Relação de gênero e construção do território camponês: a organização das mulheres do Assentamento Padre Cleides, Santa Helena-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPEGO, Wirnaide Maria Rolim.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5117
Resumo: Os Assentamentos de Reforma Agrária vêm sendo objeto de estudo em várias áreas científicas. Vê-se, que a temática sobre os territórios camponeses em que as relações de gêneros são consideradas, principalmente no Sertão Paraibano, ganham um tom especial por sua originalidade. Observa-se, que nos últimos 20 anos ocorreram o maior número de Projetos de Assentamentos (PAs), caracterizados como de fundamental importância para a Reforma Agrária, no Brasil. Assim, a pesquisa apresenta uma discussão do ponto de vista teórico-metodológico, abordando questionamentos que o processo de assentamento rural traz à tona, tendo como temática de estudo a “Relação de Gênero e Construção do Território Camponês: A Organização das Mulheres no Assentamento Padre Cleides,Santa Helena-PB”. Com isso, o objetivo principal da pesquisa é conhecer a formação de gênero e a participação das mulheres na organização do território camponês no Projeto de Assentamento (PA) Padre Cleides, no município de Santa Helena, PB. Região geográfica intermediaria Sousa- Cajazeiras. Assim, a presente pesquisa compreende o território, como categoria geográfica de análise, tendo em vista o papel da mulher na luta pelo território camponês. E com isso, o método dialético contribui na reflexão teórica e empírica, ou seja, no pensar das dinâmicas e as contradições do território, objeto desse estudo geográfico. Na Geografia, a escolha dos métodos e metodologias contribui para uma maior clareza nos dados obtidos na pesquisa. Dessa maneira, a mesma se caracteriza numa pesquisa exploratória, de campo, documental, bibliográfica. Utilizou-se de distintas abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Durante a obtenção de informações foram utilizados procedimentos como fotografias e gravações que relatam e comprovam as falas dos sujeitos da pesquisa. Para esta pesquisa, utilizou-se técnicas de entrevistas semiestruturada, seguindo-se do tratamento das informações as quais originou os mapas, os gráficos e as tabelas através da planilha eletrônica do Microsoft Office Excel 2003. A população da pesquisa diz respeito a 18 mulheres acima de 21 anos e a amostra é composta por 10 mulheres que se dispuseram a participar da pesquisa, a partir dos termos apresentados pelo Comitê de Ética e Pesquisa - CEP. Observou-se, que na luta pela terra, os trabalhos são coletivos desempenhados por toda a família, o que comprova a participação efetiva da mulher nessa conquista. Confirma-se, o pressuposto da relevância da mulher camponesa na construção e na consolidação do território camponês. Portanto, conclui-se que é preciso que se formem mulheres cada vez mais preocupadas no reconhecimento da busca por direitos iguais, por formação política, social, cultural a até científica. Ou seja, mulheres que desenvolvam habilidades para pesquisar, observar, entender, questionar e analisar suas realidades sociais. Assim, considera-se que para desenvolver o seu protagonismo, as mulheres precisam ser apoiadas por políticas públicas de igualdade que favoreçam os trabalhos conjuntos, que não se inferiorize nas conquistas já alcançadas.
