A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
Resumo: | Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos. |
id |
UFCG_094278ada5e11b5563f534a1908f785f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35858 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança.Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity.Educação campesinaIdentidade da criança campesinaCrianças campesinas - identidadeEducação do CampoAprendizagemEscolaQueimadas - PB - rede municipal de ensinoPeasant educationIdentity of the peasant childPeasant children - identityCountryside EducationLearningSchoolQueimadas - PB - municipal education networkEducação.Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos.The purpose of this experiment was to report a lived experience in a school in the city of Queimadas-PB. The main motvaton was the lacv of contents that would relect on the importance of the valorizaton and constructon of the identty of the students of the feld . In this perspectve, the present worv seevs to understand how the process of building the identty of the rural children, as well as to mave a brief historical rescue, conceptualizing the educaton of the countryside, reportng its achievements, struggles and challenges, stressing the importance of considering the context of the reality of students in the context of teaching and learning. The research, of an acton-research nature, was carried out in a quant-qualitatve perspectve, through the pedagogical interventons during the classes. The results showed that the experience was that despite the difcultes encountered, teachers and students in the feld are building a school capable of changing their livesr that these schools provide the students with training for citzenship, valuing their origins and the importance of the feld for the country, showing that the teacher of the feld must develop a pedagogical practce considering the specifcites of children so that only then can we guarantee the right to an educaton for our students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-03T13:22:56Z2024-06-032024-06-03T13:22:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858porMIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa.ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.SILVA, Fagner Veloso da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-03T13:23:28Zoai:localhost:riufcg/35858Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-03T13:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Peasant education and its relationship with the construction and valorization of the child's identity. |
title |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
spellingShingle |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. Educação campesina Identidade da criança campesina Crianças campesinas - identidade Educação do Campo Aprendizagem Escola Queimadas - PB - rede municipal de ensino Peasant education Identity of the peasant child Peasant children - identity Countryside Education Learning School Queimadas - PB - municipal education network Educação. |
title_short |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
title_full |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
title_fullStr |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
title_full_unstemmed |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
title_sort |
A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. |
author |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. |
author_facet |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Fagner Veloso da. |
author_role |
author |
author2 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Fagner Veloso da. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. SILVA, Fagner Veloso da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação campesina Identidade da criança campesina Crianças campesinas - identidade Educação do Campo Aprendizagem Escola Queimadas - PB - rede municipal de ensino Peasant education Identity of the peasant child Peasant children - identity Countryside Education Learning School Queimadas - PB - municipal education network Educação. |
topic |
Educação campesina Identidade da criança campesina Crianças campesinas - identidade Educação do Campo Aprendizagem Escola Queimadas - PB - rede municipal de ensino Peasant education Identity of the peasant child Peasant children - identity Countryside Education Learning School Queimadas - PB - municipal education network Educação. |
description |
Este trabalho tem como fnalidade relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. A experiência teve como principal motvaaço a escassez de conteúdos que propiciem uma relexço sobre a importnncia da valorizaaço e construaço da identdade dos alunos do campo. Nesta perspectva, o presente trabalho busca compreender como acontece o processo de construaço da identdade das crianaas do campo (campesinas), como também fazer um breve resgate histórico, conceituando a Educaaço do Campo, relatando suas conquistas, lutas e desafos, ressaltando a importnncia de se considerar o contexto da realidade dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza pesquisa-aaço, foi realizada numa perspectva quantqualitatva, através das intervena,es pedagógicas durante as aulas. Os resultados demonstraram que, apesar das difculdades encontradas, os professores e alunos do campo estço construindo uma escola capaz de mudar suas vidasr que estas escolas propiciam aos educandos formaaço para a cidadania, valorizando suas origens e a importnncia do campo para o país, mostrando que o professor do campo deve desenvolver uma prátca pedagógica considerando as especifcidades das crianaas para que, só assim, possamos garantr o direito de uma educaaço pública de qualidade para nossos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-06-03T13:22:56Z 2024-06-03 2024-06-03T13:22:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Gislayne Aparecida Barbosa; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Fagner Veloso da. A educação campesina e sua relação com a construção e valorização da identidade da criança. Revista Educação Inclusiva - REIN - Campina Grande. n.4, v.6, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623016345600 |