Patrimônio Esquecidos: Irmãos na cor e na fé.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mariana Willendorff da Costa.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12795
Resumo: Preservar a memoria dos fatos, dos comportamentos, das pessoas, das ideiais e uma pratica da tradicao cultural que e portadora de referencias a identidade, acao e heran^a resguardada de diferentes grupos da sociedade. O reconhecimento e valorizacao dos patrimonios imateriais tern como objetivo manter o registro da memoria de bens culturais e de sua trajetoria, com intuito de preserva-los para geracoes futuras. Corroborando dessa ideia, buscamos analisar neste trabalho a atuacao da Irmandade do Rosario, Congos, Pontoes e Reisados, quais processos dinamicos formaram suas identidades afrodescendente no interior do sertao da Paraiba. As irmandades sao institui96es religiosas que, para funcionar precisavam da autoriza9ao do Estado e da Igreja. Seus integrantes apresentavam na Assembleia Legislativa Provincial um documento, denominado de Ordem de Compromisso, onde descreviam o estatuto e as inten9oes de sua confraria. Esses documentos, em conjunto com a analise das pesquisas bibliograficas e estudos da tradi9ao oral dos grupos, concluimos que as Irmandades eram um espa90 de luta e resistencia, onde o homem negro procurava reorganizar-se socialmente, reintegrando-se a sociedade, assumindo papeis que nao eram, exclusivamente, o de ser escravo. Essas concep9oes permearam a forma9ao cultural de Pombal - PB, o que nos levou a problematica da pesquisa que e entender o processo de desvaloriza9ao da cultura local. Com isso, nosso objetivo e avaliar se os grupos folcloricos sao considerados patrimonios imateriais da cidade, e que taticas de preserva9ao sao utilizadas no ambito das redoes sociais. Neste sentido, a monografia apresenta-se estruturada em tres capitulos. No primeiro, historiciza-se a forma9ao de Pombal - PB, sendo considera9oes necessarias para entender as redoes que se estabeleceram entre o processo de forma9ao da Irmandade do Rosario e o surgimento da cidade. No segundo capitulo, propoe-se discutir a cultura de matriz africana como ponto de analise das identidades construidas nos espa90S das Irmandades do Rosario que cultuam Santa Catolica no alto sertao paraibano. No terceiro capitulo, se estabelece um dialogo entre Cultura, Memoria e Patrimonio como substratos de uma constru9ao identitaria, assim pauta-se na possibilidade de pensar as manifesta9oes populares dos grupos como bem de valor que sao selecionados e consagrados enquanto patrimonio devem ser ressignificados e dessacralizados, ao serem considerados como uma pratica social que as novas gerações poderao descobrir seu valor simbolico e recriar no presente valores que os manterao vivos e pulsantes atraves de uma consciencia preservacionista que se pautara no desenvolvimento e na sustentabilidade, nao sendo mais patrimonios esquecidos no tempo.
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As irmandades sao institui96es religiosas que, para funcionar precisavam da autoriza9ao do Estado e da Igreja. Seus integrantes apresentavam na Assembleia Legislativa Provincial um documento, denominado de Ordem de Compromisso, onde descreviam o estatuto e as inten9oes de sua confraria. Esses documentos, em conjunto com a analise das pesquisas bibliograficas e estudos da tradi9ao oral dos grupos, concluimos que as Irmandades eram um espa90 de luta e resistencia, onde o homem negro procurava reorganizar-se socialmente, reintegrando-se a sociedade, assumindo papeis que nao eram, exclusivamente, o de ser escravo. Essas concep9oes permearam a forma9ao cultural de Pombal - PB, o que nos levou a problematica da pesquisa que e entender o processo de desvaloriza9ao da cultura local. Com isso, nosso objetivo e avaliar se os grupos folcloricos sao considerados patrimonios imateriais da cidade, e que taticas de preserva9ao sao utilizadas no ambito das redoes sociais. Neste sentido, a monografia apresenta-se estruturada em tres capitulos. No primeiro, historiciza-se a forma9ao de Pombal - PB, sendo considera9oes necessarias para entender as redoes que se estabeleceram entre o processo de forma9ao da Irmandade do Rosario e o surgimento da cidade. No segundo capitulo, propoe-se discutir a cultura de matriz africana como ponto de analise das identidades construidas nos espa90S das Irmandades do Rosario que cultuam Santa Catolica no alto sertao paraibano. No terceiro capitulo, se estabelece um dialogo entre Cultura, Memoria e Patrimonio como substratos de uma constru9ao identitaria, assim pauta-se na possibilidade de pensar as manifesta9oes populares dos grupos como bem de valor que sao selecionados e consagrados enquanto patrimonio devem ser ressignificados e dessacralizados, ao serem considerados como uma pratica social que as novas gerações poderao descobrir seu valor simbolico e recriar no presente valores que os manterao vivos e pulsantes atraves de uma consciencia preservacionista que se pautara no desenvolvimento e na sustentabilidade, nao sendo mais patrimonios esquecidos no tempo.Preserves the memory of facts, behaviors, people, the ideal is a practice of cultural tradition that carries references to identity, action and inheritance guarded from different groups in society. The recognition and valuation of intangible assets aim to keep record of cultural memory and its history, in order to preserve them for future generations. Corroborating this idea, in this paper we analyze the performance of the Brotherhood of the Rosary, Congos, Pontoons and Reisados, dynamic processes which formed their identities afrodescendant inside the backlands of Paraiba. The brotherhoods are religious institutions that needed to run the authorization of the State and the Church. Its members were the Provincial Legislature a document, called the Order of Commitment, which described the status and intentions of their fraternity. These documents, together with the analysis of literature searches and studies of the oral tradition of the groups, we conclude that the Brotherhoods were a space of struggle and resistance, where the black man tried to reorganize themselves socially reintegrating themselves into society, taking on roles that were not solely to be a slave. These conceptions permeated the cultural formation of Pombal - PB, which led us to the issue of research is to understand the process of devaluation of the local culture. Thus, our goal is to assess whether the folk groups are considered immaterial heritage of the city, and that preservation tactics are used in the context of social relations. In this sense, the present monograph is structured into three chapters. At first, historicizes the formation of Pombal - PB, and considerations necessary to understand the relationships that were established between the process of formation of the Brotherhood of the Rosary and the appearance of the city. The second chapter proposes to discuss the culture of African as a point of analysis of identities constructed in the spaces of the Rosary Confraternity who worship a Holy Catholic in the hinterland of Paraiba. The third chapter establishes a dialogue between Culture, Memory and Heritage as an identity construction substrates, so the agenda is the possibility of thinking the manifestations of popular groups as well that value is selected and should be recognized as assets and resignified desacralized , to be considered as a social practice that new generations will discover its symbolic value and recreate the present values that will keep them alive and pulsating consciousness through a preservationist who charted the development and sustainability, not being forgotten heritage in time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. 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