Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GOMES, Azenate Campos., ALCÂNTARA, Hugo Morais de., FRAGOSO, Maria da Glória Lopes., LIMA, João Paulo Pereira de., SILVA, Karlla Karen da., FARIAS, Maria José Félix de., BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento., MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira., RUFFO, Thiago Leite de Melo., FERREIRA, Maria da Conceição da Silva., COELHO, Maria José Lins., FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar., ANDRADE, Maria Francisca Alves de., SOUSA, Eliana Pereira de., COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da., SANTOS, Maria Alcântara dos., ALENCAR, Rosana Ferreira de., MACHADO, Myller Gomes., ABÍLIO, Francisco José Pegado., ARAÚJO, Pedro Jorge de., FLORENTINO, Hugo da Silva., MELO, Demmya Haryssam Menezes., SILVA, Renata Patrícia Fablicio da., MELO, Déborah Kelly Menezes., CAVALCANTE, Fabrício André Lima., SANTOS, José Estrela dos., SALES, Luciano Leal de Morais., CUNHA, Fernando Antonio Portela da., SOUSA, Ana Paula Moisés de., AMADOR, Vinícius Costa., CAMPOS, Magnólia de Araújo., SILVA, Messias Alexandre Ramos da., OLIVEIRA, Djane de Fátima., MELO, Ismael Fernandes de., CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera., LIMA, Álamo Kário de., ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz., SILVA, José Walter da.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
Resumo: As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.
id UFCG_0aff604d46e2bcb48d3b6f12c39ea867
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29526
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3Estudo de percepção - alunos de ensino médioUnidades de conservaçãoRio Taperoá - Educação de Jovens e AdultosPirâmide alimentarRecurso didático - pirâmide alimentarEducação ambiental - bioma caatingaBioma caatingaSistema agrossilvopastoril - Cariri ParaibanoCariri Paraibano - sistema agrossilvopastorilSumé - PB - educação continuada de professoresPercepção ambientalVídeos educativos - produçãoHorto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PBCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da BicaEducação ambiental sustentávelEducação planetáriaEspaços não formais de educabilidade no semiáridoBacia Hidrográfica do Rio Apodi-MossoróStudy of perception - high school studentsConservation unitsRio Taperoá - Youth and Adult EducationFood pyramidDidactic resource - food pyramidEnvironmental education - caatinga biomeCaatinga biomeAgrosilvopastoral system - Cariri ParaibanoCariri Paraiba - agrosilvopastoral systemSumé - PB - continuing education for teachersEnvironmental perceptionEducational videos - productionOlho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PBCuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da BicaSustainable environmental educationPlanetary educationNon-formal educational spaces in the semi-arid regionNon-formal educational spaces in the semi-arid regionEstudio de la percepción - estudiantes de secundariaUnidades de conservaciónRio Taperoá - Educación de Jóvenes y AdultosPirámide de los alimentosRecurso didáctico - pirámide alimenticiaEducación ambiental - bioma caatingaSistema agrosilvopastoril - Cariri ParaibanoSumé - PB - formación continua para profesoresPercepción ambientalVideos educativos - producciónJardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PBEducación ambiental sostenibleEducación planetariaEspacios educativos no formales en la región semiáridaCuenca del río Apodi-MossoróÉtude de la perception - lycéensUnités de conservationRio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultesPyramide alimentaireRessource didactique - pyramide alimentaireEducation environnementale - biome caatingaSystème agrosylvopastoral - Cariri ParaibanoCariri Paraiba - système agrosylvopastoralSumé - PB - formation continue des enseignantsPerception environnementaleVidéos éducatives - productionJardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PBÉducation à l'environnement durableÉducation planétaireEspaces éducatifs non formels dans la région semi-arideBassin de la rivière Apodi-MossoróEcologiaAs marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-02T20:27:37Z2023-05-022023-05-02T20:27:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526porLACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.ALCÂNTARA, Hugo Morais de.FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.LIMA, João Paulo Pereira de.SILVA, Karlla Karen da.FARIAS, Maria José Félix de.BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.RUFFO, Thiago Leite de Melo.FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.COELHO, Maria José Lins.FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.ANDRADE, Maria Francisca Alves de.SOUSA, Eliana Pereira de.COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.SANTOS, Maria Alcântara dos.ALENCAR, Rosana Ferreira de.MACHADO, Myller Gomes.ABÍLIO, Francisco José Pegado.ARAÚJO, Pedro Jorge de.FLORENTINO, Hugo da Silva.MELO, Demmya Haryssam Menezes.SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.MELO, Déborah Kelly Menezes.CAVALCANTE, Fabrício André Lima.SANTOS, José Estrela dos.SALES, Luciano Leal de Morais.CUNHA, Fernando Antonio Portela da.SOUSA, Ana Paula Moisés de.AMADOR, Vinícius Costa.CAMPOS, Magnólia de Araújo.SILVA, Messias Alexandre Ramos da.FARIAS, Maria José Félix de.OLIVEIRA, Djane de Fátima.MELO, Ismael Fernandes de.CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.LIMA, Álamo Kário de.ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.SILVA, José Walter da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T21:15:59Zoai:localhost:riufcg/29526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T21:15:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
Potentialities of the caatinga biome: marks on coexistence and resistance, V.3
title Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
spellingShingle Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Estudo de percepção - alunos de ensino médio
Unidades de conservação
Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos
Pirâmide alimentar
Recurso didático - pirâmide alimentar
Educação ambiental - bioma caatinga
Bioma caatinga
Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano
Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril
Sumé - PB - educação continuada de professores
Percepção ambiental
Vídeos educativos - produção
Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Educação ambiental sustentável
Educação planetária
Espaços não formais de educabilidade no semiárido
Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
Study of perception - high school students
Conservation units
Rio Taperoá - Youth and Adult Education
Food pyramid
Didactic resource - food pyramid
Environmental education - caatinga biome
Caatinga biome
Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system
Sumé - PB - continuing education for teachers
Environmental perception
Educational videos - production
Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Sustainable environmental education
Planetary education
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria
Unidades de conservación
Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos
Pirámide de los alimentos
Recurso didáctico - pirámide alimenticia
Educación ambiental - bioma caatinga
Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano
Sumé - PB - formación continua para profesores
Percepción ambiental
Videos educativos - producción
Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Educación ambiental sostenible
Educación planetaria
Espacios educativos no formales en la región semiárida
Cuenca del río Apodi-Mossoró
Étude de la perception - lycéens
Unités de conservation
Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes
Pyramide alimentaire
Ressource didactique - pyramide alimentaire
Education environnementale - biome caatinga
Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral
Sumé - PB - formation continue des enseignants
Perception environnementale
Vidéos éducatives - production
Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB
Éducation à l'environnement durable
Éducation planétaire
Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride
Bassin de la rivière Apodi-Mossoró
Ecologia
title_short Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
title_full Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
title_fullStr Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
title_full_unstemmed Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
title_sort Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3
author LACERDA, Alecksandra Vieira de.
author_facet LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ALCÂNTARA, Hugo Morais de.
FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karen da.
FARIAS, Maria José Félix de.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.
RUFFO, Thiago Leite de Melo.
FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.
COELHO, Maria José Lins.
FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
ANDRADE, Maria Francisca Alves de.
SOUSA, Eliana Pereira de.
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
SANTOS, Maria Alcântara dos.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
MACHADO, Myller Gomes.
ABÍLIO, Francisco José Pegado.
ARAÚJO, Pedro Jorge de.
FLORENTINO, Hugo da Silva.
MELO, Demmya Haryssam Menezes.
SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.
MELO, Déborah Kelly Menezes.
CAVALCANTE, Fabrício André Lima.
SANTOS, José Estrela dos.
SALES, Luciano Leal de Morais.
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
SOUSA, Ana Paula Moisés de.
AMADOR, Vinícius Costa.
CAMPOS, Magnólia de Araújo.
SILVA, Messias Alexandre Ramos da.
OLIVEIRA, Djane de Fátima.
MELO, Ismael Fernandes de.
CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.
LIMA, Álamo Kário de.
ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.
SILVA, José Walter da.
author_role author
author2 GOMES, Azenate Campos.