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Assim, a pesquisa apresenta uma discussão do ponto de vista teórico-metodológico, abordando questionamentos que o processo de assentamento rural traz à tona, tendo como temática de estudo a “Relação de Gênero e Construção do Território Camponês: A Organização das Mulheres no Assentamento Padre Cleides,Santa Helena-PB”. Com isso, o objetivo principal da pesquisa é conhecer a formação de gênero e a participação das mulheres na organização do território camponês no Projeto de Assentamento (PA) Padre Cleides, no município de Santa Helena, PB. Região geográfica intermediaria Sousa- Cajazeiras. Assim, a presente pesquisa compreende o território, como categoria geográfica de análise, tendo em vista o papel da mulher na luta pelo território camponês. E com isso, o método dialético contribui na reflexão teórica e empírica, ou seja, no pensar das dinâmicas e as contradições do território, objeto desse estudo geográfico. Na Geografia, a escolha dos métodos e metodologias contribui para uma maior clareza nos dados obtidos na pesquisa. Dessa maneira, a mesma se caracteriza numa pesquisa exploratória, de campo, documental, bibliográfica. Utilizou-se de distintas abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Durante a obtenção de informações foram utilizados procedimentos como fotografias e gravações que relatam e comprovam as falas dos sujeitos da pesquisa. Para esta pesquisa, utilizou-se técnicas de entrevistas semiestruturada, seguindo-se do tratamento das informações as quais originou os mapas, os gráficos e as tabelas através da planilha eletrônica do Microsoft Office Excel 2003. A população da pesquisa diz respeito a 18 mulheres acima de 21 anos e a amostra é composta por 10 mulheres que se dispuseram a participar da pesquisa, a partir dos termos apresentados pelo Comitê de Ética e Pesquisa - CEP. Observou-se, que na luta pela terra, os trabalhos são coletivos desempenhados por toda a família, o que comprova a participação efetiva da mulher nessa conquista. Confirma-se, o pressuposto da relevância da mulher camponesa na construção e na consolidação do território camponês. Portanto, conclui-se que é preciso que se formem mulheres cada vez mais preocupadas no reconhecimento da busca por direitos iguais, por formação política, social, cultural a até científica. Ou seja, mulheres que desenvolvam habilidades para pesquisar, observar, entender, questionar e analisar suas realidades sociais. Assim, considera-se que para desenvolver o seu protagonismo, as mulheres precisam ser apoiadas por políticas públicas de igualdade que favoreçam os trabalhos conjuntos, que não se inferiorize nas conquistas já alcançadas.Agrarian Reform Settlements have been studied in several scientific areas. It is seen that the thematic about the peasant territories in which the relations of gender are considered, mainly in the “Sertão Paraibano” (hinterlands of Paraíba), gain a special tone by its originality. It is observed that, in the last 20 years, there has been the largest number of Settlement Projects (PAs) which have been characterized as of fundamental importance for the Agrarian Reform, in Brazil. Thus, the research presents a discussion from the theoretical-methodological point of view, addressing questions that the rural settlement process brings up, having as a study theme the "Gender Relations and Construction of the Peasant Territory: The Organization of Women in the Settlement Padre Cleides, Santa Helena - PB". Therefore, the main objective of the research is to know the gender formation and the participation of women in the organization of the peasant territory in the Project of Settlement (PA) Padre Cleides, in the city of Santa Helena - PB. Intermediate geographic region Sousa- Cajazeiras. Thus, the present research includes the territory, as a geographic category of analysis, considering the role of women in the struggle for the peasant territory. That way, the dialectical method contributes to the theoretical and empirical reflection, and thus, to the thinking of the dynamics and the contradictions of the territory, object of this geographic study. In Geography, the choice of methods and methodologies contributes to a greater clarity in the data collected in the research. So, it is characterized as an exploratory, documentary, bibliographic, field research. Hence, the present study used different qualitative and quantitative methodological approaches. During the collection of information, it was used procedures such as photographs and recordings that report and prove the speeches of the research subjects. For this research, it was used semi-structured interviewing techniques for data collection, followed by the treatment of the information that originated the maps, graphics and tables through the electronic spreadsheet of the Microsoft Office Excel 2003. The research population concerns 18 women over 21 years old and the sample is composed of 10 women who were willing to participate in the research, based on the terms presented by the Comité de Ética e Pesquisa (CEP). It was observed that in the struggle for land, the work is collective, performed by the whole family, which proves the effective participation of women in this conquest. It is confirmed the assumption of the relevance of peasant women in the construction and consolidation of peasant territory. Therefore, it is concluded that it is necessary to form women who are increasingly concerned about the recognition of the search for equal rights, for political, social, cultural and even scientific formation. In other words, women who develop skills to research, observe, understand, question and analyze their social realities. Thus, it is considered that in order to develop their protagonism, women need to be supported by public policies on equality that favor joint work that does not detract from the achievements already achieved.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGALVÃO, Josias de Castro.GALVÃO, J. C.http://lattes.cnpq.br/3638132305709376DI LOURENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.NOGUEIRA, Francisco Roselândio Botão.ESPEGO, Wirnaide Maria Rolim.2017-09-182019-07-29T10:54:36Z2019-07-292019-07-29T10:54:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5117ESPEGO, Wirnaide Maria Rolim. Relação de gênero e construção do território camponês: a organização das mulheres do Assentamento Padre Cleides, santa Helena-PB. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:15:42Zoai:localhost:riufcg/5117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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