2020-06-302020-06-30T14:41:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:48:53Zoai:localhost:riufcg/13073Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:48:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. Assessment: Conceptions and implications in the teaching-learning process. |
title |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
spellingShingle |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação da aprendizagem Fracasso escolar Prática pedagógica Learning assessment School failure Pedagogical practice |
title_short |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
title_full |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
title_fullStr |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
title_sort |
Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. |
author |
SANTOS, Geany Inácia dos. |
author_facet |
SANTOS, Geany Inácia dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Geany Inácia dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Fracasso escolar Prática pedagógica Learning assessment School failure Pedagogical practice |
topic |
Avaliação da aprendizagem Fracasso escolar Prática pedagógica Learning assessment School failure Pedagogical practice |
description |
0 presente trabalho tem como objetivo pontuar as principais implicações decorrentes das praticas avaliativas adotadas nas escolas. especial mente nas series iniciais o ensino fundamental, Nesta perspectiva pretende-se mostrar nesta proposta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem apontando-a sob dois enfoques distintos e divergentes entre si. De um lado a concepção tradicional que prima pela avaliação normativa cujo foco e o produto. Do outro, a concepção construtivista que apregoa a avaliação numa perspectiva formativa e tem como foco o processo e a aprendizagem. Para conhecermos melhor o objeto em estudo, desenvolvemos este trabalho, tomando como amostragem uma turma de 4° ano e cinco professores das series iniciais. Sendo estes, os principais participes das praticas avaliativas nos proporcionaram uma significativa contribuição por meio de depoimentos que posteriormente fora analisados sob a luz do referencial teórico, norteador desta pesquisa. Vale ressaltar que a pesquisa e de natureza bibliográfica e de certo, pretende tentar mais do que explicar sugerir uma mudança de paradigma avaliativo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-30T14:41:03Z 2020-06-30 2020-06-30T14:41:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073 SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13073 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Geany Inácia dos. Avaliação: Concepções e implicações no processo ensino aprendizagem. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445301587968 |