A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292 |
Resumo: | Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História. |
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A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura.Indigenous culture in the classroom: dialogues between History and Literature.Cultura indígena - sala de aulaHistória e LiteraturaMaterial didático e cultura indígenaVisão sobre povos indígenas - material didáticoLivro didático - representação de povos indígenasEducação etnico-racial - povos indígenasTemática indígena - sala de aulaIndigenous culture - classroomHistory and LiteratureDidactic material and indigenous cultureVision about indigenous peoples - teaching materialTextbook - representation of indigenous peoplesEthnic-racial education - indigenous peoplesIndigenous theme - classroomHistória.Educação.Este texto é resultado de uma pesquisa de Iniciação científica em andamento intitulada: A Cultura Indígena em Sala de Aula: Leituras Históricas e Literárias. Nosso objetivo é verificar de que modo a cultura indigena encontra inserção na sala de aula, a partir do material didático utilizado. A proposta é fazer uma discussão a partir da interface de saberes tais como a História e Literatura, para a partir deste diálogo refletir como a cultura indigena aparece nos textos literários. Na elaboração deste texto, fizemos uma pesquisa bibliográfica com intuito de fazer uma interface de saberes entre história e literatura, no propósito de verificar a elaboração da escrita da História, focalizando a visão elaborado dos povos indígenas, o que possibilita a construção de um novo sentido histórico sobre estes povos e a valorização deste grupo que é de primas importância para a História do nosso país. Observamos que, mesmo com a culminância da Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino das populações afro- brasileiras e indígenas, ainda existe pouco material didático produzido e conhecido sobre este tema para a escola, por isso se torna necessário a discussão e reflexão sobre o tema na educação, no sentido de diminuir os preconceitos e resistências em se trabalhar este temas em sala de aula, possibilitando ao docente ter possibilidade de manuseio de ferramentas teórico-metodológicas a serem utilizadas no ambiente de ensino. O Debate entre a História e a Literatura propicia recursos investigativos para analisar e refletir sobre as práticas culturais indígenas valorizando os aspectos cotidianos, religiosos, étnicos e humano do grande legado cultural que eles deixaram para o nosso país, desconstruindo uma visão eurocêntrica que subordinava estes povos a exóticos e bárbaros. No contexto dos estudos culturais é possível enxergar uma “Nova História” com a incursão destes personagens como protagonistas do processo histórico a que fomos submetidos, e o discurso da alteridade colabora com a desmistificação da visão construída em relação aos povos indígenas, mostrando que nossa cultura possuí relações profundas com a cultura indígena, logo deve haver um significado no conteúdo produzido sobre estes povos a partir de suas manifestações culturais, para entender a contribuições que estes legaram fazem no decorrer da História.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T18:03:27Z2024-02-022024-02-02T18:03:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292CUNHA, Robério Davi Borges. A cultura indígena na sala de aula: diálogos entre História e Literatura. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2415-2420. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34292porCUNHA, Robério Davi Borges.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T18:03:50Zoai:localhost:riufcg/34292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T18:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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