Estudo de segmento na Rodovia BR-230/PB com aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - MeDiNa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Leonardo Rodrigues.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21744
Resumo: É notório que as avaliações estruturais periódicas são necessárias para uma melhor gestão e priorização de investimentos na manutenção e recuperação das vias. Essas avaliações podem ser realizadas com base em levantamentos não destrutivos que, após cuidadosa análise, permitem a elaboração de projetos de recuperação e reforço das vias. Atualmente, estas análises nas condições estruturais de pavimentos são feitas por retroanálise dos módulos de resiliência por meio das bacias de deflexão medidas no campo em distintos pontos da via. A retroanálise é fundamentada em modelos matemáticos baseados na teoria da elasticidade e estão implementadas em programas computacionais, que auxiliam na engenharia de pavimentos. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho estrutural de Três trechos homogêneos da BR-230, entre Campina Grande e Ingá, a fim de obter os módulos de resiliência e fazer uma análise acerca dos resultados. Na pesquisa foram utilizados os softwares BackMedina e o MeDiNa, os quais são programas de retroanálise dos módulos de resiliência por meio das bacias de deflexão determinadas no ensaio normalizado de Falling Weight Deflectometer (FWD) e dimensionamento de um pavimento novo ou dimensionamento de reforço, respectivamente. Por meio da avaliação realizada nos segmentos escolhidos, verificou-se que a principal causa da deterioração é a incompatibilidade da rigidez da estrutura. A intervenção de reforço analisada pelo MeDiNa se mostrou ineficiente quando utilizado o CAP 50/70, visto que o programa não conseguiu realizar o dimensionamento pois passou do limite de 15cm de espessura. Já a solução reforço com utilização do AMP 55/75-E se mostrou satisfatória, satisfazendo os requisitos funcionais para o período de projeto.
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spelling Estudo de segmento na Rodovia BR-230/PB com aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - MeDiNa.Segment study on Highway BR-230/PB with application of the new method for dimensioning asphalt pavements - MeDiNa.Engenharia de pavimentosPavement engineeringAnálise Mecanística-empíricaMechanistic-empirical analysisAvaliação estruturalStructural evaluationSoftware MeDiNaRetroanáliseRetroanalysisRodovia BR - 230 Campina Grande - PB / Ingá - PBPavimentação asfáltica BR - 230 - avaliaçãoEngenharia Civil.Pavimentos.É notório que as avaliações estruturais periódicas são necessárias para uma melhor gestão e priorização de investimentos na manutenção e recuperação das vias. Essas avaliações podem ser realizadas com base em levantamentos não destrutivos que, após cuidadosa análise, permitem a elaboração de projetos de recuperação e reforço das vias. Atualmente, estas análises nas condições estruturais de pavimentos são feitas por retroanálise dos módulos de resiliência por meio das bacias de deflexão medidas no campo em distintos pontos da via. A retroanálise é fundamentada em modelos matemáticos baseados na teoria da elasticidade e estão implementadas em programas computacionais, que auxiliam na engenharia de pavimentos. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho estrutural de Três trechos homogêneos da BR-230, entre Campina Grande e Ingá, a fim de obter os módulos de resiliência e fazer uma análise acerca dos resultados. Na pesquisa foram utilizados os softwares BackMedina e o MeDiNa, os quais são programas de retroanálise dos módulos de resiliência por meio das bacias de deflexão determinadas no ensaio normalizado de Falling Weight Deflectometer (FWD) e dimensionamento de um pavimento novo ou dimensionamento de reforço, respectivamente. Por meio da avaliação realizada nos segmentos escolhidos, verificou-se que a principal causa da deterioração é a incompatibilidade da rigidez da estrutura. A intervenção de reforço analisada pelo MeDiNa se mostrou ineficiente quando utilizado o CAP 50/70, visto que o programa não conseguiu realizar o dimensionamento pois passou do limite de 15cm de espessura. Já a solução reforço com utilização do AMP 55/75-E se mostrou satisfatória, satisfazendo os requisitos funcionais para o período de projeto.It is clear that periodic structural assessments are necessary for better management and prioritization of investments in road maintenance and restoration. These assessments can be carried out based on non-destructive surveys that, after careful analysis, allow the elaboration of recovery and reinforcement projects for the roads. Currently, these analyzes in the structural conditions of pavements are made by retro-analysis of the resilience modules through deflection basins measured in the field at different points of the road. Retro-analysis is based on mathematical models based on the theory of elasticity and is implemented in computer programs that help in pavement engineering. This research aimed to analyze the structural performance of three homogeneous stretches of the BR-230, between Campina Grande and Ingá, in order to obtain the resilience modules and analyze the results. In the research, the software BackMedina and MeDiNa were used, which are programs for the retro-analysis of the resilience modules through the deflection basins determined in the standard Falling Weight Deflectometer (FWD) test and sizing of a new pavement or reinforcement sizing, respectively. Through the evaluation carried out in the chosen segments, it was verified that the main cause of deterioration is the incompatibility of the structure's rigidity. The reinforcement intervention analyzed by MeDiNa proved to be inefficient when the CAP 50/70 was used, as the program was unable to perform the dimensioning as it exceeded the 15cm thickness limit. The reinforcement solution using the AMP 55/75-E proved to be satisfactory, satisfying the functional requirements for the design period.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAUFCGSOUZA, Leovegildo Douglas Pereira de.SOUZA, Leovegildo Douglas P.http://lattes.cnpq.br/9154280434355010CAVALCANTE, Fabiano Pereira.CAVALCANTE, F. P.http://lattes.cnpq.br/5582393523349973BATISTA, Larissa Santana.BATISTA, L. S.http://lattes.cnpq.br/9614700474947268RODRIGUES, John Kennedy Guedes.RODRIGUES, J. K. G.http://lattes.cnpq.br/7834302744515283GUEDES, Leonardo Rodrigues.2021-10-072021-10-29T17:05:39Z2021-10-292021-10-29T17:05:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21744GUEDES, Leonardo Rodrigues. Estudo de segmento na Rodovia BR-230/PB com aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos - MeDiNa. 2021. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-03T17:10:06Zoai:localhost:riufcg/21744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-03T17:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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