Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Josilene Barbosa do.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2317
Resumo: O objetivo desta tese é analisar os motivos que orientam as práticas de consumo dos catadores de materiais recicláveis, considerando a capacidade restrita de consumo dos mesmos em consequência da realização de um trabalho mal remunerado e desqualificado socialmente, causador, também, de processos de estigmatização e invisibilidade social vivenciados por eles. A coleta de dados foi realizada em dois campos de pesquisa: nas cooperativas COTRAMARE (Cooperativa de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Campina Grande) e CATAMAIS (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande Ltda), ambas localizadas no município de Campina Grande – PB. Realizamos, especificamente, uma análise comparativa entre o trabalho de catação no “lixão” e nas ruas da cidade de Campina Grande – PB e o trabalho desenvolvido via cooperativas, particularmente, através da “Coleta Seletiva Solidária”, apontando aspectos positivos e negativos pertinentes aos diferentes espaços de exercício da referida função; problematizamos o trabalho de catador de materiais recicláveis e sua relação com os processos de estigmatização e invisibilidade social, constatando que a não incorporação das pré-condições para o reconhecimento social por parte do grupo de catadores, devido a uma socialização precária, irá colocá-los bastante longe da conquista de um efetivo respeito de seu trabalho e de si mesmos; investigamos, finalmente, sobre a formação da identidade dos catadores a partir da esfera do consumo, evidenciando, entretanto, que o trabalho ainda é importante na constituição de sua identidade. Os resultados da pesquisa nos mostraram que apesar das limitações financeiras enfrentadas pelos catadores, os mesmos são consumidores bastante ativos, considerando importante em suas vidas as práticas de consumo, principalmente por ser uma das formas deles se definirem e se identificarem. Também verificamos a existência de uma multiplicidade de motivações que poderiam fazer o catador consumir. No entanto, uma em particular se destacou na fala dos catadores, quando levamos em consideração o trabalho de catação de materiais recicláveis – trabalho desvalorizado socialmente, causador de estigma e desrespeito – e como o mesmo proporciona, aos catadores, uma identidade deteriorada e ambígua: é o consumo motivado pelo desejo de reconhecimento, status e visibilidade social, ou seja, o consumo fortalecendo identidades. Aqui, o consumo só pode ser do tipo ostentatório, pois há necessidade de exposição dos objetos, caracterizada pelos sentimentos de orgulho e poder, objetivando uma positividade e reconhecimento do trabalho de catador e de si mesmos, enquanto catadores.
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spelling Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento.The "donkey without a tail" in consumer society: invisibility, conspicuous consumption and recognition.Sociedade de consumoConsumo ostensivoInvisibilidade socialCatadores de materias recicláveisCatadores de lixoCooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Campina GrandeCooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais recicláveis de Campina Grande - CATAMAISColeta seletiva de lixoHabitus precárioConstituição de identidadesConsumo para reconhecimentoRecyclable waste pickersSocial InvisibilityGarbage collectorsGarbage Collectors CooperativeCiências Sociais.O objetivo desta tese é analisar os motivos que orientam as práticas de consumo dos catadores de materiais recicláveis, considerando a capacidade restrita de consumo dos mesmos em consequência da realização de um trabalho mal remunerado e desqualificado socialmente, causador, também, de processos de estigmatização e invisibilidade social vivenciados por eles. A coleta de dados foi realizada em dois campos de pesquisa: nas cooperativas COTRAMARE (Cooperativa de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Campina Grande) e CATAMAIS (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande Ltda), ambas localizadas no município de Campina Grande – PB. Realizamos, especificamente, uma análise comparativa entre o trabalho de catação no “lixão” e nas ruas da cidade de Campina Grande – PB e o trabalho desenvolvido via cooperativas, particularmente, através da “Coleta Seletiva Solidária”, apontando aspectos positivos e negativos pertinentes aos diferentes espaços de exercício da referida função; problematizamos o trabalho de catador de materiais recicláveis e sua relação com os processos