As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de 1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença. Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento (2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013). Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público por meio da promoção da vida, uma biopolítica.
id UFCG_052eed01fd1111aa270a90bb4fb05922
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27315
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).The educational practices of AIDS in the newspaper Nós Por Exemple (1991- 1995).História CulturalJornal Nós por Exemplo – Análise do discursoDiscursos Pedagógicos – AIDSAIDS – Práticas EducativasHomossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por ExemploCultural HistoryNewspaper Nós por Example – Analysis of the speechPedagogical Discourses - AIDSAIDS - Practices EducationalHomosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por ExampleHistóriaEssa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de 1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença. Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento (2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013). Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público por meio da promoção da vida, uma biopolítica.The purpose of this dissertation is to analyze the pedagogical discourses about AIDS published in the journal Nós Por Exemplo in the period that comprises the clipping from 1991 to 1995. The news published in that journal contained guidelines for readers about safe sex as well as about information about the disease. We understand that these discourses were configured as educational practices from the moment they sought to promote hygienic habits in the newspaper readers guided by medical knowledge about the subject. Therefore, inspired by the ways of making history, made possible by Cultural History, I will appropriate the concepts of biopolitics by Michel Foucault (1988), of sensibilities from the writings of Sandra Pesavento (2007), of illness according to Jacques Le Goff (1985), disease as a metaphor according to Susan Sontag (2007) and stigma according to Erving Goffman (2013). Methodologically, I relied on Michel Foucault (2014) to operate discourse analysis, which can only refer to things said, sentences that were actually uttered or written, significant elements that were traced or articulated and, more precisely, this uniqueness that makes them exist, offers them to observation, to reading, to a reactivation and appropriation of the discourse of a given time and in a given society, in order to problematize the pedagogical discourses about AIDS published in the printed section in the analysis. It is concluded that since it is a periodical aimed at the gay public, there was an interest in developing self-care in this public through the promotion of life, a biopolitics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.SOARES JÚNIOR, A. S.SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS.DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, AZEMAR.http://lattes.cnpq.br/5548182860228173BATISTA, Ricardo dos Santos.BATISTA, R. S.http://lattes.cnpq.br/6384260374646803MENESES, Joedna Reis.MENESES, J. R.MENESES, JOEDNA REIS DE.http://lattes.cnpq.br/9425453622434049CURY, Claudia Engler.CURY, C. E.http://lattes.cnpq.br/2093931424355800OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.Oliveira, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, IRANILSON BURITI.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.2021-07-142022-09-20T12:16:10Z2022-09-202022-09-20T12:16:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-30T17:13:57Zoai:localhost:riufcg/27315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-30T17:13:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
The educational practices of AIDS in the newspaper Nós Por Exemple (1991- 1995).
title As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
spellingShingle As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
História Cultural
Jornal Nós por Exemplo – Análise do discurso
Discursos Pedagógicos – AIDS
AIDS – Práticas Educativas
Homossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplo
Cultural History
Newspaper Nós por Example – Analysis of the speech
Pedagogical Discourses - AIDS
AIDS - Practices Educational
Homosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Example
História
title_short As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
title_full As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
title_fullStr As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
title_full_unstemmed As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
title_sort As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).
author HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
author_facet HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
SOARES JÚNIOR, A. S.
SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS.
DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, AZEMAR.
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173
BATISTA, Ricardo dos Santos.
BATISTA, R. S.
http://lattes.cnpq.br/6384260374646803
MENESES, Joedna Reis.
MENESES, J. R.
MENESES, JOEDNA REIS DE.
http://lattes.cnpq.br/9425453622434049
CURY, Claudia Engler.
CURY, C. E.
http://lattes.cnpq.br/2093931424355800
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
Oliveira, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
dc.contributor.author.fl_str_mv HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
Jornal Nós por Exemplo – Análise do discurso
Discursos Pedagógicos – AIDS
AIDS – Práticas Educativas
Homossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplo
Cultural History
Newspaper Nós por Example – Analysis of the speech
Pedagogical Discourses - AIDS
AIDS - Practices Educational
Homosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Example
História
topic História Cultural
Jornal Nós por Exemplo – Análise do discurso
Discursos Pedagógicos – AIDS
AIDS – Práticas Educativas
Homossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplo
Cultural History
Newspaper Nós por Example – Analysis of the speech
Pedagogical Discourses - AIDS
AIDS - Practices Educational
Homosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Example
História
description Essa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de 1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença. Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento (2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013). Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público por meio da promoção da vida, uma biopolítica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2022-09-20T12:16:10Z
2022-09-20
2022-09-20T12:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315
HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315
identifier_str_mv HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556603736064