Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 |
Resumo: | As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro. |
id |
UFCG_0aff604d46e2bcb48d3b6f12c39ea867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29526 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3Estudo de percepção - alunos de ensino médioUnidades de conservaçãoRio Taperoá - Educação de Jovens e AdultosPirâmide alimentarRecurso didático - pirâmide alimentarEducação ambiental - bioma caatingaBioma caatingaSistema agrossilvopastoril - Cariri ParaibanoCariri Paraibano - sistema agrossilvopastorilSumé - PB - educação continuada de professoresPercepção ambientalVídeos educativos - produçãoHorto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PBCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da BicaEducação ambiental sustentávelEducação planetáriaEspaços não formais de educabilidade no semiáridoBacia Hidrográfica do Rio Apodi-MossoróStudy of perception - high school studentsConservation unitsRio Taperoá - Youth and Adult EducationFood pyramidDidactic resource - food pyramidEnvironmental education - caatinga biomeCaatinga biomeAgrosilvopastoral system - Cariri ParaibanoCariri Paraiba - agrosilvopastoral systemSumé - PB - continuing education for teachersEnvironmental perceptionEducational videos - productionOlho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PBCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da BicaSustainable environmental educationPlanetary educationNon-formal educational spaces in the semi-arid regionNon-formal educational spaces in the semi-arid regionEstudio de la percepción - estudiantes de secundariaUnidades de conservaciónRio Taperoá - Educación de Jóvenes y AdultosPirámide de los alimentosRecurso didáctico - pirámide alimenticiaEducación ambiental - bioma caatingaSistema agrosilvopastoril - Cariri ParaibanoSumé - PB - formación continua para profesoresPercepción ambientalVideos educativos - producciónJardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PBEducación ambiental sostenibleEducación planetariaEspacios educativos no formales en la región semiáridaCuenca del río Apodi-MossoróÉtude de la perception - lycéensUnités de conservationRio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultesPyramide alimentaireRessource didactique - pyramide alimentaireEducation environnementale - biome caatingaSystème agrosylvopastoral - Cariri ParaibanoCariri Paraiba - système agrosylvopastoralSumé - PB - formation continue des enseignantsPerception environnementaleVidéos éducatives - productionJardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PBÉducation à l'environnement durableÉducation planétaireEspaces éducatifs non formels dans la région semi-arideBassin de la rivière Apodi-MossoróEcologiaAs marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-02T20:27:37Z2023-05-022023-05-02T20:27:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526porLACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.ALCÂNTARA, Hugo Morais de.FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.LIMA, João Paulo Pereira de.SILVA, Karlla Karen da.FARIAS, Maria José Félix de.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.RUFFO, Thiago Leite de Melo.FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.COELHO, Maria José Lins.FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.ANDRADE, Maria Francisca Alves de.SOUSA, Eliana Pereira de.COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.SANTOS, Maria Alcântara dos.ALENCAR, Rosana Ferreira de.MACHADO, Myller Gomes.ABÍLIO, Francisco José Pegado.ARAÚJO, Pedro Jorge de.FLORENTINO, Hugo da Silva.MELO, Demmya Haryssam Menezes.SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.MELO, Déborah Kelly Menezes.CAVALCANTE, Fabrício André Lima.SANTOS, José Estrela dos.SALES, Luciano Leal de Morais.CUNHA, Fernando Antonio Portela da.SOUSA, Ana Paula Moisés de.AMADOR, Vinícius Costa.CAMPOS, Magnólia de Araújo.SILVA, Messias Alexandre Ramos da.FARIAS, Maria José Félix de.OLIVEIRA, Djane de Fátima.MELO, Ismael Fernandes de.CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.LIMA, Álamo Kário de.ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.SILVA, José Walter da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T21:15:59Zoai:localhost:riufcg/29526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T21:15:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3 |
title |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
spellingShingle |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 LACERDA, Alecksandra Vieira de. Estudo de percepção - alunos de ensino médio Unidades de conservação Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos Pirâmide alimentar Recurso didático - pirâmide alimentar Educação ambiental - bioma caatinga Bioma caatinga Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril Sumé - PB - educação continuada de professores Percepção ambiental Vídeos educativos - produção Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Educação ambiental sustentável Educação planetária Espaços não formais de educabilidade no semiárido Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró Study of perception - high school students Conservation units Rio Taperoá - Youth and Adult Education Food pyramid Didactic resource - food pyramid Environmental education - caatinga biome Caatinga