Formação continuada e prática do professor: implicações para a mediação da leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOBO, Irinedes Alves de Araújo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2946
Resumo: A presente dissertação aborda os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos apresentar sugestões para elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a forma de um curso de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros textuais, aplicável a professores do Ensino Fundamental II. Especificamente, propomo-nos pela presente investigação: discutir, na perspectiva teórica, a importância da formação continuada para os professores, sobretudo, para os que atuam na educação básica, principalmente, como mediadores de leitura; mapear, sob a forma de memorial, momentos significativos da formação e atuação da pesquisadora desde a educação básica até a pós-graduação e suas implicações para a prática pedagógica; analisar, a partir das bases teóricas assumidas pela pesquisa e do memorial apresentado, como se dão as estratégias de formação inicial e continuada proporcionadas aos professores da educação básica, especialmente para atuarem como mediadores de leitura; apresentar sugestões para a elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a forma de um curso de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros textuais, aplicável a professores do Ensino Fundamental II. A pesquisa é, essencialmente, de natureza qualitativa. As bases teóricas buscadas pautaramse em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2002), Sacristan (1999), Nóvoa (1999), Ibernón (1999), dentre outros sobre formação inicial e continuada do docente; os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) sobre a mediação da leitura no ensino fundamental II; Bakhtin (1992), Marchuschi (2008), Schnewly e Dolz (2004) sobre a importância dos gêneros textuais e do trabalho a partir da adoção de sequências didáticas para a mediação da leitura e produção textual por alunos do ensino fundamental II. Concluímos que os cursos de formação docente em nível inicial e continuado, aqui no caso, especialmente em língua portuguesa, precisam investir em ações que evidenciem a importância dos usos dos gêneros textuais e da adoção de sequências didáticas como recursos indispensáveis a reconfigurações das práticas de leitura e produção textual por alunos e professores, especialmente no âmbito do ensino fundamental II.
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spelling Formação continuada e prática do professor: implicações para a mediação da leitura.Continuing education and teacher practice: implications for reading mediation.Formação docenteFormação inicial e continuadaDocênciaMediação da leituraTeacher trainingInitial and continuing trainingTeachingMediation of readingLetras.A presente dissertação aborda os estudos que enfatizam a importância da formação inicial e continuada do professor, especialmente da disciplina Língua Portuguesa. De modo geral, objetivamos apresentar sugestões para elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a forma de um curso de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros textuais, aplicável a professores do Ensino Fundamental II. Especificamente, propomo-nos pela presente investigação: discutir, na perspectiva teórica, a importância da formação continuada para os professores, sobretudo, para os que atuam na educação básica, principalmente, como mediadores de leitura; mapear, sob a forma de memorial, momentos significativos da formação e atuação da pesquisadora desde a educação básica até a pós-graduação e suas implicações para a prática pedagógica; analisar, a partir das bases teóricas assumidas pela pesquisa e do memorial apresentado, como se dão as estratégias de formação inicial e continuada proporcionadas aos professores da educação básica, especialmente para atuarem como mediadores de leitura; apresentar sugestões para a elaboração de uma proposta de intervenção didático-pedagógica, sob a forma de um curso de formação de mediadores de leitura e produção de gêneros textuais, aplicável a professores do Ensino Fundamental II. A pesquisa é, essencialmente, de natureza qualitativa. As bases teóricas buscadas pautaramse em fundamentos teóricos sobre a importância da formação inicial e continuada para a atuação docente, especialmente do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, destaquem-se os trabalhos de Tardif (2002), Sacristan (1999), Nóvoa (1999), Ibernón (1999), dentre outros sobre formação inicial e continuada do docente; os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) sobre a mediação da leitura no ensino fundamental II; Bakhtin (1992), Marchuschi (2008), Schnewly e Dolz (2004) sobre a importância dos gêneros textuais e do trabalho a partir da adoção de sequências didáticas para a mediação da leitura e produção textual por alunos do ensino fundamental II. Concluímos que os cursos de formação docente em nível inicial e continuado, aqui no caso, especialmente em língua portuguesa, precisam investir em ações que evidenciem a importância dos usos dos gêneros textuais e da adoção de sequências didáticas como recursos indispensáveis a reconfigurações das práticas de leitura e produção textual por alunos e professores, especialmente no âmbito do ensino fundamental II.This dissertation deals with studies that emphasize the importance of initial and continuing teacher training, with focus on Portuguese Language. In general, we aim to present suggestions for the elaboration of a didactic-pedagogical intervention proposal, in the form of a course to train mediators of reading and production of textual genres, applicable to primary school teachers II. Specifically, we propose by the present investigation: to discuss, from a theoretical perspective, the importance of continuing education for teachers, especially those who work in basic education, mainly as mediators of reading; map, in the form of a memorial, significant moments of the formation and performance of the researcher from basic to post-graduate education and its implications for pedagogical practice; to analyze, from the theoretical bases assumed by the research and the presented memorial, how the initial and continued training strategies provided to the teachers of the basic education, especially to act as mediators of reading; to present suggestions for the elaboration of a didacticpedagogical intervention proposal, in the form of a course to train mediators of reading and production of textual genres, applicable to teachers of Elementary School II. The research is essentially of a qualitative nature. The theoretical bases sought were based on theoretical foundations on the importance of initial and continuing training for teaching, especially the Portuguese Language teacher. To that end, the works of Tardif (2002), Sacristan (1999), Nóvoa (1999), Ibernón (1999), among others, on initial and continuing teacher training; the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) on the mediation of reading in elementary education II; Bakhtin (1992), Marchuschi (2008), Schnewly and Dolz (2004) on the importance of textual genres and work from the adoption of didactic sequences for the mediation of reading and textual production by elementary school students II. We conclude that teacher training courses at the initial and continuing levels, especially in the Portuguese language, must invest in actions that highlight the importance of the uses of textual genres and the adoption of didactic sequences as indispensable resources for reconfiguration of reading practices and textual production by students and teachers, especially in the area of elementary education II.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, José Wanderley A. de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389PEREIRA, Hérica Paiva.MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.LOBO, Irinedes Alves de Araújo.2018-06-292019-02-26T17:21:06Z2019-02-262019-02-26T17:21:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2946LOBO, Irineides Alves de Araújo. Formação continuada e prática do professor: implicações para a mediação da leitura. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:40:13Zoai:localhost:riufcg/2946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:40:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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