A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas., SILVA, Fagner Veloso da.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
Resumo: Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.
id UFCG_094278ada5e11b5563f534a1908f785f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35858
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity.Educação campesinaIdentidade da criança campesinaCrianças campesinas - identidadeEducação do CampoAprendizagemEscolaQueimadas - PB - rede municipal de ensinoPeasant educationIdentity of the peasant childPeasant children - identityCountryside EducationLearningSchoolQueimadas - PB - municipal education networkEducação.Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.The purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature, was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the right to an educaton for our students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-03T13:22:56Z2024-06-032024-06-03T13:22:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858porMIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.SILVA, Fagner Veloso da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T13:23:28Zoai:localhost:riufcg/35858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T13:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity.
title A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
spellingShingle A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
Educação campesina
Identidade da criança campesina
Crianças campesinas - identidade
Educação do Campo
Aprendizagem
Escola
Queimadas - PB - rede municipal de ensino
Peasant education
Identity of the peasant child
Peasant children - identity
Countryside Education
Learning
School
Queimadas - PB - municipal education network
Educação.
title_short A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
title_full A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
title_fullStr A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
title_full_unstemmed A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
title_sort A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
author MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
author_facet MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
SILVA, Fagner Veloso da.
author_role author
author2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
SILVA, Fagner Veloso da.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
SILVA, Fagner Veloso da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação campesina
Identidade da criança campesina
Crianças campesinas - identidade
Educação do Campo
Aprendizagem
Escola
Queimadas - PB - rede municipal de ensino
Peasant education
Identity of the peasant child
Peasant children - identity
Countryside Education
Learning
School
Queimadas - PB - municipal education network
Educação.
topic Educação campesina
Identidade da criança campesina
Crianças campesinas - identidade
Educação do Campo
Aprendizagem
Escola
Queimadas - PB - rede municipal de ensino
Peasant education
Identity of the peasant child
Peasant children - identity
Countryside Education
Learning
School
Queimadas - PB - municipal education network
Educação.
description Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-06-03T13:22:56Z
2024-06-03
2024-06-03T13:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
identifier_str_mv MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623016345600