Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Thaissa Tavares.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609
Resumo: A educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica.
id UFCG_0b435afce6e4d0123964ecb307c5d781
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17609
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.Electronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school.Residuos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela.Lixo eletrônicoEnsino fundamentalMeio ambiente - interdisciplinaridadeSequência didáticaEducação ambiental - lixo eletrônicoLixo eletrônico - impacto ambientalElectronic JunkElementary SchoolEnvironment - interdisciplinarityFollowing teachingEnvironmental education - electronic wasteElectronic waste - environmental impactBasura electronicaEnseñanza fundamentalMedio ambiente - interdisciplinariedadSiguiendo la enseñanzaEducación ambiental - residuos electrónicosCiências BiológicaA educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica.Environmental education seeks to transform society, starting with the construction of conscious citizens who seek to know what their social role in the socio-environmental problematic in the current context. A didactic sequence was carried out with the seventh grade class "A" of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes, in the city Coronel Ezequiel-RN on the problem of electronic waste with emphasis on the inappropriate disposal of batteries. The didactic sequence was based on dialectical methodology, and was designed to plan, execute and analyze according by Gasparin (2005), organized in three stages - problematization, theorization and social practice, manifested in three activities: an exploratory questionnaire of everyday conceptions and practices In relation to solid waste; Followed by an expository-dialogue class; Finalized with a campaign of awareness of the school community with the subject of e-waste. Data collection for the analysis of the pedagogical experience was done through participatory observation, records in the field and photographic records. As results of the work we saw a significant engagement of students who participated actively sensitizing the school community to the theme. It is possible to conclude that the theme is urgent and the didactic strategy allowed connections with the daily life of the students promoting a critical environmental education.La educación ambiental busca transformar la sociedad, a partir de la construcción de ciudadanos conscientes que busquen conocer su rol social frente a las problemáticas socioambientales del contexto actual. Se realizó una secuencia didáctica con la clase de séptimo grado “A” de la Escuela Municipal Manoel Cassimiro Gomes, del municipio de Coronel Ezequiel-RN, sobre la problemática de los desechos electrónicos con énfasis en el descarte inadecuado de baterías. La secuencia didáctica construida se basó en la metodología dialéctica, y tuvo como objetivo planificar, ejecutar y analizar según Gasparin (2005), organizada en tres etapas - problematización, teorización y práctica social, manifestada en tres actividades: un cuestionario exploratorio de las concepciones cotidianas y prácticas en relación con los residuos sólidos; seguida de una clase expositiva-dialogada; culminó con una campaña de sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema de los desechos electrónicos. La recolección de datos para el análisis de la experiencia pedagógica se realizó a través de observación participativa, notas de campo y registros fotográficos. Como resultado del trabajo, hubo un compromiso significativo de los estudiantes que participaron activamente en la sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema. Es posible concluir que el tema es urgente y la estrategia didáctica permitió conexiones con el cotidiano de los estudiantes promoviendo una educación ambiental crítica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALAhttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754ARAÚJO, Thaissa Tavares.2017-08-302021-03-11T17:19:12Z2021-03-112021-03-11T17:19:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:41:20Zoai:localhost:riufcg/17609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
Electronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school.
Residuos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela.
title Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
spellingShingle Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
ARAÚJO, Thaissa Tavares.
Lixo eletrônico
Ensino fundamental
Meio ambiente - interdisciplinaridade
Sequência didática
Educação ambiental - lixo eletrônico
Lixo eletrônico - impacto ambiental
Electronic Junk
Elementary School
Environment - interdisciplinarity
Following teaching
Environmental education - electronic waste
Electronic waste - environmental impact
Basura electronica
Enseñanza fundamental
Medio ambiente - interdisciplinariedad
Siguiendo la enseñanza
Educación ambiental - residuos electrónicos
Ciências Biológica
title_short Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
title_full Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
title_fullStr Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
title_full_unstemmed Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
title_sort Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
author ARAÚJO, Thaissa Tavares.
author_facet ARAÚJO, Thaissa Tavares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Thaissa Tavares.
dc.subject.por.fl_str_mv Lixo eletrônico
Ensino fundamental
Meio ambiente - interdisciplinaridade
Sequência didática
Educação ambiental - lixo eletrônico
Lixo eletrônico - impacto ambiental
Electronic Junk
Elementary School
Environment - interdisciplinarity
Following teaching
Environmental education - electronic waste
Electronic waste - environmental impact
Basura electronica
Enseñanza fundamental
Medio ambiente - interdisciplinariedad
Siguiendo la enseñanza
Educación ambiental - residuos electrónicos
Ciências Biológica
topic Lixo eletrônico
Ensino fundamental
Meio ambiente - interdisciplinaridade
Sequência didática
Educação ambiental - lixo eletrônico
Lixo eletrônico - impacto ambiental
Electronic Junk
Elementary School
Environment - interdisciplinarity
Following teaching
Environmental education - electronic waste
Electronic waste - environmental impact
Basura electronica
Enseñanza fundamental
Medio ambiente - interdisciplinariedad
Siguiendo la enseñanza
Educación ambiental - residuos electrónicos
Ciências Biológica
description A educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
2021-03-11T17:19:12Z
2021-03-11
2021-03-11T17:19:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609
ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609
identifier_str_mv ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744481679835136