Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609 |
Resumo: | A educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica. |
id |
UFCG_0b435afce6e4d0123964ecb307c5d781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17609 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.Electronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school.Residuos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela.Lixo eletrônicoEnsino fundamentalMeio ambiente - interdisciplinaridadeSequência didáticaEducação ambiental - lixo eletrônicoLixo eletrônico - impacto ambientalElectronic JunkElementary SchoolEnvironment - interdisciplinarityFollowing teachingEnvironmental education - electronic wasteElectronic waste - environmental impactBasura electronicaEnseñanza fundamentalMedio ambiente - interdisciplinariedadSiguiendo la enseñanzaEducación ambiental - residuos electrónicosCiências BiológicaA educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica.Environmental education seeks to transform society, starting with the construction of conscious citizens who seek to know what their social role in the socio-environmental problematic in the current context. A didactic sequence was carried out with the seventh grade class "A" of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes, in the city Coronel Ezequiel-RN on the problem of electronic waste with emphasis on the inappropriate disposal of batteries. The didactic sequence was based on dialectical methodology, and was designed to plan, execute and analyze according by Gasparin (2005), organized in three stages - problematization, theorization and social practice, manifested in three activities: an exploratory questionnaire of everyday conceptions and practices In relation to solid waste; Followed by an expository-dialogue class; Finalized with a campaign of awareness of the school community with the subject of e-waste. Data collection for the analysis of the pedagogical experience was done through participatory observation, records in the field and photographic records. As results of the work we saw a significant engagement of students who participated actively sensitizing the school community to the theme. It is possible to conclude that the theme is urgent and the didactic strategy allowed connections with the daily life of the students promoting a critical environmental education.La educación ambiental busca transformar la sociedad, a partir de la construcción de ciudadanos conscientes que busquen conocer su rol social frente a las problemáticas socioambientales del contexto actual. Se realizó una secuencia didáctica con la clase de séptimo grado “A” de la Escuela Municipal Manoel Cassimiro Gomes, del municipio de Coronel Ezequiel-RN, sobre la problemática de los desechos electrónicos con énfasis en el descarte inadecuado de baterías. La secuencia didáctica construida se basó en la metodología dialéctica, y tuvo como objetivo planificar, ejecutar y analizar según Gasparin (2005), organizada en tres etapas - problematización, teorización y práctica social, manifestada en tres actividades: un cuestionario exploratorio de las concepciones cotidianas y prácticas en relación con los residuos sólidos; seguida de una clase expositiva-dialogada; culminó con una campaña de sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema de los desechos electrónicos. La recolección de datos para el análisis de la experiencia pedagógica se realizó a través de observación participativa, notas de campo y registros fotográficos. Como resultado del trabajo, hubo un compromiso significativo de los estudiantes que participaron activamente en la sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema. Es posible concluir que el tema es urgente y la estrategia didáctica permitió conexiones con el cotidiano de los estudiantes promoviendo una educación ambiental crítica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALAhttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754ARAÚJO, Thaissa Tavares.2017-08-302021-03-11T17:19:12Z2021-03-112021-03-11T17:19:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:41:20Zoai:localhost:riufcg/17609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. Electronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school. Residuos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela. |
title |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
spellingShingle |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. ARAÚJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico Ensino fundamental Meio ambiente - interdisciplinaridade Sequência didática Educação ambiental - lixo eletrônico Lixo eletrônico - impacto ambiental Electronic Junk Elementary School Environment - interdisciplinarity Following teaching Environmental education - electronic waste Electronic waste - environmental impact Basura electronica Enseñanza fundamental Medio ambiente - interdisciplinariedad Siguiendo la enseñanza Educación ambiental - residuos electrónicos Ciências Biológica |
title_short |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
title_full |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
title_fullStr |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
title_full_unstemmed |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
title_sort |
Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. |
author |
ARAÚJO, Thaissa Tavares. |
author_facet |
ARAÚJO, Thaissa Tavares. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. LINHEIRA, C.Z. LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Thaissa Tavares. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lixo eletrônico Ensino fundamental Meio ambiente - interdisciplinaridade Sequência didática Educação ambiental - lixo eletrônico Lixo eletrônico - impacto ambiental Electronic Junk Elementary School Environment - interdisciplinarity Following teaching Environmental education - electronic waste Electronic waste - environmental impact Basura electronica Enseñanza fundamental Medio ambiente - interdisciplinariedad Siguiendo la enseñanza Educación ambiental - residuos electrónicos Ciências Biológica |
topic |
Lixo eletrônico Ensino fundamental Meio ambiente - interdisciplinaridade Sequência didática Educação ambiental - lixo eletrônico Lixo eletrônico - impacto ambiental Electronic Junk Elementary School Environment - interdisciplinarity Following teaching Environmental education - electronic waste Electronic waste - environmental impact Basura electronica Enseñanza fundamental Medio ambiente - interdisciplinariedad Siguiendo la enseñanza Educación ambiental - residuos electrónicos Ciências Biológica |
description |
A educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 2021-03-11T17:19:12Z 2021-03-11 2021-03-11T17:19:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609 ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744481679835136 |