de estigmatização e invisibilidade social, constatando que a não incorporação das pré-condições para o reconhecimento social por parte do grupo de catadores, devido a uma socialização precária, irá colocá-los bastante longe da conquista de um efetivo respeito de seu trabalho e de si mesmos; investigamos, finalmente, sobre a formação da identidade dos catadores a partir da esfera do consumo, evidenciando, entretanto, que o trabalho ainda é importante na constituição de sua identidade. Os resultados da pesquisa nos mostraram que apesar das limitações financeiras enfrentadas pelos catadores, os mesmos são consumidores bastante ativos, considerando importante em suas vidas as práticas de consumo, principalmente por ser uma das formas deles se definirem e se identificarem. Também verificamos a existência de uma multiplicidade de motivações que poderiam fazer o catador consumir. No entanto, uma em particular se destacou na fala dos catadores, quando levamos em consideração o trabalho de catação de materiais recicláveis – trabalho desvalorizado socialmente, causador de estigma e desrespeito – e como o mesmo proporciona, aos catadores, uma identidade deteriorada e ambígua: é o consumo motivado pelo desejo de reconhecimento, status e visibilidade social, ou seja, o consumo fortalecendo identidades. Aqui, o consumo só pode ser do tipo ostentatório, pois há necessidade de exposição dos objetos, caracterizada pelos sentimentos de orgulho e poder, objetivando uma positividade e reconhecimento do trabalho de catador e de si mesmos, enquanto catadores.The aim of this thesis is to analyze the motives that guide the consumption practices of collectors of recyclable material, considering the restricted purchasing power as a result of their poorly paid and socially disqualified job, which also causes the processes of stigmatization and social invisibility experienced by them. Data collection was conducted in two research fields: COTRAMARE Cooperatives (Cooperative of Recycling Workers of Campina Grande) and CATAMAIS (Cooperative of Male and Female Collectors of Recyclable Materials of Campina Grande Ltda), both located in Campina Grande - PB. We did, specifically, a comparative analysis between the work of picking the trash in landfills sites and in the streets of Campina Grande - PB and working through cooperatives, particularly through the "Joint Selective Collection," pointing out relevant strengths and weaknesses of these different spaces for this job; we formulated the framework of the problem of the collector of recyclable materials work and its relation to the processes of stigmatization and social invisibility, noting that a non-incorporation of pre-conditions for social recognition by the group of collectors, due to a poor socialization, will place them very far from achieving an effective respect for their work and for themselves; we investigated, finally, about the identity formation of the collectors from the sphere of consumption, highlighting, however, that the work is still important in the formation of their identity. The survey results showed us that, despite the financial constraints faced by the collectors, they are very active consumers, considering consumption practices important in their lives, mainly because it is one way to define them and to feel that they can relate to something. We also verified the existence of a multiplicity of motivations that could make the collector consume. However, one motivation in particular stood out in the speech of the collectors, when we consider the work of scavenging recyclable materials – a socially devalued job, that causes stigma and disrespect - and how it provides to collectors a degenerated and ambiguous identity: consumption is motivated by the desire for recognition, status and social visibility, i.e., the consumption strengthening identities. In this case, consumption can be the conspicuous type, because there is need for exposure of objects, characterized by feelings of pride and power, aiming positivity and recognition of the work of scavengers and of themselves as collectors.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGRETONDAR, Anderson Moebus.RETONDAR, A. M.http://lattes.cnpq.br/2015331505089334OLIVEIRA, Roberto Veras de.BRITO, Simone Magalhães.PORTILHO, Maria de Fátima Ferreira.NASCIMENTO, Josilene Barbosa do.20122018-11-30T15:47:40Z2018-11-302018-11-30T15:47:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2317NASCIMENTO, Josilene Barbosa do. Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento. 2012. 228f. 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