A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455 |
Resumo: | A Escola dos Annales, uma nova corrente historiográfica, nos proporcionou novos métodos e abordagens no ensino de história. Agora temos a oportunidade de estudar os sujeitos excluídos da História Positivista, pois temos novos objetos, novas fontes, novas técnicas e novos conceitos se contrapondo a ―escola tradicional‖, a ―nova escola‖ e a representação do tempo histórico. A partir desta proposta de se estudar o ―esquecido‖ aproximamos o pensamento antigo do pensamento da atualidade. Em 2003, foi lançada a lei federal de número 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, tanto público como privado a temática da História e Cultura Afro brasileira. A escola, enquanto instituição social, responsável pela organização, transmissão e socialização da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. Por isso torna-se um importante local em que devemos desconstruir essa imagem deturpada sobre o negro e a África. Cabe ao educador a compreensão dos diferentes povos ao longo da História, fazendo um processo de classificação de si mesmo e do outro; entender o conjunto das representações sobre o negro existente na sociedade, enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelo movimento negro desmistificando a visão estereotipada imposta ao afro-descendente. São de suma importância a abordagem e construção de práticas pedagógicas que combatam a discriminação racial, rompendo assim com a naturalização das diferenças étnico-raciais. Discutir a cultura negra requer um compromisso do professor em transmitir conhecimento através da construção de projetos e atividades que explorem o multicultural. Para este trabalho utilizaremos os métodos como questionários e entrevistas com docentes que lecionem em escolas públicas nesta cidade, além de debater com diversos autores que trabalhem com essa temática. Diante desta problemática apresentaremos como base a teoria de Foucault com a ―Ordem do discurso‖. Dessa forma nosso objetivo com esse trabalho é contribuir com a formação cultural do Brasil, levando o conhecimento através de novas metodologias e abordagens para a sala de aula. Portanto, o nosso propósito é focalizar nessas abordagens e métodos utilizados nas escolas públicas, a forma de nossos alunos absolverem essas informações de tanta importância que é a diversidade étnica e racial, desconstruindo uma visão que a própria história eurocêntrica construiu há séculos. |
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A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias.Africa in the classroom: new approaches and methodologies.África em sala de aulaEnsino de História e Cultura Afro-brasileiraHistória e Cultura Afro-brasileira - ensinoCultura afro brasileira e educaçãoEducação étnico-racialOrdem do discurso - FoucaultAfrica in the classroomTeaching Afro-Brazilian History and CultureAfro-Brazilian History and Culture - teachingAfro-Brazilian culture and educationEthnic-racial educationOrder of speech - FoucaultHistória.A Escola dos Annales, uma nova corrente historiográfica, nos proporcionou novos métodos e abordagens no ensino de história. Agora temos a oportunidade de estudar os sujeitos excluídos da História Positivista, pois temos novos objetos, novas fontes, novas técnicas e novos conceitos se contrapondo a ―escola tradicional‖, a ―nova escola‖ e a representação do tempo histórico. A partir desta proposta de se estudar o ―esquecido‖ aproximamos o pensamento antigo do pensamento da atualidade. Em 2003, foi lançada a lei federal de número 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, tanto público como privado a temática da História e Cultura Afro brasileira. A escola, enquanto instituição social, responsável pela organização, transmissão e socialização da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. Por isso torna-se um importante local em que devemos desconstruir essa imagem deturpada sobre o negro e a África. Cabe ao educador a compreensão dos diferentes povos ao longo da História, fazendo um processo de classificação de si mesmo e do outro; entender o conjunto das representações sobre o negro existente na sociedade, enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelo movimento negro desmistificando a visão estereotipada imposta ao afro-descendente. São de suma importância a abordagem e construção de práticas pedagógicas que combatam a discriminação racial, rompendo assim com a naturalização das diferenças étnico-raciais. Discutir a cultura negra requer um compromisso do professor em transmitir conhecimento através da construção de projetos e atividades que explorem o multicultural. Para este trabalho utilizaremos os métodos como questionários e entrevistas com docentes que lecionem em escolas públicas nesta cidade, além de debater com diversos autores que trabalhem com essa temática. Diante desta problemática apresentaremos como base a teoria de Foucault com a ―Ordem do discurso‖. Dessa forma nosso objetivo com esse trabalho é contribuir com a formação cultural do Brasil, levando o conhecimento através de novas metodologias e abordagens para a sala de aula. Portanto, o nosso propósito é focalizar nessas abordagens e métodos utilizados nas escolas públicas, a forma de nossos alunos absolverem essas informações de tanta importância que é a diversidade étnica e racial, desconstruindo uma visão que a própria história eurocêntrica construiu há séculos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-14T17:30:26Z2024-02-142024-02-14T17:30:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455ALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva. A África em sala de aula: novas abordagens e metodologias. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-12. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34455porALBUQUERQUE, Danielle Virgínia Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-14T17:30:58Zoai:localhost:riufcg/34455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-14T17:30:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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