Machado de Assis nos caminhos da cidade: as Ruas da Ajuda, do Parto e o Largo da Carioca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Márcia.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34355
Resumo: A crítica à Machado de Assis percorreu um caminho de renovadas leituras sobre o autor e sua obra. Havia um senso na crítica que encontrava em “Machado a falta de intenção e do colorido nacional: seria um literato estrangeirado, sem interesse pelos problemas pátrios, e por outro lado uma crítica que mais refinada vai a direção oposta: o romancista de Quincas Borba seria o mais profundamente brasileiro de nossos escritores” (SCHWARZ, 1987). O próprio Machado de Assis profere sua perspectiva acerca dos brasileirismos fervorosos, deixa sua resposta aos que depois o criticariam, em seu artigo “Instinto de nacionalidade” (ASSIS, 1986). No entanto, o desdobramento das problemáticas sociais da realidade brasileira pode ser encontrado nos modos de narrar e descrever presentes ao longo da obra de Machado de Assis, tanto em seus romances como em seus contos. Para observar esse desdobramento tomamos como foco o conto intitulado “Pai contra mãe”. Este conto está presente no livro Relíquias de casa velha de 1906, sua primeira publicação no entanto, data de 1905. Não se trata, neste caso, de uma “relíquia” tão antiga, nem esquecida há muito tempo, como faz crer o título do livro e está sugerido na advertência do próprio Machado de Assis. A trama se concentra na existência de Cândido Neves, “em família Candinho”, o pai, que, levado por uma série de circunstâncias, acaba obtendo melhor sorte que a mãe, Arminda. Porém, sua condição de homem livre não corresponde a uma realidade imediata. Na escala social que ocupa transita sem vaga definida, nem profissão, passa por dificuldades financeiras e não possui endereço que lhe pertença. O ofício incerto o obriga a vã tarefa diária do sustento. A contradição está exatamente nessa situação de Cândido Neves, que mesmo homem livre, não é menos objeto que Arminda. Nossa leitura tomará como base SCHWARZ (1987), CANDIDO (1989) e D’ONOFRIO (1988).
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