ALCÂNTARA, Hugo Morais de.
FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karen da.
FARIAS, Maria José Félix de.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.
RUFFO, Thiago Leite de Melo.
FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.
COELHO, Maria José Lins.
FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
ANDRADE, Maria Francisca Alves de.
SOUSA, Eliana Pereira de.
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
SANTOS, Maria Alcântara dos.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
MACHADO, Myller Gomes.
ABÍLIO, Francisco José Pegado.
ARAÚJO, Pedro Jorge de.
FLORENTINO, Hugo da Silva.
MELO, Demmya Haryssam Menezes.
SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.
MELO, Déborah Kelly Menezes.
CAVALCANTE, Fabrício André Lima.
SANTOS, José Estrela dos.
SALES, Luciano Leal de Morais.
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
SOUSA, Ana Paula Moisés de.
AMADOR, Vinícius Costa.
CAMPOS, Magnólia de Araújo.
SILVA, Messias Alexandre Ramos da.
OLIVEIRA, Djane de Fátima.
MELO, Ismael Fernandes de.
CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.
LIMA, Álamo Kário de.
ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.
SILVA, José Walter da.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
ALCÂNTARA, Hugo Morais de.
FRAGOSO, Maria da Glória Lopes.
LIMA, João Paulo Pereira de.
SILVA, Karlla Karen da.
FARIAS, Maria José Félix de.
BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
MARACAJÁ, Maria Elizabeth Ramos da Silveira.
RUFFO, Thiago Leite de Melo.
FERREIRA, Maria da Conceição da Silva.
COELHO, Maria José Lins.
FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
ANDRADE, Maria Francisca Alves de.
SOUSA, Eliana Pereira de.
COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
SANTOS, Maria Alcântara dos.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
MACHADO, Myller Gomes.
ABÍLIO, Francisco José Pegado.
ARAÚJO, Pedro Jorge de.
FLORENTINO, Hugo da Silva.
MELO, Demmya Haryssam Menezes.
SILVA, Renata Patrícia Fablicio da.
MELO, Déborah Kelly Menezes.
CAVALCANTE, Fabrício André Lima.
SANTOS, José Estrela dos.
SALES, Luciano Leal de Morais.
CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
SOUSA, Ana Paula Moisés de.
AMADOR, Vinícius Costa.
CAMPOS, Magnólia de Araújo.
SILVA, Messias Alexandre Ramos da.
FARIAS, Maria José Félix de.
OLIVEIRA, Djane de Fátima.
MELO, Ismael Fernandes de.
CAMACHO, Ramiro Gustavo Valera.
LIMA, Álamo Kário de.
ALCÂNTARA NETO, Antônio Queiroz.
SILVA, José Walter da.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de percepção - alunos de ensino médio
Unidades de conservação
Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos
Pirâmide alimentar
Recurso didático - pirâmide alimentar
Educação ambiental - bioma caatinga
Bioma caatinga
Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano
Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril
Sumé - PB - educação continuada de professores
Percepção ambiental
Vídeos educativos - produção
Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Educação ambiental sustentável
Educação planetária
Espaços não formais de educabilidade no semiárido
Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
Study of perception - high school students
Conservation units
Rio Taperoá - Youth and Adult Education
Food pyramid
Didactic resource - food pyramid
Environmental education - caatinga biome
Caatinga biome
Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system
Sumé - PB - continuing education for teachers
Environmental perception
Educational videos - production
Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Sustainable environmental education
Planetary education
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria
Unidades de conservación
Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos
Pirámide de los alimentos
Recurso didáctico - pirámide alimenticia
Educación ambiental - bioma caatinga
Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano
Sumé - PB - formación continua para profesores
Percepción ambiental
Videos educativos - producción
Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Educación ambiental sostenible
Educación planetaria
Espacios educativos no formales en la región semiárida
Cuenca del río Apodi-Mossoró
Étude de la perception - lycéens
Unités de conservation
Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes
Pyramide alimentaire
Ressource didactique - pyramide alimentaire
Education environnementale - biome caatinga
Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral
Sumé - PB - formation continue des enseignants
Perception environnementale
Vidéos éducatives - production
Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB
Éducation à l'environnement durable
Éducation planétaire
Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride
Bassin de la rivière Apodi-Mossoró
Ecologia
topic Estudo de percepção - alunos de ensino médio
Unidades de conservação
Rio Taperoá - Educação de Jovens e Adultos
Pirâmide alimentar
Recurso didático - pirâmide alimentar
Educação ambiental - bioma caatinga
Bioma caatinga
Sistema agrossilvopastoril - Cariri Paraibano
Cariri Paraibano - sistema agrossilvopastoril
Sumé - PB - educação continuada de professores
Percepção ambiental
Vídeos educativos - produção
Horto Florestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Educação ambiental sustentável
Educação planetária
Espaços não formais de educabilidade no semiárido
Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró
Study of perception - high school students
Conservation units
Rio Taperoá - Youth and Adult Education
Food pyramid
Didactic resource - food pyramid
Environmental education - caatinga biome
Caatinga biome
Agrosilvopastoral system - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - agrosilvopastoral system
Sumé - PB - continuing education for teachers
Environmental perception
Educational videos - production
Olho D’água da Bica Forest Garden - Cuité - PB
Cuité - PB - Horto Florestal Olho D’água da Bica
Sustainable environmental education
Planetary education
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Non-formal educational spaces in the semi-arid region
Estudio de la percepción - estudiantes de secundaria
Unidades de conservación
Rio Taperoá - Educación de Jóvenes y Adultos
Pirámide de los alimentos
Recurso didáctico - pirámide alimenticia
Educación ambiental - bioma caatinga
Sistema agrosilvopastoril - Cariri Paraibano
Sumé - PB - formación continua para profesores
Percepción ambiental
Videos educativos - producción
Jardín Forestal Olho D’água da Bica - Cuité - PB
Educación ambiental sostenible
Educación planetaria
Espacios educativos no formales en la región semiárida
Cuenca del río Apodi-Mossoró
Étude de la perception - lycéens
Unités de conservation
Rio Taperoá - Éducation des jeunes et des adultes
Pyramide alimentaire
Ressource didactique - pyramide alimentaire
Education environnementale - biome caatinga
Système agrosylvopastoral - Cariri Paraibano
Cariri Paraiba - système agrosylvopastoral
Sumé - PB - formation continue des enseignants
Perception environnementale
Vidéos éducatives - production
Jardin forestier d'Olho D'água da Bica - Cuité - PB
Éducation à l'environnement durable
Éducation planétaire
Espaces éducatifs non formels dans la région semi-aride
Bassin de la rivière Apodi-Mossoró
Ecologia
description As marcas que definem o Bioma Caatinga vêm sendo edificadas pela sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente a riqueza cultural dos atores sociais da região. Neste ambiente ocorre o milagre da vida que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que estrategicamente fica dormente nos longos períodos de estiagem. Por seu aspecto desolador na maior parte do ano, é percebida por alguns como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a enxerga além da aparência, é um lugar mágico e encantador onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis. Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto Catingueiros que se orgulham de um patrimônio que não é apena seu, mas também de toda a humanidade. Assim, assumindo esta missão, foi executado o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga. Proposto como uma referência ao Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), o objetivo geral do evento foi promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais e difundir estratégias de convivência no Bioma Caatinga. Nesse sentido, considerando as suas significativas potencialidades, as quais devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em ações que busquem expor as riquezas dessa região. Os eixos temáticos ofertaram sustentação às questões centrais sobre convivência e resistência, direcionando assim as diretrizes para a construção dos trabalhos acadêmicos e científicos apresentados nos artigos deste livro. Portanto, o livro Potencialidades do Bioma Caatinga: marcas sobre convivência e resistência se configura como um instigante convite para um passeio através do tempo e do espaço pelas estradas da Caatinga no Semiárido Brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-05-02T20:27:37Z
2023-05-02
2023-05-02T20:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
identifier_str_mv LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; ALCÂNTARA, Hugo Morais de. (organizadores). Potencialidades do bioma caatinga: marcas sobre convivência e resistência, V.3. Ituiutaba: Barlavento, 2016. ISBN: 978-85-68066-33-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574522851328