A formação do pedagogo e a prática bilíngue na educação de surdos na escola inclusiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTRELA, Maria Ozelita Limeira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5131
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a formação do pedagogo e a relação deste conhecimento para a atuação nas classes inclusivas com surdos em uma escola pública da Cidade de Cajazeiras, na Paraíba. A pesquisa traz reflexões sobre a formação docente e as práticas educacionais para o atendimento da diferença linguística do surdo, considerando a perspectiva bilíngue. Para tanto, buscamos planear, inicialmente, a visão histórica da educação de surdo visando delinear a formação do educador diante da proposta educacional vigente em cada época, até a constituição do papel deste profissional na educação atual no Brasil. Com isso, identificamos as habilidades e os conhecimentos necessários, para desenvolver práticas inclusivas. Para alcançar tais objetivos o trabalho fizemos, em um primeiro momento, através de uma pesquisa documental, na qual analisamos que apesar dos métodos de ensino dos surdos passarem por mudanças, ainda é necessário rever alguns conceitos e práticas, para que desta forma, as crianças surdas estejam incluídas no ambiente escolar. Em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, coletando dados, através de uma entrevista com a gestora da escola e com as docentes que atuam com o aluno surdo. Percebemos, desta forma, vários desafios existentes que dificultam a aprendizagem do aluno surdo, como a falta a formação docente, as barreiras atitudinais, a escassez de materiais, a ausência do profissional de apoio, o intérprete da Libras, mediando a comunicação e o desconhecimento do professor sobre o desenvolvimento da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Deste modo, consideramos que o docente busca estratégias para atender a diversidade linguística do surdo para promover uma proposta bilíngue para surdos nas escolas. Por esta razão, é preciso investir na discussão de estratégias sobre o uso da Libras e da Língua Portuguesa para que os educadores implementem ações que favoreçam o aprendizado do surdo nas classes inclusivas.
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Para tanto, buscamos planear, inicialmente, a visão histórica da educação de surdo visando delinear a formação do educador diante da proposta educacional vigente em cada época, até a constituição do papel deste profissional na educação atual no Brasil. Com isso, identificamos as habilidades e os conhecimentos necessários, para desenvolver práticas inclusivas. Para alcançar tais objetivos o trabalho fizemos, em um primeiro momento, através de uma pesquisa documental, na qual analisamos que apesar dos métodos de ensino dos surdos passarem por mudanças, ainda é necessário rever alguns conceitos e práticas, para que desta forma, as crianças surdas estejam incluídas no ambiente escolar. Em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, coletando dados, através de uma entrevista com a gestora da escola e com as docentes que atuam com o aluno surdo. Percebemos, desta forma, vários desafios existentes que dificultam a aprendizagem do aluno surdo, como a falta a formação docente, as barreiras atitudinais, a escassez de materiais, a ausência do profissional de apoio, o intérprete da Libras, mediando a comunicação e o desconhecimento do professor sobre o desenvolvimento da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Deste modo, consideramos que o docente busca estratégias para atender a diversidade linguística do surdo para promover uma proposta bilíngue para surdos nas escolas. Por esta razão, é preciso investir na discussão de estratégias sobre o uso da Libras e da Língua Portuguesa para que os educadores implementem ações que favoreçam o aprendizado do surdo nas classes inclusivas.This paper aims to analyze the pedagogue formation and the relation of its knowledge for the acting in inclusive classes with deaf people at a public school located in Cajazeiras city, Paraíba. The research brings reflections on teacher education and the educational practices to attend the linguistic difference of the deaf person, considering a bilingual perspective. To do so, we seek to initially plan a historical view of education in the world, a formation of the educator in the face of the educational proposal in force at each time, to a constitution of the role of work in the current education in Brazil. Thus, we identify as skills and knowledge are requisites to develop inclusive practices. However, it is necessary to review some concepts and practices, so that as deaf children get included in the school environment. In a second moment, we conducted a field survey, collecting data, through an interview with a school manager and with teachers who work with the deaf student. We perceive, thusly, so many delays thatmakes difficult the learning of the deaf student, such as lack in teacher formation, attitudinal barriers, lack of materials, an absence of the support professional, as the interpreter of Libras, mediating communication and lack of knowledgge of the teacher on the development of Portuguese language as a second language for deaf people. Thus, we consider that the teacher seeks strategies to attend the linguistic diversity of the deaf person to promote a bilingual proposal for the deaf student at the schools. Thence, it is necessary to invest in the strategy discussion on the use of Libra and Portuguese Language, so that the educators would implement actions that favor the learning of the deaf person in inclusive classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊ, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. 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