biome Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system Sumé - PB - continuing education for teachers Environmental perception Educational videos - production Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Sustainable environmental education Planetary education Non-formal educational spaces in the semi-arid region Non-formal educational spaces in the semi-arid region Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria Unidades de conservación Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos Pirámide de los alimentos Recurso didáctico - pirámide alimenticia Educación ambiental - bioma caatinga Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano Sumé - PB - formación continua para profesores Percepción ambiental Videos educativos - producción Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Educación ambiental sostenible Educación planetaria Espacios educativos no formales en la región semiárida Cuenca del río Apodi-Mossoró Étude de la perception - lycéens Unités de conservation Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes Pyramide alimentaire Ressource didactique - pyramide alimentaire Education environnementale - biome caatinga Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral Sumé - PB - formation continue des enseignants Perception environnementale Vidéos éducatives - production Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB Éducation à l'environnement durable Éducation planétaire Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride Bassin de la rivière Apodi-Mossoró Ecologia |
title_short |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
title_full |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
title_fullStr |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
title_full_unstemmed |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
title_sort |
Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3 |
author |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
author_facet |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. GOMES, Azenate Campos. ALCÂNTARA, Hugo Morais de. FRAGOSO, Maria da Glória Lopes. LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karen da. FARIAS, Maria José Félix de. BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira. RUFFO, Thiago Leite de Melo. FERREIRA, Maria da Conceição da Silva. COELHO, Maria José Lins. FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. ANDRADE, Maria Francisca Alves de. SOUSA, Eliana Pereira de. COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. SANTOS, Maria Alcântara dos. ALENCAR, Rosana Ferreira de. MACHADO, Myller Gomes. ABÍLIO, Francisco José Pegado. ARAÚJO, Pedro Jorge de. FLORENTINO, Hugo da Silva. MELO, Demmya Haryssam Menezes. SILVA, Renata Patrícia Fablicio da. MELO, Déborah Kelly Menezes. CAVALCANTE, Fabrício André Lima. SANTOS, José Estrela dos. SALES, Luciano Leal de Morais. CUNHA, Fernando Antonio Portela da. SOUSA, Ana Paula Moisés de. AMADOR, Vinícius Costa. CAMPOS, Magnólia de Araújo. SILVA, Messias Alexandre Ramos da. OLIVEIRA, Djane de Fátima. MELO, Ismael Fernandes de. CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera. LIMA, Álamo Kário de. ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz. SILVA, José Walter da. |
author_role |
author |
author2 |
GOMES, Azenate Campos. ALCÂNTARA, Hugo Morais de. FRAGOSO, Maria da Glória Lopes. LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karen da. FARIAS, Maria José Félix de. BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira. RUFFO, Thiago Leite de Melo. FERREIRA, Maria da Conceição da Silva. COELHO, Maria José Lins. FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. ANDRADE, Maria Francisca Alves de. SOUSA, Eliana Pereira de. COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. SANTOS, Maria Alcântara dos. ALENCAR, Rosana Ferreira de. MACHADO, Myller Gomes. ABÍLIO, Francisco José Pegado. ARAÚJO, Pedro Jorge de. FLORENTINO, Hugo da Silva. MELO, Demmya Haryssam Menezes. SILVA, Renata Patrícia Fablicio da. MELO, Déborah Kelly Menezes. CAVALCANTE, Fabrício André Lima. SANTOS, José Estrela dos. SALES, Luciano Leal de Morais. CUNHA, Fernando Antonio Portela da. SOUSA, Ana Paula Moisés de. AMADOR, Vinícius Costa. CAMPOS, Magnólia de Araújo. SILVA, Messias Alexandre Ramos da. OLIVEIRA, Djane de Fátima. MELO, Ismael Fernandes de. CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera. LIMA, Álamo Kário de. ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz. SILVA, José Walter da. |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Alecksandra Vieira de. GOMES, Azenate Campos. ALCÂNTARA, Hugo Morais de. FRAGOSO, Maria da Glória Lopes. LIMA, João Paulo Pereira de. SILVA, Karlla Karen da. FARIAS, Maria José Félix de. BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira. RUFFO, Thiago Leite de Melo. FERREIRA, Maria da Conceição da Silva. COELHO, Maria José Lins. FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar. ANDRADE, Maria Francisca Alves de. SOUSA, Eliana Pereira de. COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da. SANTOS, Maria Alcântara dos. ALENCAR, Rosana Ferreira de. MACHADO, Myller Gomes. ABÍLIO, Francisco José Pegado. ARAÚJO, Pedro Jorge de. FLORENTINO, Hugo da Silva. MELO, Demmya Haryssam Menezes. SILVA, Renata Patrícia Fablicio da. MELO, Déborah Kelly Menezes. CAVALCANTE, Fabrício André Lima. SANTOS, José Estrela dos. SALES, Luciano Leal de Morais. CUNHA, Fernando Antonio Portela da. SOUSA, Ana Paula Moisés de. AMADOR, Vinícius Costa. CAMPOS, Magnólia de Araújo. SILVA, Messias Alexandre Ramos da. FARIAS, Maria José Félix de. OLIVEIRA, Djane de Fátima. MELO, Ismael Fernandes de. CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera. LIMA, Álamo Kário de. ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz. SILVA, José Walter da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de percepção - alunos de ensino médio Unidades de conservação Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos Pirâmide alimentar Recurso didático - pirâmide alimentar Educação ambiental - bioma caatinga Bioma caatinga Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril Sumé - PB - educação continuada de professores Percepção ambiental Vídeos educativos - produção Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Educação ambiental sustentável Educação planetária Espaços não formais de educabilidade no semiárido Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró Study of perception - high school students Conservation units Rio Taperoá - Youth and Adult Education Food pyramid Didactic resource - food pyramid Environmental education - caatinga biome Caatinga biome Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system Sumé - PB - continuing education for teachers Environmental perception Educational videos - production Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Sustainable environmental education Planetary education Non-formal educational spaces in the semi-arid region Non-formal educational spaces in the semi-arid region Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria Unidades de conservación Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos Pirámide de los alimentos Recurso didáctico - pirámide alimenticia Educación ambiental - bioma caatinga Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano Sumé - PB - formación continua para profesores Percepción ambiental Videos educativos - producción Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Educación ambiental sostenible Educación planetaria Espacios educativos no formales en la región semiárida Cuenca del río Apodi-Mossoró Étude de la perception - lycéens Unités de conservation Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes Pyramide alimentaire Ressource didactique - pyramide alimentaire Education environnementale - biome caatinga Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral Sumé - PB - formation continue des enseignants Perception environnementale Vidéos éducatives - production Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB Éducation à l'environnement durable Éducation planétaire Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride Bassin de la rivière Apodi-Mossoró Ecologia |
topic |
Estudo de percepção - alunos de ensino médio Unidades de conservação Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos Pirâmide alimentar Recurso didático - pirâmide alimentar Educação ambiental - bioma caatinga Bioma caatinga Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril Sumé - PB - educação continuada de professores Percepção ambiental Vídeos educativos - produção Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Educação ambiental sustentável Educação planetária Espaços não formais de educabilidade no semiárido Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró Study of perception - high school students Conservation units Rio Taperoá - Youth and Adult Education Food pyramid Didactic resource - food pyramid Environmental education - caatinga biome Caatinga biome Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system Sumé - PB - continuing education for teachers Environmental perception Educational videos - production Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica Sustainable environmental education Planetary education Non-formal educational spaces in the semi-arid region Non-formal educational spaces in the semi-arid region Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria Unidades de conservación Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos Pirámide de los alimentos Recurso didáctico - pirámide alimenticia Educación ambiental - bioma caatinga Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano Sumé - PB - formación continua para profesores Percepción ambiental Videos educativos - producción Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB Educación ambiental sostenible Educación planetaria Espacios educativos no formales en la región semiárida Cuenca del río Apodi-Mossoró Étude de la perception - lycéens Unités de conservation Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes Pyramide alimentaire Ressource didactique - pyramide alimentaire Education environnementale - biome caatinga Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral Sumé - PB - formation continue des enseignants Perception environnementale Vidéos éducatives - production Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB Éducation à l'environnement durable Éducation planétaire Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride Bassin de la rivière Apodi-Mossoró Ecologia |
description |
As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2023-05-02T20:27:37Z 2023-05-02 2023-05-02T20:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744574522851328 |