Linguagem memórias: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36757
Resumo: Esta pesquisa apresenta reflexões sobre linguagem, memórias e ensino, como recursos para aprimorar as habilidades de oralidade e de escrita, enquanto fontes de preservação para a formação da identidade cultural de um povo. O objetivo geral consiste em investigar como o gênero oral memórias narrativas contribui para o aprimoramento das habilidades de oralidade e de escrita, enquanto preserva a formação histórico-cultural e a construção da identidade de alunos do Ensino Fundamental da escola EEEFM Professora Dione Diniz O. Dias, localizada no Núcleo Habitacional II, Sousa – PB. Como arcabouço teórico, a pesquisa se sustenta nas contribuições de Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), dentre outros, sobre os estudos linguísticos, à luz da teoria sociointerativa, e sua materialização nos enunciados concretos e reais do cotidiano desenvolvidos nos diversos contextos comunicativos historicamente situados. Tomamos Le Goff (1990) e Bosi (1987; 2003) como âncoras para os estudos sobre memórias, individual e coletiva, enquanto princípio para a preservação da história e da formação da identidade cultural de um povo. Quanto à abordagem de ensino, pautamo-nos nos postulados de Antunes (2003) e Koch e Elias (2017), relacionando-os aos pressupostos apontados pela BNCC (2018), referente à centralidade do texto, como objeto das práticas discursivas e instrumento de interação social, dentro e fora de sala de aula. Consoante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; qualitativa, uma vez que é entendida como uma caracterização da relação que se dá entre o mundo real e a subjetividade do sujeito; pesquisa de campo participante, pois evidenciamos a sala de aula como um ambiente de ação-reflexão-ação para as vivências em torno do objeto de estudo; explicativa, pois o pesquisador procura explicar o porquê das coisas e suas causas, por meio do registro, da análise, da classificação e da interpretação dos fenômenos observados. O universo da pesquisa é constituído por vinte e cinco produções, sendo que destas, quatro formaram o corpus da pesquisa. Para valorizar os aspectos histórico-culturais e as memórias do povo, elaboramos um caderno pedagógico intitulado Pelos Retalhos da Memória, organizado em formato de oficinas didáticas, que prioriza o desenvolvimento das práticas discursivas acerca da produção de memórias, principalmente, no tocante às habilidades de oralidade e escrita como instrumentos de preservação da formação histórica e da identidade cultural de um povo. A referida intervenção apresenta como respaldo para o trabalho do professor a produção oral e escrita, baseada nas memórias narradas por idosos como ponto de partida para a produção de um Relato de Memórias.
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Dias, localizada no Núcleo Habitacional II, Sousa – PB. Como arcabouço teórico, a pesquisa se sustenta nas contribuições de Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), dentre outros, sobre os estudos linguísticos, à luz da teoria sociointerativa, e sua materialização nos enunciados concretos e reais do cotidiano desenvolvidos nos diversos contextos comunicativos historicamente situados. Tomamos Le Goff (1990) e Bosi (1987; 2003) como âncoras para os estudos sobre memórias, individual e coletiva, enquanto princípio para a preservação da história e da formação da identidade cultural de um povo. Quanto à abordagem de ensino, pautamo-nos nos postulados de Antunes (2003) e Koch e Elias (2017), relacionando-os aos pressupostos apontados pela BNCC (2018), referente à centralidade do texto, como objeto das práticas discursivas e instrumento de interação social, dentro e fora de sala de aula. Consoante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; qualitativa, uma vez que é entendida como uma caracterização da relação que se dá entre o mundo real e a subjetividade do sujeito; pesquisa de campo participante, pois evidenciamos a sala de aula como um ambiente de ação-reflexão-ação para as vivências em torno do objeto de estudo; explicativa, pois o pesquisador procura explicar o porquê das coisas e suas causas, por meio do registro, da análise, da classificação e da interpretação dos fenômenos observados. O universo da pesquisa é constituído por vinte e cinco produções, sendo que destas, quatro formaram o corpus da pesquisa. Para valorizar os aspectos histórico-culturais e as memórias do povo, elaboramos um caderno pedagógico intitulado Pelos Retalhos da Memória, organizado em formato de oficinas didáticas, que prioriza o desenvolvimento das práticas discursivas acerca da produção de memórias, principalmente, no tocante às habilidades de oralidade e escrita como instrumentos de preservação da formação histórica e da identidade cultural de um povo. A referida intervenção apresenta como respaldo para o trabalho do professor a produção oral e escrita, baseada nas memórias narradas por idosos como ponto de partida para a produção de um Relato de Memórias.This research presents reflections on language, memories and teaching, as resources for improving oral and written skills, as sources of preservation for the formation of a people's cultural identity. The general objective is to investigate how the oral genre of narrative memoirs contributes to improving speaking and writing skills, while preserving the historical-cultural formation and identity construction of elementary school students at the EEEFM Professora Dione Diniz O. Dias school, located in Núcleo Habitacional II, Sousa - PB. As a theoretical framework, the research is based on the contributions of Bakhtin (2006; 2011), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Koch (2004; 2010; 2018), among others, on linguistic studies, in the light of socio-interactive theory, and its materialization in the concrete and real enunciations of everyday life developed in the various historically situated communicative contexts. We used Le Goff (1990) and Bosi (1987; 2003) as anchors for studies on individual and collective memories, as a principle for preserving history and shaping a people's cultural identity. As for the teaching approach, we are based on the postulates of Antunes (2003) and Koch and Elias (2017), relating them to the assumptions pointed out by the BNCC (2018), regarding the centrality of the text, as an object of discursive practices and an instrument of social interaction, inside and outside the classroom. In terms of methodological procedures, this is applied research, as it aims to generate knowledge for practical application aimed at solving specific problems; qualitative, as it is understood as a characterization of the relationship between the real world and the subjectivity of the subject; participatory field research, as we see the classroom as an action-reflection-action environment for the experiences surrounding the object of study; explanatory, as the researcher seeks to explain the why of things and their causes, by recording, analyzing, classifying and interpreting the phenomena observed. The research universe is made up of twenty-five productions, four of which formed the corpus of the research. In order to value the historical and cultural aspects and memories of the people, we created a pedagogical booklet entitled Through the Rags of Memory, organized in the form of didactic workshops, which prioritizes the development of discursive practices about the production of memories, especially with regard to orality and writing skills as instruments for preserving the historical formation and cultural identity of a people. The intervention is based on the oral and written production of memories narrated by elderly people as a starting point for the production of a Memoir.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos.BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro.2023-04-262024-07-19T21:32:57Z2024-06-192024-07-19T21:32:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36757NOGUEIRA, Daniele Maria Carneiro. Linguagem memórias: práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade e da escrita no ensino fundamental. 2023. 161f. 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