Narrativas em estátuas e bustos de Campina Grande: a monumentalização dos sujeitos como invenção da vocação política.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Amanda Luiza Freire de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARROS FILHO, Mauro Normando Macedo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35218
Resumo: Em Campina Grande, alguns monumentos homenageiam pessoas. Ao refletir-se sobre isso, parte-se da hipótese de que a narrativa oficial personificante em memoriais públicos da cidade se caracteriza como uma estratégia de invenção de uma vocação política que, curiosamente, se manifesta na elite da cidade e no universo masculino e familiar, já que os homenageados são ex-prefeitos, vereadores, empresários, juristas e militares. O objetivo foi analisar a patrimonialização de sujeitos em estátuas e bustos e identificar o perfil dos homenageados a partir dos Projetos de Leis que oficializam a homenagem. Encontram-se nesses documentos traços do mundo sensível, relações de poder, motivações, emoções e registros de subjetividades que forjaram um lugar de produção de homens protagonistas da política local e supostos merecedores de serem sacralizados em espaços da memória pública. Parte-se de um diálogo teórico com Durval Muniz (2019) sobre patrimônio, memória, monumento e subjetivação; a democratização da memória e o conceito de lugares de memória em Le Goff (2012) e Pierre Nora (1993); a formação das almas em Murilo de Carvalho (2002), a fabricação da memória em Michael Pollak (1992) e apropriação em Michel de Certeau (1994). Foram encontrados 27(vinte e sete) Projetos de Leis arquivados na Câmara Municipal de Campina Grande referentes a ereção de estátuas e bustos, todos datados entre o início do século XX e início do século XXI. Como resultado, a pesquisa revelou a existência de uma política de monumentalização que prioriza uma memória familiar, elitista e masculina em detrimento de uma memória coletiva, plural e popular.
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